MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

• Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1
  • webmaster@sibs.pt

MB WAY - Não é segura

Rui Ferreira apresentou a reclamação
18 de março 2019 (editada a 28 de março 2019)
Fui burlado no OLX com um pagamento feito por MBway.

O único modo de pagamento seguro que conheço é de facto o PayPal.

Esta MBway so veio facilitar ainda mais os Burlões, como sempre.

Laçam-se serviços sem pensar nas consequências.

Data de ocorrência: 18 de março 2019
18 de março 2019
Caro Rui Ferreira,

Iremos analisar a informação e será contactado por um elemento da equipa SIBS que prestará todo o apoio na questão apresentada.

Os nossos melhores cumprimentos,
25 de março 2019
Demoram imenso tempo a analisar estes casos.

Os burlões agradecem a vossa "preguiça".

É simpático dar-se aquela resposta. " Será contactado por um elemento da SIBS"!!!!

Já lá vai uma semana.

Fica em anexo o comprovativo do pagamento e da troca de mensagens com Burlão.
25 de março 2019
Segue o anexo da troca de mensagens que não enviei no post anterior....
Caro Rui Ferreira,

A equipa de atendimento da SIBS respondeu à sua questão via email no próprio dia, 18 de março, segunda-feira, pelas 17h11.

Pedimos que verifique a sua caixa de correio.

Os nossos melhores cumprimentos,
25 de março 2019
Tem razão. Respondeu, mas sem responder.

Eu explico.
O teor principal desta reclamação é a insegurança adicional causada pelo serviço MBway.

O titulo da reclamação :
"MB WAY - Não é segura"

O corpo da mensagem:
"Em caso de burla a MBWay não oferece qualquer mecanismo para se apresentar queixa e mediante, por exemplo, um numero que já tenha vários casos , reverterem-se os pagamentos.

O único modo de pagamento seguro que conheço é de facto o PayPal.

Esta MBway só veio facilitar ainda mais os Burlões, como sempre.

Laçam-se serviços sem pensar nas consequências."

Vocês responderam-me a questões que não coloquei. A ideia seria que pensassem , tal como no PayPal, num sistema de reversão de pagamentos.

Já sei que posso ir ao meu banco, Obrigado.
Já sei que posso ir à PSP , Obrigado.

Já fiz isso tudo para evitar que aquele burlão cometa mais crimes.

A questão é:

O que fizeram , ou fazem os responsáveis da MBWay, perante estas situações ?!
Estão interessados em fazer algo que evite novos casos, ou apenas vos interessa o ordenado no final do mês?
Mandarem as responsabilidades para outros resolverem, sejam os bancos a PSP ou outra entidade qualquer, serve para quê?

Quando fui apresentar queixa, à PSP, estavam lá mais duas pessoas, à espera, pela mesma razão que eu!! Não devo ser caso único.

Deixem de escrever de forma fútil. Só apresentei o meu caso como exemplo, mas a ideia é avisar outros que não usem o serviço ao mesmo tentando consciencializar-vos.
Percebo que vai ser difícil.

Fica uma vez mais a observação. Pelo PayPal o pagamento tinha sido facilmente reversível, já no vosso caso...
29 de março 2019
Caro Rui Ferreira,
Como a equipa técnica da SIBS tentou explicar nas comunicações diretas que foram remetidas, a resolução de situações anómalas, resultantes do uso dos cartões constantes da aplicação MB WAY, é da exclusiva responsabilidade das entidades emissoras dos respetivos cartões (reais). A aplicação MB WAY apenas apresenta os cartões reais de forma digital, de forma a permitir métodos de utilização complementares ou alternativos à utilização do cartão real. Desta forma, o tratamento de processos com alguma irregularidade requer sempre o envolvimento destas entidades, que deverão ser contactadas pelos respetivos clientes. Daí que a equipa SIBS lhe tenha pedido para remeter o caso ao seu banco, nomeadamente porque não tem em seu poder a possibilidade de resolver estas situações.
Caso a situação envolva uma burla ou fraude, recomendamos também o contacto junto das autoridades competentes de forma a que possam acionar as devidas investigações.
As burlas ou fraudes com serviços legítimos e fidedignos, como poderia ser o caso que nos reportou, são fundamentalmente um problema de segurança pública, pelo que a SIBS mantém uma relação estreita com as autoridades com vista a ajudar a prevenir e/ ou identificar estas atividades.
Paralelamente, investe-se continuamente em sistemas adicionais de monitorização e deteção de fraude, com vista a reduzir a ocorrência de situações criminosas, contudo, os detalhes inerentes a estes novos métodos de prevenção são obviamente confidenciais, já que a sua divulgação compromete a respetiva segurança.
29 de março 2019
Gastou as teclas do seu teclado e não conseguiu acrescentar absolutamente nada ao que já havia sido escrito nem rebater nada do que eu escrevi.

O ideia desta reclamação, neste momento, já é apenas a de avisar outros utilizadores para o problema, para que evitem ou não utilizem o serviço, uma vez que só facilita quem pratica a fraude.

Utilizei o serviço umas 6 vezes e já fui burlado numa delas ( dá uma taxa de 17%) !!!!!

Utilizei, e utilizo PayPal , mais de 500 vezes, seguramente. Não fui burlado uma única vez.

- Tem alguma resposta adequada?
- Consegue rebater a falta de segurança evidente que o serviço oferece?

Em relação à minha ida às autoridades, informo que já o fiz. Estive lá cerca de 1,30h porque à minha frente estavam pessoas burladas no OLX com utilização do serviço MbWay!!!

Se trabalhassem em tão estreita cooperação com as autoridades saberiam que a queixa já foi apresentada!
28 de abril 2020
Estimado cliente,

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
4 de setembro 2020
Acham mal.
Esta situação nunca irá estar resolvida infelizmente!
Casos como este são diários na MBWay são diários , vocês sabem e não fazem nada!

Desta reclamação já não se espera uma resolução, mas que sirva de aviso a todos os futuros utilizadores.
14 de dezembro 2020
Não resolveram nada nem nunca vão resolver.
Não têm a capacidade para o fazer.

Continua a servir de aviso a quem utilizar a MBWay da facilidade com que as burlas ocorrem.
Rui Ferreira avaliou a marca
26 de dezembro 2020

É um tipo de pagamento a usar apenas em ultimo caso e onde não hajam alternativas. E não apenas por facilitar a fraude, mas também porque permite ampliar a mesma. Alguém que seja burlado não terá qualquer ajuda por parte da MbWay , à semelhança do que acontece com outros pagamentos do género (PayPal por exemplo). No caso da comparação que referi (PayPal) e pelo que me apercebi o MbWay sem dar quaisquer garantias de segurança é mais cara do que o próprio PayPal! A EVITAR.

Bom saber, já fica o alerta!
Já não confiava neste mbway

18 de dezembro 2020

E para que fique também a saber, eu tive o meu caso em tribunal, o individuo foi condenado e até hoje não me devolveu nada!
Justiça = MBWay.
Tenham muito cuidado pois pagamentos antecipados por MBway é fraude certa.

Ver perfil de
18 de dezembro 2020

Estimado Rui quando e que o individou foi apanhado, sabes se algun dia o ele esta obrigado a devolver o dinhero aos poucos? Eu foi burlado com o valor de 3200 euros e ainda nao sei se os ultimos que apnharon en Evora deve estar o individou que roubo-me