MB WAY
Excelente
SIBS - FORWARD PAYMENT SOLUTIONS, S.A

• Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1
  • webmaster@sibs.pt

MB WAY - Pagamento duplicado, valores retidos e movimento de cancelamento inexplicável

Sérgio Miguel Ferreira Figueiredo
Sérgio Figueiredo apresentou a reclamação
25 de setembro 2020
Desde que aderi ao MBWAY com o cartão Edenred que verifico um comportamento bastante anómalo.

Vou-me cingir às duas últimas situações. Em anexo o meu extrato de cartão da Edenred

Analisando os saldos

1. De dia 09SET para dia 16SET os saldos não batem certo -> 230,57 - 6,15 = 224,42€ e eu fiquei com saldo 218,27€ (ou seja debitaram 2*6,15€)

2. De dia 16SET para dia 17SET -> 218,27 – 7,20 = 211,07€ e eu fiquei com saldo 203,87€ (ou seja debitaram 2*7,20€)

Isto deve-se porque a Edenred processa uma autorização de débito e depois na mesma, uma compra. Porquê?

Nota: Dia 21 quando o subsidio de refeição foi creditado, o valor das cobranças indevidas é devolvido. Não faz sentido ter ficado sem aqueles montantes durante vários dias.

Saldo a dia 21.= 203,87 + 176 + 6,15 + 7,20 = 393,22€

No culminar da situação, dia 23 de Setembro fiz uma compra no Continente (135,10€) e a encomenda teve um problema, não sendo processada. Não obstante fiquei com uma autorização de débito pendente, como se pode ver pelo print.
Ontem dia 24, tenho um movimento inexplicável de cancelamento (nem consigo sequer entender de que movimento financeiro se trata) que me debita novamente 135,10€, ou seja, fiquei sem 270,20€ na conta corrente.

Isto é gravíssimo e não faz qualquer sentido.

Agradeço devolução imediata do montante, os 270,20€.
Data de ocorrência: 25 de setembro 2020
MB WAY
1 de outubro 2020
Boa tarde Sérgio Figueiredo,

Ao contrário do pagamento numa loja real no sistema MULTIBANCO, em que num mesmo momento se verifica uma validação do cartão, do saldo e o débito da conta (ou utilização do plafond de crédito), a compra numa loja virtual tem subjacente, dois momentos distintos:

(1) Num primeiro momento o comerciante solicita ao emissor – através do sistema de pagamentos - a validação do cartão que lhe foi apresentado pelo comprador, para o valor de compra em causa;

(2) Num segundo momento, tipicamente aquando da prestação do serviço ou da disponibilização do bem, o comerciante solicita o pagamento (será quando se concretiza o débito efetivo na conta).

Informamos que, as autorizações de compra, dependendo do banco, poderá originar um cativo. Neste sentido, qualquer esclarecimento sobre cativos/descativos associado às autorizações devem ser esclarecidas junto do banco emissor.

Desta forma, verifica-se os dois momentos nas operações que refere e desta forma deverá existir apenas um débito por cada pagamento na sua conta.

Caso exista algum débito duplicado na sua conta à ordem, deverá verificar junto do seu banco emissor.

Tendo em conta que a nossa empresa é responsável pelo sistema de pagamentos e que, qualquer questão relacionada com a gestão das informações relativas a operações de cartões bancários cai no foro exclusivo da competência do respetivo Banco emissor do cartão, sugerimos que apresente a sua situação junto do seu Banco no sentido de tentar obter a informação de que necessita.

Cumprimentos
SIBS