MB WAY

SIBS - FORWARD PAYMENT SOLUTIONS, S.A

Outubro 2020

Bancos Digitais e APPs Financeiras

Com o MB WAY podes fazer compras, transferências imediatas e gerar cartões virtuais (MB NET) para as tuas compras online, utilizado apenas o teu smartphone.

Rua Soeiro Pereira Gomes, Lote 1

webmaster@sibs.pt

MB WAY - Recusa em providenciar suporte

André Pereira apresentou a reclamação

A SIBS suspendeu o meu serviço de MBway no início deste mês devido a um movimento (ou tentativa de movimento) que qualificaram como suspeito de fraude. Eu não fui notificado desse bloqueio ou dos detalhes desse movimento. Descobri que a app não funcionava quando precisei dela e ela não estava disponível. Contactei-os para resolver o problema. Não me deram nenhuma informação e disseram-me para resolver com o meu banco. O meu banco diz-me que do lado deles tudo está correcto e que o cartão associado à aplicação funciona e sempre funcionou (o que confirmo) e que tem que ser a SIBS a desbloquear a aplicação que são eles que a fornecem, desenvolvem e são eles que estão a bloquear a minha conta. Volto a contactar pela terceira vez a Sibs que me devolve para o banco. O banco devolve-me novamente para a SIBS. A SIBS que disponibiliza aos clientes finais a aplicação e serviço MB way na app store e na google play store diz que são uma solução para bancos e não para clientes e que tem de ser o banco a resolver, o que acho inacreditável. O meu banco ainda se deu ao trabalho de enviar email á SIBS para resolver o problema e ligou me proactivamente para me ajudar. A SIBS não fez qualquer contacto ao banco, nunca me ligou ou atendeu o telefone e sempre disse não ter qualquer responsabilidade quando a aplicação mbway, é deles, e são eles que estão a bloquear o acesso e não o banco. Não consigo stressar o suficiente o quão mal atendido fui pela SIBS que até á data se tem recusado em prestar apoio no funcionamento da sua aplicação ou de me prestar esclarecimentos em relação á transacção que eles assinalaram como suspeita. Fui vítima de fraude? fiz alguma transação com uma entidade fraudulenta? Assinalaram como suspeita uma transação legítima? Pois não faço ideia e a SIBS recusa-se a responder apesar dos meus multiplos pedidos. Limita-se a responder para eu falar com o meu banco que por sua vez me reencaminha novamente para a SIBS, e estou aqui neste tennis kafkiano há 3 semanas sem saída.
MB WAY adicionou uma resposta

Boa tarde André Pereira,

Lamentamos os constrangimentos decorrentes desta situação.

Quando a SIBS suspende um serviço por algum critério que esteja estabelecido para salvaguardar o utilizador comunica ao banco emissor do seu cartão afim de o mesmo validar com o cliente bancário a situação que gerou o alerta.

Deverá ser o banco a estabelecer a ligação com o cliente bancário afim de verificar a situação da suspensão do serviço e posteriormente comunicar a SIBS que pode ser levantada.

Todas as comunicações e transações MB WAY são monitorizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e deteção de fraude.

Deverá questionar a sua entidade bancaria os critérios que estão estabelecidos, uma vez que são monitorizações feitas entre as duas entidades.

Adicionalmente informamos que a situação já se encontra regularizada.

SIBS

André Pereira adicionou uma resposta

O meu banco informa me que não recebeu nenhuma notificação vossa e que eu preciso de resolver convosco. Só vocês sabem e podem esclarecer qual a transferência que deu origem à suspensão do serviço e deveriam informar os vossos clientes dessa transferência. Até hoje recusam se em prestar essa informação à qual o banco não tem acesso. Não é correto, e inclusive questiono a legalidade, de disponibilizarem um produto para o cliente final e depois recusarem se em prestar atendimento ao cliente dizendo que é uma solução para bancos, quando não são os bancos que disponibilizam aos clientes finais o mbway mas sim a sibs através da app store e da google pay store. Passarei a usar revolut (www.revolut.com) e outros serviços que cumprem as mesmas funcionalidades, e suportam e informam os seus clientes.

MB WAY adicionou uma resposta

Boa tarde André Rodrigues Pereira,

Reiteramos uma vez mais que deve solicitar a reativação do serviço junto do seu banco, uma vez que a suspensão do serviço MB WAY é levantada por procedimento de segurança do próprio banco.

Os serviços prestados pelo MB WAY implica obrigatoriamente a associação de um cartão bancário, no entanto um cartão bancário não pertence ao serviço MB WAY mas sim ao banco emissor do mesmo, assim sendo qualquer movimento através do seu serviço MB WAY é um movimento da sua conta bancária na qual o seu banco tem o acesso ao mesmo.

Este tipo de caso envolve um conjunto de procedimentos instituídos pelas entidades relacionadas.
A SIBS tem contactos funcionais 24h no sentido de responder ás solicitações quer de clientes , quer dos Bancos.
Lamentamos desde já o impacto que esta situação está a gerar.
Confiamos que esta situação será desbloqueada com a maior brevidade, efetuados os procedimentos referidos.

Caso a situação já tenha sido encaminhada pelo seu banco, confiamos que a mesma ficará ultrapassada com a maior brevidade.

SIBS

MB WAY está a aguardar resposta do utilizador