MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

MB WAY - Roubo de 497.20 com pagamento por mbway

Rui Costa
Rui Costa apresentou a reclamação
22 de março 2019

contactei um um vendedor no OLX com o nome Joana Vicente ( https://www.olx.pt/ads/user/1rCot/ ) que desde 2015 está registada no site, para a compra de um computador portátil.

Depois de várias questões, envio de fotos e negociação do preço, ficou combinado ser efectuado por transferência bancária para os seguintes dados:

NIB: 0033 0000 45463547503 05
IBAN: PT50 0033 0000 4546 3547 5030 5
BIC/SWIFT: BCOMPTPL
Nome do titular: JOANA NOBRE VICENTE

mas como iria demorar mais tempo a estar disponível na conta do vender, acabei por combinar transferir por MBway, uma vez que o número tem de estar associado a uma conta bancária não achei haver problema e, realizei a transferência para este número:

917 409 644
(às 19h36min do dia 20-03-2019 uma quarta-feira)

para o portátil ser enviado no dia seguinte de manhã.

-----------------

Mas no dia seguinte (quinta-feira dia 21-03-2019). nada me foi dito acerca do envio nem um comprovativo dos CTT. Comecei a achar estranho e entrei em contacto com o vendedor, primeiro pelo OLX (em que não me respondeu) e depois para o número para qual tinha realizado a transferência (917 409 644), o qual me atendeu uma rapariga que me disse ser o namorado quem estava a tratar da venda do computador e enviou-me o número do suposto (966 041 919).
Número que liguei e não me respondeu.

Passadas horas, recebi uma mensagem no OLX a dizer que o carregador original tinha desaparecido e se queria que enviasse na mesma ou se queria uma transferência do dinheiro de volta.
Depois de muito tempo (ainda durante o dia 21-03-2019) sem resposta resolvi dizer que queria o dinheiro de volta por MBway.

----------------

No dia 22-03-2019(sexta-feira) recebo uma mensagem, pelo OLX, a dizer que está a tratar da transferência. Entretanto ligo para um e outro número mando mensagem pelo OLX e nada de resposta. Depois às 11h41min recebo uma mensagem a dizer que entra em contacto comigo na hora de almoço, depois de ligar várias vezes e sem resposta entre as 12h e as 13h30min acabo por receber uma chamada (às 13h55min) a dizer que vai transferir a quantia por MBway antes das 15h.

Passam-se horas e várias chamadas e mensagens da minha parte em que digo que se não me transferirem a quantia até às 18h apresento queixa.

E cá estou eu a fazer isso mesmo.

Em anexo envio tudo o que tenho de dados, trocas de mensagem, gravações e comprovativos.

Agradeço a ajuda.

Data de ocorrência: 22 de março 2019
25 de março 2019
Caro Rui Costa,

Agradecemos o contacto realizado. Iremos analisar a informação e será contactado por um elemento da equipa SIBS que prestará todo o apoio na questão apresentada.

Os nossos melhores cumprimentos,
SIBS
10 de maio 2019
Bom dia Rui Costa,

Lamentamos a situação que reporta, contudo o serviço é prestado directamente pelo Banco/emissor do cartão bancário, ao qual associou o MB WAY, a nossa empresa é responsável pelos sistemas de pagamento, pelo que, qualquer questão relacionada com a gestão das informações relativas com as operações de cartões bancários cai no foro exclusivo da competência do respectivo banco emissor do cartão.

Desta forma sugerimos que contacte novamente o comerciante no sentido do mesmo regularizar a questão. Caso seja uma fraude reporte esta situação junto das autoridades nacionais e, posteriormente, com a documentação necessária, efectue o pedido de repúdio de transacção junto do seu banco.

Qualquer informação relativa a uma alegada fraude é prestada directamente pela SIBS às entidades oficiais.

SIBS
Ver perfil de
23 de março 2019

Pode ajudar... (ver numero de tm)

Voce foi vitima de burla, a queixa dever ser apresentada na policia e nao aqui. O MBWay nao e o culpado da sua burla, apenas permite transferencias.

Rui, conseguiste resolver com eles?
Tenho informação sobre um caso semelhante pela mesma pessoa. Seria benéfico trocarmos informações, se me puderes dar o teu contacto.