MB WAY

Alcino Viana
Alcino Viana apresentou a reclamação
19 de setembro 2020
Boa tarde.
Em 15/09/2020 recebi um telefonema do nº939082745, que me indicou iria fazer uma transferência para pagamento de uns móveis que tenho à venda no OLX.
Pediu-me o número do cartão multibanco e a seguir um código que iria receber no meu telemóvel o 961509488 que permitiria aceitar a recepção dessa transferência. Como não forneci o PIN nem o CVC do cartão, julgava que não estava a correr qualquer risco e acreditei.
Ao dar-lhe esse código, como a transferência não chegava, temi que se tratasse de uma fraude e não me enganei.
Passados alguns minutos verifiquei que tinham retirado 750€. De seguida transferi o saldo remanescente para outra conta e contactei o meu banco, a CGD.
O meu banco pediu a reversão da transferência, mas estará sujeita à autorização do beneficiário/burlão. A transferência ocorreu às 18h54.
Nunca pedi adesão ao serviço MB WAY nem subescrevi quaisquer condições gerais e não compreendo como pode ser tão simples alguém o fazer por mim com um simples código transmitido por SMS. Parece que este serviço está montado para facilitar os burlões.
Agradeço assim o vosso empenho na devolução deste roubo ou identificação do burlão.
Não aceito ficar lesado de uma burla efetuada através do vosso serviço que não subescrevi.
A adesão não deveria ser possível sem colocar o cartão em ATM, validação em homebanking ou confirmação posterior acautelando o período de reflexão.
Cumprimentos
Data de ocorrência: 19 de setembro 2020
MB WAY
21 de setembro 2020

Lamentamos a situação em que se viu envolvido, e sugerimos o contacto imediato junto do banco e das autoridades, para eventualmente efetuar uma participação junto das mesmas.

Tendo em conta que a nossa empresa é responsável pelo sistema de pagamentos e que, qualquer questão relacionada com a gestão das informações relativas a operações de cartões bancários cai no foro exclusivo da competência do respetivo Banco emissor do cartão, sugerimos que apresente a sua situação junto do seu Banco no sentido de tentar obter a informação de que necessita e esclarecer a possibilidade do mesmo reverter a transação em causa.

O Banco Emissor tem à sua disposição todos os dados relativos às respetivas transações e os seus dados, ainda assim, a SIBS permanece disponível para auxiliar qualquer questão que o Banco Emissor nos faça chegar.
Informamos também que a SIBS permanece ainda disponível para auxiliar e esclarecer não só as questão do Banco Emissor mas também qualquer questão das respetivas Entidades Judiciais.
Junto do banco emissor do seu cartão efectue um pedido de reclamação de todos os valores que não foram efectuados por si. Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional deverá ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta, bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla. Em adicional aconselhamos que tenha os demais comportamentos preventivos na utilização do serviço:
? Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio electrónico ou SMS;
? Não siga ligações recebidas via correio electrónico ou SMS;
? Verifique o extracto da sua conta bancária com regularidade.

Cumprimentos
Sibs