MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

MB WAY - urla/fraude através do olx com mbway

Maria Daniela Fernandes Costa 28-5-1969
Maria 28-5-1969 apresentou a reclamação
10 de maio 2020
No dia 9 de maio coloquei um produto à venda no OLX às 20:30. Por volta das 21:00 recebi um telefonema de voz masculina, com sotaque alentejano e com nº de telemóvel 925 428 497, interessado na compra desse produto. Disse-me que estava interessado no produto e queria pagar por MB NET. Referi que que não tinha MB NET, ao que ele perguntou de seguida se tinha MB WAY.
Pediu-me logo os códigos de MB WAY para fazer o pagamento. No entanto, não lhos dei porque sabia que não era necessário dar esses números. Disse-lhe que lhe enviava o meu NIB por mensagem para ele fazer o pagamento e depois iria realizar o envio. Ele insistiu que não tinha multibanco perto e que queria fazer por MB WAY. Que eu deveria ir ao multibanco fazer a ativação de MB NET e dizer os códigos para ele fazer o pagamento. Fui ao multibanco e cliquei na tecla MBWAY e lá pedia o meu nº de telemóvel, que eu introduzi. A seguir pedia um código fornecido por ele que também introduzi. Segundo ele, fez logo a transferência.
De seguida, fui para casa a pensar na situação em que me meti....
Consultei o meu saldo online e verifiquei que me tinham tirado 300 euros!!!
Fiquei em pânico!!! Como foi possível ter acontecido isto!
Mantive a calma e telefonei de seguida a um amigo que é bancário que me ajudou a eliminar e deixar de associar o nº de telemóvel à minha conta bancária.
De seguida, telefonei à SIBS que me anulou o cartão de multibanco.
O Passo seguinte foi ir à Policia fazer queixa com os dados que tinha.
NUNCA fornecer o código de acesso ao MB WAY e NUNCA ir ao multibanco e fazer nova adesão ao MB WAY (que foi o que eu fiz!). Para pagar ou receber apenas basta o nº de telemóvel e MAIS NADA!!!!
Em caso de dúvidas, peçam a outra pessoa da vossa confiança ajuda, ou vejam as mensagens que existem na net (são muitas) sobre este assunto!
Data de ocorrência: 10 de maio 2020
Bom dia Maria Daniela Costa,

A adesão ao MB WAY, tal como informado no ecrã dos Caixas Automáticos MULTIBANCO, não deve ser associada a um número que não possui ou desconhece. Ao aderir ao MB WAY no MULTIBANCO, associa o cartão bancário a um número de telemóvel, digitando o seu código pessoal e intransmissível, o que constitui uma autenticação segura.

Junto do banco emissor do seu cartão efectue um pedido de reclamação de todos os valores que não foram efectuados por si. Reforçamos que qualquer esclarecimento adicional deverá ser prestado pela instituição bancária onde tem a sua conta aberta, bem como pelas autoridades policiais, face à alegada burla. Em adicional aconselhamos que tenha os demais comportamentos preventivos na utilização do serviço:

• Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio electrónico ou SMS;
• Não siga ligações recebidas via correio electrónico ou SMS;
• Verifique o extracto da sua conta bancária com regularidade.

Agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

SIBS
Maria 28-5-1969
Boa tarde!
Esta informação prestada agora devia constar nas caixas multibanco aquando do acesso à opçaõ MB WAY/MBNET,
Na minha opinião quando é pedido o número de telemóvel deveria haver um alerta a vermelho e letras grandes a avisar que deve colocar o seu número de telemóvel pessoal e de mais ninguém.
Outra sugestão é quando lhe é pedido que insira um código deverá haver também uma alerta a vermelho, a dizer que é o seu código pessoal de acesso à sua conta e intransmissível.
Daniela Costa
Boa tarde Maria Costa,

Conforme indicado anteiormente, na adesão ao serviço a informação é prestada no ecrã dos Caixas Automáticos MULTIBANCO, não deve ser associada a um número que não possui ou desconhece.

Cumprimentos
SIBS