MB WAY Marca Recomendada Marca do Mês

MBNet - Pagamentos não confirmados

Marlene Silva
Marlene Silva apresentou a reclamação
15 de abril 2017

Fiz uma compra num site online 10- 04- 2017 recorrendo ao serviço do MBNET, no mesmo site o cartão foi utilizado, o montante seleccionado autorizado no valor de 48€, mas no site nunca confirmavam o pagamento, ou seja, o saldo saiu da minha conta mas não chegou ao destino pretendido. Esperei uns dias, já saturada com a mesma situação cancelei a encomenda e o cartão, a minha dúvida é se o valor vai ser depositado na minha conta.
Mas não estando satisfeita com os maravilhosos serviços prestados pelo MBNET, voltei a fazer uma compra agora no valor de 134,48€ e fiquei com o mesmo problema, saldo saiu da conta, cartão utilizado mas comerciante não recebe pagamento. Neste momento estou com uma diferença de 183,25€ entre saldo contabilístico e disponível. E confirmação das minhas encomendas nenhuma

Data de ocorrência: 15 de abril 2017
17 de abril 2017
Bom dia Marlene Silva,
Há algumas instituições que fazem o cativo dos valores atribuídos a um cartão temporário, ou após haver registo de um pedido de autorização assim sendo, poderá certificar-se se eventualmente o seu Banco terá tido este tipo de procedimento.

De qualquer forma, na tentativa de esclarecer a situação, cremos que poderá ser útil prestar alguma informação sobre os princípios que normalmente estão subjacentes nas compras à distância com cartões.
Ao contrário do pagamento numa loja real no sistema MULTIBANCO, em que num mesmo momento se verifica uma validação do cartão, do saldo e o débito da conta (ou utilização do plafond de crédito), a compra numa loja virtual tem subjacente, dois momentos distintos:
(1) Num primeiro momento, o comerciante solicita ao emissor - através do sistema de pagamentos - a validação do cartão que lhe foi apresentado pelo comprador, para o valor de compra em causa.
(2) Num segundo momento, tipicamente aquando da prestação do serviço ou da disponibilização do bem, o comerciante solicita o pagamento (será quando se concretiza o débito efetivo na conta).
A indicação 'autorização aceite' significa que o primeiro passo decorreu com sucesso.
Adicionalmente, informamos que o montante definido para um cartão temporário é um valor meramente 'virtual', uma vez que este permanece na sua conta bancária até à concretização efetiva da compra. Caso a compra não se verifique, este valor nunca lhe será debitado da conta.
Caso o valor da compra seja inferior ao montante definido para o cartão temporário, apenas lhe será debitado o valor da compra, permanecendo na sua conta o restante valor definido para o cartão. Por exemplo, se gerar um cartão temporário com um limite de 100 euros e a compra for de 80 euros, apenas lhe será debitado da sua conta os 80 euros, permanecendo na sua conta os restantes 20 euros.
28 de abril 2020
Estimado cliente,

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente