Computadores e Serviços de Informática, S.A.
  • Especialista em computadores e serviços de informática há 24 anos.

• Rua Antero de Quental nº 351
    4455-586 Perafita
  • provedor@mbit.pt

Mbit - Impressora demora mais de 30 dias a ser reparada

Sofia Lopes apresentou a reclamação
5 de agosto 2019
No passado dia 28 de Março de 2019 comprei uma impressora da marca Canon que nunca imprimiu correctamente, deixava pequenos riscos nas folhas.
Antes de entregar para reparação na loja Mbit, telefonei à Canon para tentar resolver o problema, no entanto este permaneceu.

No dia 24 de Maio entregámos (eu e o meu companheiro) a impressora na loja que demorou mais de 30 dias para resolver o problema. Ligámos para a loja no dia 26 de junho a exigir que nos resolvessem o problema pois já tinha passado o prazo legal para o efeito, no entanto, as pessoas que nos atenderam mal sabiam qual a situação da impressora. Exigimos então uma impressora nova ou a nossa reparada no dia seguinte, pois temos urgência da impressora para trabalho.
No dia seguinte, 27 de junho, ligaram e disseram que a impressora ainda não estava reparada e que já tinham encomendado uma nova e que demoraria até 2 dias a chegar à loja.
Ficaram de nos contactar e nada. Tivemos de nos dirigir à loja, no dia 4 de julho para obter informações sobre a impressora porque o número disponível desta é de valor acrescentado e acabava por ficar mais em conta a deslocação à loja do que a chamada telefónica.
Quando lá chegámos os funcionários disseram que a impressora tinha chegado nesse dia, no entanto ninguém nos telefonou durante todo o dia, e note-se que chegámos à loja quase na hora de fecho da mesma (a nossa reclamação foi feita às 18:45 e a loja fecha às 19h).
Devido à perda de confiança na loja Mbit, pedimos o valor que tínhamos pago pela impressora alegando que já tinham passado os 30 dias de prazo para reparação. No entanto os funcionários da loja disseram que não mas que por simpatia nos davam uma impressora nova, mas tinham que abrir a caixa para retirar os tinteiros novos e pôr os nossos já usados (inclusivé por eles e pela Canon para fazer testes, e depois de todos os testes já só diziam que 1 dos 5 tinteiros tinha tinta).
Insistimos então novamente na devolução do valor que nos foi recusado e ainda retiraram a proposta de trocar pela nova impressora (mas sem tinteiros novos) após terem falado com a sede.

Aguardo a vossa resposta em breve.

Obrigada,
Data de ocorrência: 5 de agosto 2019
Mbit
14 de agosto 2019
Boa tarde Sra. Sofia Lopes,

Lamentamos a sua insatisfação e a situação descrita.

As condições propostas à Sra. Sofia Lopes mantêm-se visto que não há nenhum motivo que que solicite a o reembolso do valor da impressora.

A impressora foi entregue dia 24/05/2019 conforme guia R03/2019/323, com a indicação de "riscos de côr escura no lado esquerdo das folhas". A impressora foi devidamente testada e não foi detectada qualquer avaria. Dia 30/05/2019 a cliente foi avisada por telefone para levantar a encomenda na loja conforme guia de reparação concluida M03/2019/48.

A cliente deslocou-se à loja e indicou que não concordava com o diagnóstico efetuado e que requeria que a impressora fosse enviada para a marca para nova verificação, situação que podia ter sido solictada pela própria cliente diretamente mas fizemos questão de ajudar a cliente neste sentido e efetuar o contacto com a marca. A impressora foi recolhida pela marca dia 11/06/2019 e foi devolvida dia 01/07/2019 com um relatório da marca a indicar que a impressora não possuía qualquer avaria.

Dado não existir qualquer avaria e nenhum prazo ter sido ultrapassado, a devolução não foi aceite. Dado a persistente insistencia por parte da cliente de que o artigo tem defeito, foi proposta a troca do artigo, situação que visa beneficiar a cliente e que teria claro prejuizo para a nossa empresa, que ainda assim foi rejeitado pela.

Pelos motivos explicados, não temos nada a acrescentar ao que já foi proposto e explicada à cliente.
14 de agosto 2019

O que vocês estão a dizer não corresponde à verdade.
Antes de vos entregar a impressora contactei a Canon diretamente por via telefónica e fiz alguns testes ao seguir as instruções que me davam. Ao não conseguir resolver o problema a Canon disse que devíamos enviar a impressora para o seu centro técnico em Lisboa e que como estava na garantia podia dirigir-me à loja que eles enviariam. Por email a Canon enviou um número de identificação para reparação.

Antes de me dirigir à Mbit telefonei para saber se eles podiam enviar a impressora para a Canon para reparação, e a resposta foi positiva. Ao dirigir-me à loja entreguei a inpressora a um funcionário e salientei que queria que a impressora fosse enviada para a Canon, mas o funcionário insistiu que antes tinha de enviar a impressora para o centro técnico da Mbit, contrariando o que foi dito ao telefone, que enviariam diretamente para a Canon.

No dia 30 de Maio a Mbit telefonou a dizer que a impressora estava pronta e eu perguntei se tinham feito uma impressão de uma imagem ou coluna a cores que apanhasse o lado inferior esquerdo da folha pois como lhe disse era aí o problema. Garantiram-me que o colega tinha feito uma impressão com cores.

Dirigi-me à loja e para meu espanto tinham feito exatamente os mesmos testes que eu tinha feito em casa e nem enviaram a impressora para a Canon.

Comparámos os testes que fiz em casa com os que a Mbit fez e eram iguais e não tinham uma impressão com cor do lado inferior esquerdo, era uma impressão com muito pouca cor e não abrangia o que foi pedido.
Mostrei as nossas impressões com o problema que descrevi e eles comprovaram que a impressão estava defeituosa, deixei lá as folhas com eles para poder mostrar à Canon.

Recusei levantar a impressora e recusei nova ordem de reparação pois o problema mantinha-se e por conseguinte mantinha-se a ordem de reparação do dia 24 de maio.

Como já foi dito acima na reclamação fui eu que telefonei à Mbit para pedir alguma informação sobre a impressora e também fui eu que me dirigi à loja no dia 4 de Julho para pedir a devolução do valor da impressora pois já tinham passado todos os prazos aceitáveis e eu sem qualquer informação sobre a impressora.

Na loja o funcionário disse-me que a impressora tinha chegado nesse dia de manhã (4 de Julho e não dia 1 de Julho e mesmo que isso fosse verdade até ao dia 4 de Julho às 18h ninguém me contactou o que provaria que o vosso serviço é mau).

Como já disse na reclamação anterior a Mbit não trocava a impressora por uma nova tal como a tinha comprado, pois retirariam os tinteiros e colocariam os antigos já vazios devido a tantos testes, claro que não aceitei.

Eu queria a devolução do valor pago pela impressora mas se realmente me tivessem feito a proposta de troca por uma nova impressora tal e qual a comprei poderia ter aceite.

No entanto volto a frisar esta hipótese foi-me recusada pela loja Mbit.
É lamentável que estejam a faltar com a verdade e com os vossos deveres enquanto vendedores para com os vossos clientes por causa de uma impressora... Mbit nunca mais!!!!!