Computadores e Serviços de Informática, S.A.
  • Especialista em computadores e serviços de informática há 24 anos.

• Rua Antero de Quental nº 351
    4455-586 Perafita
  • provedor@mbit.pt

Mbit - Recusa de devolução de compra online

Silvina Caldeira apresentou a reclamação
17 de abril 2021
Comprei um ferro com caldeira a vapor da marca Phillips na loja online, à empresa Mbit – Computadores e Serviços de informática, S.A., NIPC 502764406, por 128,90 euros, tendo efetuado o pagamento por multibanco, acrescido dos custos com o transporte.

Recebi por transportadora uns dias depois o artigo acompanhado da fatura nº A13 2021/7277, de 2021-03-28, no valor de 133,80 euros.
Testei o aparelho e fiquei desiludida com o desempenho, em comparação com o ferro que tinha antes, e que ainda tenho, apesar de já ter muito uso, a eficiência deste deixou muito a desejar, apesar de ter custado bastante mais caro.
Contactei por telefone a empresa para pedir instruções para a devolução do produto, tendo sido instruída a preencher um formulário de pedido de devolução, o que fiz, em 2021-04-08.
Na mesma data recebi um e-mail da empresa com autorização de RMA (Return Merchandise Authorization) para o equipamento.
Fiz a devolução na caixa original através da CTT expresso (Guia de Transporte nº DA698850266PT, de 2021-04-09) e foram respeitados os procedimentos de envio constantes do e-mail antes referido, nomeadamente bom acondicionamento da embalagem com plástico protetor, folha de RMA impressa e aposta no exterior da embalagem, portes pagos para a morada indicada.
Em 2021-04-13 recebi um e-mail do comerciante com informação de que a devolução não tinha sido aceite, após inspeção do artigo, uma vez que o mesmo apresentava marcas de uso e encontrava-se incompleto (sem o respetivo saco de proteção do ferro e cartões de acondicionamento da caixa original).
Diga-se que tenho ideia de vir a um saco de plástico transparente (sem qualquer impressão) que se encontrava rasgado, o que me levou a substitui-lo por outro com as mesmas características, quando preparava a embalagem para a devolução, e no qual envolvi o recipiente de plástico para drenagem do ferro, por já não estar certa da parte do aparelho que vinha envolta no mesmo. Tratava-se de um saco comum, longe de ser insubstituível, como fazem crer os representantes da empresa. Quanto aos cartões de acondicionamento da caixa original, os mesmos acompanharam a mercadoria, da mesma forma que foi recebida.
Em anexo mandaram umas fotografias do aparelho, notavam-se algumas gotículas de água ainda no depósito (julgo que não ser possível testar um ferro com caldeira sem se colocar água no depósito), e outras marcas (pequenos arranhões) que não podem ter sido obtidas naquele aparelho (a menos que tenha havido danos durante o transporte de retorno, o que duvido, face à forma de acondicionamento), já que o mesmo apenas foi testado uma vez e esteve uma semana, sensivelmente, na minha posse, tendo saído de minha casa nas mesmas condições em que foi recebido.
Respondi por e-mail, na mesma data, que considerava o motivo da recusa infundado, já que as gotículas de água seriam facilmente evaporadas se depósito do aparelho fosse deixado aberto por um ou dois dias e o saco de plástico era comum, transparente, facilmente substituível.
Referi ainda que as restantes marcas mostradas nas fotografias não podiam pertencer ao ferro que enviei e que não aceitaria a entrega do mesmo, que devolvi em perfeitas condições, já que podia lançar mão da resolução do contrato, no prazo de 14 dias, e exigir a respetiva devolução, por se tratar de uma compra online (artigo 10º dl 24/2014). Não obtive qualquer resposta da parte da sociedade.
Eis que, para meu espanto, no dia seguinte apresenta-se um funcionário da CTT expresso em minha casa, para proceder a nova entrega do equipamento, que recusei.
Em 2021-04-15, enviei novo e-mail para a sociedade a solicitar o reembolso do valor pago, tendo indicado o meu IBAN (seguindo as instruções que constam no sitio internet da empresa).
Recebi resposta em 2021-04-16, pela mesma via, dizendo que a devolução do valor pago tinha sido negado, após verificação do aparelho, pelo que, tendo o equipamento sido recusado na nova entrega (por mim), o mesmo se encontrava disponível para levantamento na loja, sem qualquer outra informação.
Trata-se de uma atuação manifestamente abusiva por parte desta empresa, que age reiteradamente desta forma, a julgar pelas queixas que se conseguem vislumbrar numa breve pesquisa ao Google, pelo que peço que seja feita justiça, com a devolução do que me é devido e eventual aplicação de sansão por falta de cumprimento das disposições que protegem os consumidores.
Data de ocorrência: 17 de abril 2021
22 de abril 2021
Bom dia sra. Silvina Caldeira, lamentamos desde já a situação descrita.

O cliente tem o direito legal de solicitar a devolução de um artigo adquirido à distância no prazo de 14 dias após a receção do mesmo, mas também tem o dever de nos entregar o equipamento nas mesmas condições em que foi adquirido. Tal infelizmente não aconteceu, visto que o equipamento apresenta marcas de uso e falta acondicionamento original na embalagem, o que impossibilita a sua revenda e/ou devolução.
Temos fotografias das condições em que nos foi entregue o equipamento caso pretenda

Estaremos à disposição para qualquer esclarecimento adicional
Esta resposta tem um anexo privado
22 de abril 2021
Peço desculpa mas essa foto não é do ferro que enviei, o aparelho saiu daqui intacto, vocês fotografaram outro aparelho com toda a certeza... Como é que o aparelho podia ter ficado nesse estado com uma única utilização? Esse aparelho está sujo, parece já ter anos de uso, não foi o ferro que enviei... Vou levar este caso até às últimas consequências... Estão a ser muito desonestos...
22 de abril 2021
Analisadas s fotos que me foram remetidas por e-mail para justificar a decisão de não devolução, é por demais evidente que fotografaram outro aparelho, se verificarem as duas fotos abaixo vêm-se diferenças significativas entre a primeira foto, dentro da caixa, que corresponde ao ferro que enviei, e a segunda, que corresponde a outro aparelho! Basta comparar a diferença de tonalidade do tubo por onde o vapor passa para o ferro, na primeira foto é azul vibrante, na segunda é uma cor envelhecida, sumida... Manifestamente de um ferro velho...
Cont.
22 de abril 2021

as imagens correspondem mesmo ao equipamento, que nos foi devolvido pela cliente. Não conseguimos verificar nenhuma diferença nas imagens que indica, além das que são normais na captação de cor de camaras diferentes.
Como deve entender os equipamentos possuem nº de série, que são registados na chegada e na venda, que torna impossível alguma troca. Além disso o modelo adquirido foi o único equipamento vendido pela nossa empresa nos últimos meses, pelo que não faz sentido indicar que trocamos o modelo por um mais velho para justificar a rejeição da devolução.
Dado o estado do equipamento e embalagem do mesmo, não nos é possível aceitar a devolução do mesmo.
23 de abril 2021
Então digam-me por favor quais são exatamente as marcas de uso que impedem a devolução... As gotículas de água dentro do depósito ou o quê exatamente?
23 de abril 2021

a situação já foi devidamente explicada por email juntamente com o envio de diversas fotos.

Estaremos à disposição para qualquer esclarecimento adicional
23 de abril 2021
Acontece que não, nem no e-mail me disseram quais as marcas de uso que impedem a devolução, apenas disseram que o aparelho apresenta marcas de uso, sem especificação, devem concretizar e não mandar para o ar frases genéricas.
23 de abril 2021

Conforme vários emails enviados, o artigo apresenta marcas de uso, facilmente visualizáveis nas imagens enviadas, assim como o acondicionamento interior da embalagem foi completamente inutilizado, tendo o artigo sido devolvido solto, sem os acondicionamentos originais.

Já prestamos todos os esclarecimentos possíveis e necessários relativos a esta situação, pelo que não achamos necessário efetuar qualquer comentário adicional.
Silvina Caldeira avaliou a marca
11 de outubro 2021

Ausência total de respeito para com os clientes.