17.3

Media Markt - Incumprimento da lei - não assumem garantia de 2 anos

Christiano C. apresentou a reclamação
13 de abril 2022
Boa tarde Exmos Srs.

Venho por este meio reclamar o meu descontentamento, com o serviço de atendimento ao cliente da loja Media Markt (Sintra).
Em Dezembro de 2020, adquiri na Media Markt um whinck hoverboard led 6.5 para a minha filha.
Após pouquíssimas utilizações, em Novembro de 2021 o hoverboard deixou de funcionar. Simplesmente não carregava e apenas ligava se tivesse ligado à corrente. No dia 18/11/2021 deixei o hoverboard com a caixa e todos os acessórios para garantia na loja Media Markt de Benfica. Após cerca de duas semanas fui contactado para ir levantar o produto.
No ato do levantamento verifiquei que o Hoverboard ligava, mas não voltei a mexer nele.
Quando voltamos a tentar utilizar o hoverboard pela primeira vez, após o regresso da reparação, em Março de 2022, o mesmo apresentava exatamente os mesmos problemas da primeira vez.
Dirigi-me à loja Media Markt de Sintra no dia 03/03/2022, para que o mesmo fosse verificado novamente, já que na primeira intervenção o problema não havia ficado solucionado corretamente.
Findos mais de um mês de ter deixado o Hoverboard para reparação, sem qualquer contacto por nenhuma via por parte da Media Markt, decidi então dirigir-me à loja no dia 11/04/2022 para tentar perceber o que se estava a passar com a intervenção do produto. Qual não é o meu espanto, quando a funcionária que me atendeu, me diz que para arranjar o Hoverboard eu teria que pagar 75,28€ e que por sua vez eu já havia sido contactado pela Media Markt, sendo que nunca recebi qualquer contacto e nem mesmo mensagem alguma por parte dos mesmos.
Disse-lhe prontamente que era um absurdo o que me estava a apresentar e que desejava falar com o responsável de loja, pois não iria pagar por uma intervenção num produto que estava na garantia e que por sua vez já apresentava problemas anteriormente.
O responsável de loja que me atendeu, não só foi extremamente arrogante e mal educado comigo desde a primeira abordagem, bem como me deu várias informações contraditórias.
Ora vejamos
• Disse-me que a primeira intervenção havia sido uma intervenção de cortesia, pois a media markt não tinha que o fazer, ainda que o produto estivesse na garantia;
• Disse-me também que a media markt não tem que se responsabilizar pelos produtos que vende, pois é apenas um intermediário na venda e quem tem responsabilidade pela garantia dos produtos são os fornecedores e como tal se eu quisesse que tentasse junto do fornecedor do produto resolver o problema. Informação esta que vai completamente contra a Diretiva 99/44/CE do Parlamento Europeu, que diz que o primeiro responsável por qualquer desconformidade do bem é o vendedor, uma vez que é com este que existe um contrato, uma relação de consumo;
• Por fim, disse-me que em última análise, que uma vez que o problema se tratava de um problema com a bateria, que eles apenas tinham responsabilidade durante 6 meses.
Ora se comprei um produto, cuja bateria vem integrada, esta justificação torna-se cabalmente descabida, uma vez que comprei um aparelho por inteiro e não apenas uma bateria independente. Este tipo de justificação poderia ser plausível caso a bateria fosse amovível ou se tratássemos de uma bateria independente e não de um produto cuja bateria está integrada. De mais a mais, fosse assim como o “Responsável de loja informou”, não teriam intervencionado o aparelho da primeira vez;
• Por fim, questionei o mesmo relativamente à lei geral do consumidor e ao incumprimento da mesma por parte da Media Markt, especialmente no incumprimento do Decreto-Lei n.º 67/2003, em particular o Artigo 3.º, 4º e 5º deste decreto, ao que o mesmo me respondeu “que conhecia muito bem a lei geral do consumidor e que não teriam que se responsabilizar por garantia nenhuma”.
Posto isto, a Media Markt não só está em incumprimento com a lei, bem como trata mal os seus clientes, quando através de um responsável de loja dá este tipo de respostas aos clientes.
De hoje em diante desaconselharei vivamente qualquer pessoa a comprar artigos desta natureza nas lojas Media Markt, uma vez que apenas se preocupam com a venda dos mesmos e posteriormente quaisquer problemas de garantias, devem ser resolvidos particularmente e não através da loja.
Irei enviar esta situação às entidades competentes e caso não se verifique a resolução do problema, irei avançar para outras instâncias, mesmo que para isso tenha que gastar mais que o valor do hoverboard.
Por fim, aconselho vivamente a que fiquem vigilantes ao tipo de trabalhadores que colocam como responsáveis de loja, bem como que lhes seja dada formação adequada, para que tenham melhor tacto no atendimento ao cliente e entendam que gritar e ser mal educados não lhes atribui razão nos seus fundamentos.

Christiano Calé
Data de ocorrência: 11 de abril 2022
11 de maio 2022
É surreal o tratamento que a Media Markt da a uma situação em que não cumpre com a garantia e nem sequer responde.
26 de maio 2022
Findos mais de 1 mês e meio, não só não houve qualquer resposta por parte da mediamarkt, como não houve devolução sequer do hoverboard que foi para garantia
23 de junho 2022
Exponho aqui publicamente a resposta da MediaMarkt ao assunto.
Portanto, atentem-se a isto, a MediaMarkt apenas dá garantia aos produtos de 6 meses. Um produto cuja bateria é integrada e deixa de funcionar com pouquíssimas utilizações, é completamente absurdo receber um tratamento destes por parte desta loja. Aconselho vivamente a que não comprem produtos como hoverboards na MediaMarkt, pois como podem ver, os mesmos não dão garantia aos produtos.
A baixo a resposta da MediaMarkt:

“Boa tarde Sr. Christiano,

Espero que se encontre bem,

Permita-nos informar que o artigo dispõe de 2 anos de garantia, contudo, as peças e acessórios( bateria) dispõem apenas de 6 meses de garantia. Neste sentido, uma vez que recusou o orçamento o artigo foi enviado para a loja, sem qualquer intervenção.

Informamos que as condições de garantia e exclusões são informadas pela marca.

Poderá verificar essas condições no manual de instruções do artigo, ou pedindo informações diretamente à marca.

Se precisar de mais algum esclarecimento, estamos ao seu dispor.”
Christiano C. avaliou a marca
12 de agosto 2022

Pior loja em termos de atendimento ao cliente. Acham-se acima da lei e inventam leis próprias