17.0

Media Markt - Publicidade enganosa na montagem de ar condicionado

João Ramalho
João Ramalho apresentou a reclamação
4 de agosto 2020
Escrevo esta queixa para que futuros possiveis compradores de ar condicionado na MM não sejam enganados quando optarem pelos serviços de montagem que indicam. É longa mais vale a pena.
No dia 18-07-2020 adquiri um AC, optei pelo serviço de instalação no valor de 150€ indicado pelo funcionário Eduardo da loja de Matosinhos e expliquei a configuração pretendida para montagem do mesmo : "A unidade exterior tem de ficar no chão da varanda e a unidade interior numa parede perpendicular á janela". A resposta do funcionário foi "Não há problema, desde que a distancia entre os dois não exceda os 3metros o valor é sempre de 150€"... Informou também que o prazo de montagem seria no maximo até sexta-feira da semana seguinte (24-07-2020) o que viria a ser mais uma mentira.
Para meu espanto, duas semanas depois de ter comprado o AC (fui contactado após muita insistencia com a MM a dizer que não me tinham ligado da empresa de montagem), após explicar ao tecnico a montagem que teria de ser feita este informa que "vai ser necessário uma calha tecnica no valor de 30€".
Informei que não ia pagar esse valor com base na informação que me tinham dado na MM e mesmo na publicidade em loja NÃO indica necessidade de calhas ou outros acessórios com custo extra! Na loja a publicade diz APENAS "montagem de 150€ inclui 3 metros de tubagem de cobre 3 metros de cabo de comunicação". Ora como eu não sou tecnico, não sou obrigado a saber que custos podem ser acrescidos e é para isso que os funcionários de lá deveriam servir (ao telefone com a loja expus esta situação a qual foi respondida com "pois mas o tecnico enganou-se"... A publicidade na loja oculta informação IMPORTANTE para enganar o cliente no valor final da montagem.
O ar condicionado acabou por ser montado e paguei o valor de 28€ da tal calha tecnica, e após conversa com os tecnicos, os mesmos disseram que "A MM tem arranjando bastantes problemas, faz de propósito para atrair o cliente a optar pela montagem ocultando os possiveis valores extra e dando informação errada no prazo de montagem, uma vez que este ultimo está MUITO atrasado devido à venda excessiva de ACs".

A equipa de montagem fez um excelente trabalho, já a MM é uma vergonha.
Data de ocorrência: 4 de agosto 2020