Ginásios e Clubes Fitness

Mega Craque - Rescisão de contrato por motivo de força maior

Paulo Jesus
Paulo Jesus apresentou a reclamação
1 de junho 2020
Por motivos associados ao Covid-19, desde meados de março 2020 ficamos impedidos de frequentar o ginásio, tendo no meu caso apenas usufruido do mesmo até 13 de Março. No entanto a mensalidade foi paga pelo mes inteiro. No mes de Abril , o referido ginásio procedeu à cobrança do serviço pela sua totalidade com se estivesse em pleno funcionamento, o que não sucedeu devido à obrigação imposta pelo governo de encerramento de todos os ginásios. Por outro lado, desde Dezembro 2020 que me encontro em situação de desemprego involuntário o que creio por si só pode constituir um motivo de rescisao de contrato com o Ginásio sem ter que pagar qualquer penalização pelo facto de a rescisão ser antes do fim do periodo de fidelização. Ao pedir a rescisao do contrato com efeito imediato ( 1 JUNHO 2020 ) informei que pelo facto de nao ter perspetiva de quando irei voltar ao mercado de trabalho e nao dispor de qualquer rendimento de momento, agradecia que me devolvessem o valor pago pelo mes de Abri, facto que o Ginásio alega nao querer pagar, informado que deveria haver lugar ao pagamento pela minha parte de uma
penalização por nao cumprir o periodo de fidelização, o que atendendo ao facto da situação apresentada ( desemprego involuntário ) nao me parece ser a reação mais correta por parte do ginásio.
Data de ocorrência: 1 de junho 2020
Mega Craque
8 de junho 2020
Em resposta à reclamação, o Mega Craque faz questão de referir uma vez mais que as normas contratuais gerais que fazem parte dos contratos de adesão ao Clube permitem aos nossos sócios a rescisão contratual pelos motivos invocados e sem qualquer tipo de penalização adicional.
Aquilo que é feito tem a ver única e exclusivamente com um fator de justiça perante os restantes associados e que passaremos a descrever:
1- Nenhuma pessoa, repetimos, nenhuma pessoa é obrigada a celebrar um contrato COM Fidelização. Podem fazer a subscrição de contratos SEM Fidelização, oq eu muita gente faz.
2- Um contrato COM Fidelização tem um desconto comercial associado de cerca de 20% (oferecemos 2 meses em cada 12) e por essa razão, uma valor mais baixo em cerca de 20%.
3- No caso das rescisões contratuais e conforme consta das normas contratuais gerais, o sócio terá de efetuar o pagamento do diferencial entre o valor SEM Fidelização e o valor COM fidelização, multiplicado pelo número de meses que o contrato esteve em vigor. Ex: a mensalidade SEM fidelização tem um valor de 65€ e a COM fidelização tem um valor de 55€. O sócio ao fim de 3 meses rescinde o contrato. O acerto será de 30€, correspondente aos número de meses em que o contrato esteve ativo, a multiplicar por 10€ (o diferencial do valor).
4- A este valor não são acrescentados quais outros valores a titulo de taxas, comissões, etc.
5- Estamos em crer que o processo é totalmente transparente e justo.

A pergunta que fazemos sempre é o porquê de as pessoas optarem por um contrato COM fidelização, quando o podem fazer SEM fidelização? Estamos em crer que todos saberão a resposta; e que se prende com o valor da mensalidade que é mais baixo. Pois bem, mas o risco existe e as pessoas estão bem cientes do mesmo.

O Mega Craque
Paulo Jesus
8 de junho 2020
agradeço a vossa resposta, no entanto continuo a não concordar com a posição tomada que na minha opinião revela total falta de transparencia assim como publicidade enganosa quando levam os clientes a preferir o contrato com fidelização vs sem fidelização. Nao foi isso que nos venderam ! supostamente essa "fidelização deveria traduzir-se nalguma vantagem. O motivo da rescisão como referi foi por força maior.
Por outro lado a falta de transparencia continuou, agora recentemente quando comunicaram que a piscina iria encerrar definitivamente já em 8 de Junho na reabertura das instalações. quando já sabiam pelo menos desde Fevereiro / Março que isso iria acontecer, não entendo porque nao notificaram logo os clientes e continuaram a cobrar pelo serviço que tinha sido contratualizado e sem o poderem cumprir. É que entretanto cobraram os meses de Abril e Maio...
Para terminar o assunto, nao preciso que me devolvam o que cobraram a mais. Podem ficar com o montante, agora uma coisa podem estar certos , aos meus amigos e familiares que ainda possam frequentar esse ginásio vou partilhar este incidente e espero que em breve deixem de ser sócios ! Aos que me pedirem recomendação acerca de algum ginásio na zona de Telheiras, seguramente esse não recomendarei a ninguém !