MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88.2
3 IMPIC 75.2
MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos17.9

MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos - Devolução dos “manuais escolares gratuitos”

Elsa Lourenço
Elsa Lourenço apresentou a reclamação
27 de junho 2019

Como mãe e encarregada de educação de um aluno que finalizou o 4ºano no Agrupamento de Escolas Templários - Tomar, venho por este meio mostrar a minha indignação relativamente à devolução dos “Manuais escolares gratuitos”. Afinal, estes manuais escolares não são gratuitos, mas sim emprestados!!
É de salientar que estes alunos, do 1º Ciclo, durante todo o ano letivo, escreveram nos respetivos manuais e realizaram lá, todos os exercícios, incluindo aqueles nos quais faziam as colagens e pinturas solicitadas. Logo, como é possível fazer a devolução destes manuais, no sentido de serem reutilizados por outros meninos, se eles estão pintados e com autocolantes colados!
O sistema de reutilização dos livros escolares é importante, mas não para as crianças do 1º ciclo, até porque os próprios livros não estão adaptados para tal.
Não posso concordar com a entrega destes livros só para reciclagem, uma vez que eles ainda podem ser uteis a estes alunos, no próximo ano letivo, no sentido de fazer consultas de matérias dadas no ano anterior.
Deixo ainda a sugestão de criarem manuais que não possibilitem escrever neles e principalmente que elucidem os professores para não darem indicação aos alunos de escreverem nos manuais.
Por tudo isto, solicito que, tal como já foi autorizada a não devolução dos manuais escolares ao 1º e 2º ano, também o seja para o 3º e 4º ano, a todo o 1º Ciclo.

Data de ocorrência: 27 de junho 2019