MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos
1 IEFP 88.7
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos17.9

MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos - Manuais escolares danificados, inutilizáveis

Ana Cristina Pinheiro Catalão Fernandes
Ana Fernandes apresentou a reclamação
19 de setembro 2018
Exm.ºs senhores,
reconheço naturalmente que a iniciativa de reutilização de manuais escolares no 1.º CEB é muito positiva, bem como a oferta dos manuais a todos os alunos até ao 6.º ano.
Porém, deparei-me há dias com uma situação que me obriga a manifestar-me.
Sou mãe de uma aluna do terceiro ano, a quem foram atribuídos dois manuais reutilizados. Até aqui, tudo bem. Como disse, sou totalmente a favor.
No entanto, por "reutilizados" eu não entendia "estragados" ou "inutilizáveis". Passo a explicar: os manuais de Inglês e Português calharam à minha filha, além de virem escritos (o que é natural, se o próprio manual tiver espaços para escrever - por isso, sugiro que os manuais não tenham campos para a resolução de exercícios, se o objetivo é virem a ser utilizados por outros meninos), havia exercícios de pintura, recorte e colagem de autocolantes que, naturalmente, já tinham sido feitos pelo/a menino/a que utilizou no ano anterior. Ora, a minha filha ficaria privada de resolver esses exercícios. Não me parece bem.
Por outro lado, a solução de apagar todos os exercícios feitos nos manuais é algo muito pouco prático (no meu caso são cerca de 200 páginas) e, na maioria dos casos, continua-se a ver o que estava escrito, pois é normal que crianças do 1.º CEB carreguem demasiado no lápis, ao escrever.
Além disso, que mensagem estamos a passar às crianças? Que brio lhes pretendemos incutir?
Note-se, a minha reclamação não tem que ver com a oferta dos manuais reutilizados: nada disso. Tem que ver, isso sim, com a inadequação dos próprios manuais à sua reutilização. Se os manuais "convidarem" os alunos a que escrevam neles, os recortem ou façam colagens, dificilmente quem os "reutilizar" terá as mesmas condições de aprendizagem.
Em suma, e fazendo uma analogia ilustrativa: acho muito bem que se ofereçam refeições escolares, mas parece-me totalmente errado que, pelo facto de serem oferecidas, essas refeições venham já mastigadas.
Data de ocorrência: 19 de setembro 2018