MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos

MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos - Manuais escolares reutilizados

Rita Figueiredo
Rita Figueiredo apresentou a reclamação
8 de agosto 2019
Gostaria de manifestar o meu desagrado pelo estado dos manuais reutilizados que me foram entregues para a minha educanda que irá frequentar o 7º ano no Agrupamento de Escolas de Samora Correia e Porto Alto.
Esta é a primeira vez que estou a receber manuais reutilizados quer para qualquer uma das minhas educandas. Nos dois passados anos lectivos, tive o cuidado de entregar os manuais que me foram atribuidos (novos) em bom estado de conservação, apagados e limpos.
Os manuais entregues o ano lectivo passado foram recebidos pelas respectivas directoras de turma no final do ano e verificado o estado de conservação. Pergunto como podem ter sido recebidos manuais como os que me foram entregues sem qualquer tipo de penalização para quem os entregou e, permintindo-se serem entregues novamente para uso? É obvio que, se se recebe manuais reutilizados, sabe-se à partida que não estão novos, mas devem estar em condições para serem usados, ou pelo menos o grau de aceitação deve ser comum para todos.
Há que repensar a reutilização de manuais de estudo em que há espaços para os alunos escreverem ou actividades para serem feitas nestes manuais. Isso ainda se torna mais grave, quando falamos de manuais para o ensino primário em que estamos a lidar com crianças muito pequenas.
Quando recebi estes manuais deste ano, deixei a minha reclamação que os mesmos não estavam em condições e, desde já indico que, não aceitarei nenhuma penalizaçãoquando os devolver nestas mesmas condições.
Anexo fotos descritivas do estado dos livros.
Muito Obrigada
Data de ocorrência: 8 de agosto 2019