MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos
3 IMPIC 75.2
MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos17.9

MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos - Utilização dos manuais escolares

jani salome marques silva
jani silva apresentou a reclamação
27 de setembro 2019
Boa Tarde,

Na Escola da minha educanda foram dadas instruções formais (e a escrito), pelo respetivo Agrupamento, para que os alunos dos 3º e 4º ano não possam escrever, pintar ou sublinhar com qualquer tipo de material (incluído o lápis) nos manuais escolares, tenham as crianças aderido ao Programa MEGA ou não (isto é, mesmo que os manuais sejam adquiridos pelos encarregados de educação).

Acontece que, face ao exposto, em alternativa, verifica-se que as crianças acabam por ser obrigadas a reescrever nos cadernos as matérias que constam dos manuais, sendo que em alguns casos ficam mesmo impossibilitadas de realizar as tarefas pedagógicas que são instruídas e constam nos manuais, tais como, legendar, pintar, ligar/associar, reproduzir, etc.

Ora, não me parece que esta medida venha em beneficio nem das crianças, em termos de aprendizagem pedagógica e aquisição de conhecimentos e aplicação prática dos mesmos, nem da equipa pedagógica, que se vê limitada na ação - considerando inclusive as limitações orçamentais da escola em matéria de fotocopias e outras técnicas /estratégias pedagógicas.

A distribuição dos manuais às crianças não deveria ser limitativa, porquanto essa limitação pode prejudicar a aprendizagem e a completa aquisição das competências escolares e académicas das crianças, sobretudo em idade do 1º ciclo.

Se a intenção é essa - impedir que as crianças possam praticar e utilizar integralmente os manuais -, salvo melhor opinião, os manuais deveriam conter apenas matéria expositiva, eliminando-se dos mesmos os exercícios e de questões práticas, pois dessa forma, ao impedir o seu uso integral (ainda que cuidado) leva a que muitas vezes se impossibilite a execução desses exercícios, com possíveis consequências na aprendizagem.

Julgo, pois, não ser esta a intenção do Governo, nem dos Ministério da Educação - colocar limites e comprometer a aprendizagem das crianças em prol de um qualquer economicismo.
Data de ocorrência: 27 de setembro 2019