MEGA - Manuais Escolares GrAtuitos

MEGA - Manuais reutilizáveis sem condições para estudo

Pereira
Pereira apresentou a reclamação
15 de julho 2019

Gostaria que me explicassem como é que as crianças vão utilizar manuais já escritos e como tudo resolvido?
Isso é educar?
Não aceito este tipo de material.

Data de ocorrência: 15 de julho 2019

Bom dia. Na minha opinião já é uma grande ajuda os livros serem gratuitos. Os livros que são usados novamente tem que estar em condições e se tiver algum risquinho de lapis nada que uma borracha nao apague.

Tem sempre a opção de os comprar. Faça as contas do que lhe fica mais barato. Uma borracha ou um livro

Bom dia, O principio subjacente à reutilização dos manuais é extremamente positivo. O problema é que os manuais não foram concebidos tendo em conta a reutilização. A implementação de ideias, ainda que boas, em cima do joelho, sem prévia preparação dá nisto! É claro que os manuais gratuitos são uma ajuda para os pais, mas manuais rasgados e riscados, em que por mais que se apague se nota o que foi escrito, são desmotivadores para os miúdos. Acresce que não é minimamente transparente o critério utilizado na distribuição de manuais reutilizados. A minha filha teve 5 (só teve 1 novo) e tem colegas que receberam todos novos!!! Há igualdade, equidade e justiça na distribuição?? Tentei levantar os manuais na semana passada, quando recebi os vouchers, mas a escola está fechada. Só abrirá em Setembro... Reitero, a reutilização dos manuais é um bom principio, mas ainda há muito por fazer...

No ano passado, a minha educanda recebeu manuais novos.
Ela estava habituada a escrever e sublinhar as coisas nos manuais. Teve que perder o vício.
Se todos os encarregados de educação fizessem o mesmo, era bem mais fácil.
Se o prof manda fazer o exercício da página 10, o que eles têm que fazer é copiar o exercício para o caderno, e fazer o trabalho.
Não sei como funcionou a devolução dos manuais nas outras escolas. Mas na da minha educanda, as coisas foram feitas assim:
Estavam 2 professoras na sala de aula - A diretora de turma e uma professora da turma.
A diretora de turma tratava das matrículas, e a outra professora inspecionou os manuais 1 por 1 à nossa frente. Os que eu entreguei, estavam com tudo apagado. Mas até ela concluir a inspeção, os encarregados de educação não ''tinham ordem'' para sair da sala, porque todos recebemos um documento em como entregamos os manuais em bom estado. Os que não estavam ''limpos'', pelo menos uma aluna foi colocada numa secretária a apagar tudo o que estava nos dela.
O que me irrita é que, no meu caso, não sei se faço encomenda dos manuais ou se me vão ser atribuídos vouchers de manuais reutilizados.
Não atendem o telefone nem respondem a e-mails. Ou seja, estou a ver que vai ser a mesma correria parva do ano passado a irmos ao agrupamento buscar os vouchers e fazer encomendas à pressa.