Mendes Gomes & C

Mendes Gomes & C - Péssimo serviço

Alexandre Pinto
Alexandre Pinto apresentou a reclamação
9 de outubro 2019
Nenhuma das duas experiências anteriores com esta oficina foram satisfatórias, bem pelo contrário. Em ambas, houve falta de organização, de compromisso para com o cliente e o serviço prestado foi péssimo.

Resolvi formalizar esta queixa pois considero que o que se passou nesta terceira intervenção é deplorável e grave, ultrapassando todos os limites do razoável.

Conforme previamente agendado, no dia 8 de outubro de 2019, ao início da manhã, deixei a minha viatura na Oficina Mendes Gomes & C.ª, Lda, para que fosse efectuada a manutenção programada simples (M.P.S) anual, ao abrigo do contrato de manutenção estabelecido.

Às 14.53, sou contactado pela assessora de serviço (*) através do nº 291 935 956, informando-me que teria que ser substituído o filtro da bateria, o qual teria um custo de 20€ por não estar abrangido pelo contrato de manutenção. Estranhei a situação face à juventude e quilometragem da viatura. Disse-lhe que não havendo alternativa, que suportaria o custo.

Após desligar a chamada, de imediato, consultei o contrato de manutenção e vi que a M.P.S inclui a substituição de “filtros”. Liguei de volta para o mesmo nº 291 935 956 ainda no mesmo minuto e ninguém atendeu. Voltei a ligar desta feita para o 291 934 400 às 14:54 ( ou seja, apenas um minuto depois), altura em que informei perentoriamente a assessora de serviço Cátia Figueira que de acordo com a minha interpretação do contrato, não aceitava o custo do filtro e inerente substituição. Pedi ainda que me entregassem todo o material substituído.

Às 15.36 a assessora de serviço (*) liga-me informando-me que a viatura já estava pronta e que o Eng. responsável iria falar comigo quando chegasse à oficina.

Nota: O registo e o espaço temporal destas chamadas encontra-se documentado.

Cheguei pelas 16.30 e na mesma altura, a assessora de serviço (*) ligou internamente para o Eng. responsável, informando-o que eu já estava na recepção. Cerca de 15 minutos de espera depois, chega alguém que dirigindo-se única e exclusivamente à mesma assessora, pergunta-lhe se o cliente já tinha visto as peças substituídas. Saliento uma vez mais que em momento algum esta pessoa dirigiu-se a mim ou à minha esposa quer para cumprimentar, apresentar-se ou pedir desculpas pelo atraso.

A pedido desta, seguimos a assessora como turistas atrás de uma guia, pelos meandros da oficina, enquanto esta ia perguntando aos mecânicos onde estariam as peças substituídas. Finalmente encontrámos apenas dois filtros (um de pólen e outro da bateria) atirados em cima de um elevador de oficina. Onde está o filtro de óleo do motor!?

Pude constatar que não só tinham decidido substituir o filtro da bateria contra a vontade expressa no meu telefonema, como este apenas tinha marcas relativas à sua manipulação / remoção, encontrando-se em perfeito estado de funcionamento (conforme é possível constatar pelas imagens que possuo)

Voltámos à recepção, onde sublinhei o teor e intenção do meu telefonema realizado às 14:54, no qual referi não aceitar quaisquer custos. Pedi por isso que recolocassem o filtro da bateria original, o que foi-me terminantemente recusado.

Sem apresentar-se nem estar identificado, percebi que a tal pessoa que nunca se dirigiu a mim até então, seria o tal Eng. responsável, o qual com uma atitude condescendente e tratando-me por “você", remeteu-me para a leitura do livro de serviço e garantia da viatura, sem nunca dar a devida importância aos meus argumentos, uma vez que dividia a sua atenção com os assessores e telefone, chegando em momentos a sair para a oficina. Acabaria por simplesmente me informar, de uma forma altiva, que ou pagava o filtro ou não levantava o carro.

Confesso que foi então que perdi a calma e estive tentado a chamar a polícia, mas como tínhamos um compromisso para o qual já estavamos atrasados, resolvi, contrariado, pagar para que simplesmente libertassem a minha viatura.

Daí até que me entregassem a factura, passaram-se mais 15 longos minutos, daí que me entregassem a viatura, outros tais. Os filtros foram entregues em mãos, sem qualquer recipiente (caixa ou saco).

Constato depois, através da análise da folha de trabalho para oficina que a inspeção do filtro de ar não se realizou, assim como a limpeza interior, não respeitando os trabalhos a executar. Quanto à viatura, foi entregue sem lavagem de cortesia.

Constatei ainda que de acordo com o manual de reparação, este filtro só deve ser substituído se estiver danificado ou entupido, o que claramente não é o caso, conforme as imagens em anexo documentam. Deveria ser quanto muito aspirado ou “bufado”.

Mais, cobraram-me mão de obra por algo que tinham que verificar, em vez de cobrarem apenas o custo do filtro, conforme ordem de reparação nº 62288, Factura nº 11127222. Chama-se a isto ir ao bolso do cliente!

Não está em causa o valor, mas sim a atitude e a desonestidade descarada de uma oficina que representa miseravelmente a Toyota na Região Autónoma da Madeira. Uma oficina que não tem condições para receber as viaturas, nem profissionais à altura. Uma oficina que suja-se descaradamente para extorquir 23,69€ a um cliente.

Registo com apreço que a assessora de serviço (*), longe do Eng. responsável e enquanto me entregava a viatura, teve a amabilidade de pedir-me desculpas pelo sucedido.

Aguardo uma posição formal da Mendes Gomes & C.ª, Lda. relativamente a esta exposição e reclamação. Dependendo da resposta, darei ou não por concluído este assunto.
Data de ocorrência: 9 de outubro 2019
Alexandre Pinto