MEO Energia Marca Recomendada

MEO Energia - Corte de eletricidade

Mário Chan
Mário Chan apresentou a reclamação
24 de fevereiro 2023
No dia 23 de fevereiro recebo sms da meo Energia a comunicar que tenho de pagar a factura de fevereiro até dia 20 de março caso contrário irá acontecer corte de eletricidade. Como está por débito directo calculei que tivesse havido algum problema no débito. Qual não é o meu espanto que às 17h reparo que me cortaram a eletricidade em casa. Telefono ao serviço de apoio da e-redes pensando que seria problema técnico e confirmam-me que foi cortada por falta de pagamento. No apoio da Meo Energia confirmam-me o mesmo e verifico que a factura de janeiro não foi paga e que apesar de ter recebido email o qual não reparei, não recebi mensagem como de costume. No entanto de acordo com a legislação em vigor, antes do corte tenho de receber aviso de redução de potência e só depois não existindo pagamento da dívida o corte da electricidade. Tal não aconteceu nem sequer o aviso de redução. Entretanto paguei de imediato a dívida e pedi restabelecimento da energia com taxa de urgência que tem de ser reposta no prazo máximo de 4h. Tal não aconteceu. Às 9h de dia 24 telefono à Meo Energia e dizem-me que não houve corte, apenas redução de potência o qual não corresponde à verdade dado que tenho o contador parado e sem qualquer tipo de energia elétrica em casa. A Sra que me atendeu ainda disse que tinha de pagar a taxa de urgência mesmo que o prazo de execução tenha sido ultrapassado o que não tem qualquer cabimento legal.
Agradeço a resolução desta situação cujo procedimento não foi realizado correctamente nem de acordo com a legislação em vigor e dado que se trata de um serviço absolutamente imprescindível.
Espero também que caso venha a reportar algum dano que tenha origem deste incorrecto procedimento, que seja indemnizado pela Meo Energia.
Data de ocorrência: 23 de fevereiro 2023
24 de fevereiro 2023
Olá Mário Chan,

Registámos o seu pedido com o nº 89180723.

28 de março 2023
Olá Mário Chan,

Em resposta ao seu pedido com o nº 89180723, verificamos que o mesmo foi devidamente analisado e respondido pelos serviços Meo Energia.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 800 028 028 e em meo.pt/energia.

Mário Chan
29 de março 2023

Eu já me expliquei a alguém responsável da MEO Energia na altura mas volto a explicar.

Está tudo certo o que diz. Obviamente que sou culpado pelo não pagamento das facturas atempadamente. Estão por débito direto e o banco não autorizou na devida altura e eu não reparei na falta de pagamento apesar de ter recebido os e-mails acerca do assunto.

Mas a minha reclamação é acerca da redução de potência que não aconteceu. Sei que foi pedido por vós, um responsável da MEO energia enviou me o respetivo pedido onde também constava a razão que segundo a e-redes era por eu não ter consentido o que é um perfeito disparate. Até que o contador está fora de casa tanto que para ligar o mesmo não precisaram de me contactar para tal. A minha reclamação é em relação a esse facto, ou seja antes do corte de energia, tal como refere, tem de ser reduzida a potência de modo a que o cliente perceba o problema, por exemplo, caso não se tenha apercebido da falta de pagamento. E isso não aconteceu tendo levado a que me cortassem depois a eletricidade. Não foi por não ter meio de pagar que como sabem paguei logo de imediato a dívida em questão. Mesmo que me digam que o pedido foi feito volto a referir que a lei não refere que o pedido tem de se feito, refere sim que a redução de potência tem de ser realizada. O pedido é uma coisa, a realização do pedido é outra.

Em relação ao pedido urgente, é o que já sabe. Não foi concretizado.

Saliento também que foi enviada uma factura para pagar as despesas de corte e ligação da energia o qual não concordo que tenha de pagar exactamente pelo que referi. A redução de potência não aconteceu tal como está previsto na lei, que me teria efectivamente alertado para um problema na rede, e o pedido de ligação urgente também não aconteceu o que levou a óbvias complicações na vida da minha família durante esses dias.

Peço também que ouça as chamadas que realizei com a MEO energia dado que demonstram que pensavam que estava em situação de redução de energia. Só depois é que verificaram que tinha existido o corte.

A lei deve ser cumprida mas dois dois lados e ainda por cima quando se refere a um serviço absolutamente indispensável para qualquer um de nós e lamento imenso que tenha sido tratado com tanta leveza como se fosse um mero serviço de televisão.

Melhores cumprimentos,

Mário
29 de março 2023
Olá Mário Chan,

Em resposta ao seu pedido com o nº 89180723, verificamos que o mesmo foi devidamente reanalisado e respondido pelos serviços Meo Energia.