MEO Energia Marca Recomendada
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO Energia - Faturação excessiva sem possibilidades de reembolso

Luis
Luis apresentou a reclamação
25 de maio 2022 (editada a 25 de maio 2022)
Recentemente, mudei-me para Meo Energia ao nível da luz. Desde então tive grandes surpresas nas faturações e um apoio ao cliente incompetente para resolver o assunto.

Subscrevi ao serviço em fim de janeiro de este ano e recebi as faturas seguintes:
- 402,73 € em março sobre o fim de mês de janeiro e mês de fevereiro
- 216,50 € sobre em abril sobre o mês de março
Faturas muito altas para consumos supostamente muito altos. E aí é que esta o problema, não tive consumos altos durante esses períodos. Apesar de ter feito as leituras, as duas faturas foram calculadas sobre as estimativas, estimativas que (duvidam) eram excessivas, muito excessivas.

Quando recebi a primeira fatura, telefonei ao apoio cliente o dia seguinte para ter informações sobre como resolver o problema. A conclusão foi a seguinte:
“Não podemos reemitir uma fatura corrigida por não podemos modificar faturas já entradas no sistema, mas vou bem marcar aqui as suas leituras para contabilizar o excesso de consumos para a próxima”

Aí, tomei decisão de pagar, pensando ter reembolso no próximo mês como indicado.
Quando recebi a segunda fatura, fiquei tonto: como posso ter a pagar uma fatura de 216€ se já tinham que me fazer crédito de mais de 300€ da última. Telefonei de novo, reposta:
“Desculpe, não podemos reemitir a fatura, não sabemos porque a fatura foi calculada sobre a estimativa e não a sua leitura, tem que pagar esta e para o mês que vem depois fazem o reembolso, se não quiser pagar esta vá ao banco parar cortar o debito direto.”

Outra vez, paguei, mas não por vontade, mas sim por falta de tempo para ir ao banco devido ao nascimento do meu bebé. No início deste mês recebi uma nota de crédito contando os consumos do mês de abril: 521,96 € ao meu favor. Imaginem os meus consumos reais desde o início do ano, nada a ver com as estimativas. Estando marcado no email que o debito será feito a partir do 18-05-2022, espero impaciente por essa data.
A 25-05-2022, nada de reembolsos. Telefono ao apoio de cliente, resposta:
“Desculpe, mas não fazemos reembolsos, o crédito vai se consumindo ao passarem os meses. Não podemos liquidar o que lhe devemos, só se cortar o contrato connosco e aí ainda não sei se podemos fazer reembolso.”

Resumindo e concluindo: Paguei faturas excessivas por causa de dois erros seguidos da parte da MEO Energia em dois meses seguidos por não tomarem conta das minhas leituras.
Ninguém é habilitado a mudar uma fatura errada. Ninguém é habilitado a cancelar um debito. Ninguém é habilitado a pedir um reembolso. A única resposta que tive foi “paga e logo se vê”.
No entanto paguei 500€ a mais por erros da parte de MEO ENERGIA, e esses 500€ vão servir a pagar os meus consumos de luz durante mais de 10 meses (ao visto dos meus consumos). Sei que não estão perdidos, mas férias a chegar, esses tais 500€ já serviam a gozar um pouco da vida.
Data de ocorrência: 25 de maio 2022
25 de maio 2022
Luis,

Agradecemos o contacto que ficou registado com o nº 75581422. Iremos analisar o seu pedido e brevemente forneceremos informações adicionais.

Meo Energia
25 de maio 2022
Boa tarde Luis,

Informamos que a situação encontra-se devidamente encaminhada e em tratamento no processo com o número 3-580207876814, pelo que logo que exista um ponto de situação será efetuado um contacto por parte da equipa responsável, sendo ainda prestada informação através deste meio.

15 de junho 2022
Boa tarde Luis,

Antes de mais, apresentamos a nossas desculpas pela demora na resolução da reclamação em assunto.

22 de junho 2022
Boa tarde Luis,

No seguimento da reclamação número 75581422, apresentada no dia 2022-05-25, e após verificação da situação junto da equipa responsável, informamos que por forma a que seja solicitado e efetuado o reembolso do valor em assunto, deverá encaminhar a sua exposição por escrito, acompanhada de um comprovativo de IBAN, para o e-mail apoiocliente-meoenergia@meoenergia.pt.

Após verificação do seu pedido, será contactado pela área responsável para processamento do reembolso em assunto.

Deste modo e na ausência de qualquer informação ou ação adicional a prestar ou efetuar através deste meio, damos a reclamação como terminada.