MEO Marca Recomendada
85.6
Altice Portugal
  • Rua Andrade Corvo, 6

TMN - O meu advogado disse que é Extorsão!

Pedro Borracha
Pedro Borracha apresentou a reclamação
3 de fevereiro 2010

Exmos Senhores:

Relativamente à minha ex-conta com o número 12161632, associada ao SIM 926105475:

Sendo eu um cliente TMN desde 2003, a partir de Janeiro de 2009 todas as facturas que recebi estiveram incorrectas.

Em Fevereiro, quando reportei a primeira factura incorrecta, IMEDIATAMENTE me enviaram uma nota de crédito.

Em Fevereiro e em Março, recebi novamente facturas com valores incorrectos (acesso a "portais móveis" a horas completamente descabidas). Tive que efectuar novos contactos com o apoio de Clientes, e novas notas de crédito foram emitidas.

Em Abril de 2009, dirigi-me à vossa loja da Bela Vista, que tem apoio técnico, para assim tentar averiguar se a origem deste problema estava no meu equipamento.

Depois de 2 tortuosas horas à espera, onde o meu equipamento foi visto, revisto, firmware actualizado, foi-me garantido por um técnico vosso que o meu equipamento se encontrava em perfeitas condições.

Mais, foi-me dito que o meu equipamento, sendo um Blackberry, nunca poderia ter na factura valores de “portais móveis”, porque todo o tráfego feito pelo equipamento está incluído na mensalidade extra do serviço Blackberry. E já que o Blackberry não tinha a APN configurada, seria impossível fazer tráfego wap que pudesse eventualmente ser imputável de custos extra.

Contactei novamente o apoio a Clientes.

Foi-me emitida nova nota de Crédito, novamente com a garantia que o erro era da TMN, e que não aconteceria no mês seguinte.

Aconteceu novamente em Maio. Mais uma vez, novo contacto ao apoio a Clientes, nova nota de Crédito.

Aconteceu novamente em Junho.

No dia 24 de Junho, contactei novamente o Apoio a Clientes a pedir nova nota de Crédito do valor que me tentaram debitar incorrectamente, mais uma vez.

Disseram-me que iria receber uma resposta no prazo máximo de 8 dias.

Tal não aconteceu.

Nove dias depois, sem nenhum contacto efectuado, liguei novamente e prometeram-me 2 dias.

No dia 7 de Agosto liguei para solicitar o cancelamento da minha conta, e depois de 30 minutos a explicar as minhas razões para a decisão, disseram-me que só seria possível por escrito.

Depois de 30 minutos.

No dia 15 de Setembro dirigi-me a uma loja, onde afinal foi possível cancelar a conta, depois de fazer o pagamento da factura correspondente ao ciclo de facturação.

O suspiro de alivio do tormento de ser um cliente TMN durou pouco – recebi mais DUAS facturas, novamente com valores incorrectos.

Contactei o apoio TMN por email – duas vezes, dizendo que não pagaria mais valores incorrectos, e pedindo que me enviassem as facturas com os valores correctos – tal não aconteceu.

Em Janeiro, recebi uma carta do Contencioso TMN, com ameaças de recurso a vias judiciais.

Pedi novamente que me enviassem os valores correctos, o que mais uma vez não aconteceu – desta vez, e depois de 9 facturas incorrectas onde recebi notas de crédito, foi-me dito que afinal, o valor estava correcto.

E para o meu advogado, que já contactei e me disse que o nome para o que os Senhores estão a tentar fazer é:

“Extorsão”.

(Pedro Borracha)

Data de ocorrência: 3 de fevereiro 2010
Caro(a) Cliente,

No seguimento do seu pedido, estamos a reunir a informação necessária para esclarecer a questão que nos apresentou.

A nossa resposta será enviada logo que possível, mas se necessitar de nos contactar sobre esta situação, identifique o seu Pedido com o nº 1-3319384236.

Para qualquer esclarecimento adicional, ligue 1696 – Apoio a Clientes, das redes tmn ou PT Comunicações, envie fax para o número +351 217 914 440, utilize o endereço mhtml:{CA5FC30E-B02E-4418-9C77-57A68F02909E}mid://00000060/!x-usc:mailto:cliente@tmn.pt ou visite-nos em www.tmn.pt.

Ficamos à sua inteira disposição para qualquer outra situação em que venha a necessitar dos nossos serviços.

Até já,

Cátia Proença

Serviço de Clientes

[THREAD ID:1-1IW9YRW]

[SR ID:1-1IW9X9O]
Pedro Borracha
Exma Sra Cátia Proença:

O número para o qual me encaminhou é o do Contencioso, o qual já conheço.

No dia 28 de Fevereiro, contactei o Contencioso TMN, mais uma vez tomando a iniciativa para resolver a situação, e foi-me dito pela Sra. Cláudia que: “o assunto ainda está a ser revisto, aguarde um contacto por parte da TMN”.

Assim o fiz.

No dia 1 de Março, recebi o aguardado “contacto” – uma injunção, onde a TMN tem o descaramento de tentar que EU pague as Taxas de Justiça desta situação completamente ilegal.

Contactei o Contencioso TMN novamente, onde a Sra. Mónica Pinto me disse que não poderia fazer nada, a não ser informar internamente (não sei quem, não me foi dito) do meu desagrado pela informação errada que me foi dada no passado dia 28.

Dia 2 de Março, contactei o departamento jurídico, onde a Sra. Soraia me informou de que “mesmo que a situação esteja em análise, o processo continua a decorrer”. Ou seja, o cliente (ou o ex-cliente, neste caso) é culpado até prova em contrario, o que é completamente inconstitucional.

Já informei a APCER e a ANACOM do sucedido.
A TMN deveria não poder esconder-se debaixo do véu de uma "Certificação" para poder ser inconstitucional e tentar roubar o Zé Povinho.

Especialmente quando o Zé (neste caso, eu) era cliente há mais de 7 anos.

Realmente, desta vez vou dizer "até já" - vemo-nos em Tribunal.
Neste momento, não só tenho certeza que não pagarei as VOSSAS Taxas de Justiça, mas vou pedir uma quantia relativa a perca de tempo e outras despesas - todas as chamadas que fiz do meu novo número Vodafone vão ser pagas pela TMN - irónico, não?
Caro Sr. Pedro Borracha,

No seguimento do seu pedido, reiteramos a informação prestada anteriormente de que para resolução da questão apresentada será necessário entrar em contacto com o número 800 20 80 53 (entre as 09h e as 19h).

Poderá em alternativa, deslocar-se a uma Loja Oficial TMN e expor a situação.

Para qualquer esclarecimento adicional, contacte o Apoio a Clientes ligando 1696*, envie e-mail para mhtml:{CA5FC30E-B02E-4418-9C77-57A68F02909E}mid://00000228/!x-usc:mailto:cliente@tmn.pt ou visite-nos em www.tmn.pt.

Ficamos, como sempre, à sua disposição.

Até já,

Susana Luís