MEO Marca Recomendada

MEO - 2 anos a cobrar valores indevidos

Rui Manuel Ribeiro Brito
Rui Brito apresentou a reclamação
16 de março 2014

Há cerca de 2 anos e meio vi-me na necesidade de reduzir despesas e optei por passar o meu pacote MEO TV+NET+VOZ para apenas NET. A PT obrigou-me a contratar também o serviço telefonico e foi-me debitando, durante 2 anos, o pacote ADSL 24 Mb. Há 6 meses descobri que existia um pacote ADSL 12 Mb e pedi para cobrarem esse pacote, já que na minha zona a velocidade real ADSL é de 8 a 10 Mb. Protestei pelo facto de me terem cobrado um pacote que nem sequer deviam propor na minha zona, mas fiquei a falar sozinho. Desde que há alguns meses a minha mãe instalou em Lisboa o serviço Vodafone Fibra que tenho vindo a procurar uma redução de custos (a minha mãe paga menos 5 euros por mês e tem televisão). Infelizmente, na minha zona continua a existir apenas Meo/PT e ZON, Revendo as tarifas PT, verifico agora que me têm vindo a cobrar há mais de 2 anos o custo de 2 linhas telefónicas, sendo uma incluida no pacote Net+Telefone ADSL 12(24)Mb e identificado na factura como INTERNET, e uma segunda linha telefonica, identificada como TELEFONE. A PT justifica este facto como sendo a tarifa apresentada no site como válida apenas para novos clientes. Este argumento cai por terra, já que não existe qualquer fidelização. O argumento passa a ser a Inclusão numa suposta zona C. Alguns funcionários falam em zona remota com custos elevados de instalação, outros como uma zona onde a PT não tem concorrência. A PT afirma que esse zonamento terá sido definido pela Anacom. A única referencia a zona C ou zona SAPO que vi no site da Anacom diz precisamente que não é responsável por isso. A tal tarifa dupla aplica-se apenas a pacotes Net+Telefone e nunca a apenas telefone ou a pacotes com televisão. Acresce que a zona onde moro, no concelho de Sintra, é uma zona densamente habitada onde quase toda a gente tem MEO ou ZON. O cabo que chega a minha casa, parte de um poste colocado a 10 ou 15 metros e que lá está há vários anos. Em casa da minha mãe, em Lisboa, a linha de cobre primeiro e a linha de fibra agora, têm comprimentos superiores a partir da caixa de derivação mais próxima. Ou seja, o local onde habito não é remoto nem isento de concorrência. Como tenho protestado, ofereceram-me um desconto de 6,50 euros nos próximos 3 meses e um convite para o renegociar por essa altura. Acontece que, para mim, um bom prestador de serviços é o que apresenta a melhor relação qualidade/preço e não o que apresenta mais descontos. Não descrevo em detalhe os casos em que estive 1 mês sem serviços quando há anos, em Lisboa, mudei para MEO fibra nem as dificuldades que criaram quando a minha mãe mudou recentemente para Vodafone. Considero que a PT tem cometido comigo demasiadas ilegalidades e
não é um desconto que nem sequer compensa a burla que me fará reconsiderar.

Data de ocorrência: 16 de março 2014
18 de março 2014
Bom dia Rui Brito.

Estamos a verificar a situação que nos descreveu acerca da faturação do pacote MEO subscrito, entraremos em contacto acerca deste assunto logo que possível.

Até breve,
Maria Santos
18 de março 2014
Bom dia Rui Brito.

Verificamos que foi contactado pelos nossos serviços no seguimento do exposto.
Estaremos ao dispor para futuras questões.

Até breve,
Maria Santos
Rui Brito
19 de março 2014
Continuam a não me explicar porque me estão a debitar 2 serviços de telefone há 2 anos. Espero que a ANACOM e a ASAE me expliquem porque pode a PT infringir as leis da concorrencia e abusar da sua posição dominante. Mas só num dos multiplos pacotes que disponibiliza. Com que critérios?
13 de janeiro 2021
Exmo.(a) Sr.(a),