MEO Marca Recomendada
85.6
Altice Portugal
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Alteração de condições contratuais e cobrança de valores indevidos

Margarida Teixeira apresentou a reclamação
21 de maio 2021 (editada a 24 de maio 2021)
No início de janeiro de 2021 contactei a MEO para renegociar as condições contratuais, tendo ficado acordada a prestação de um serviço por € 32,99/mês. As condições foram enviadas por e-mail de 6/01/2021, tendo sido aceites.
No final de março de 2021, contactei a MEO para a mudança de casa. Foi-me transmitido que a taxa era de € 25,00 e que as condições seriam as "mesmas". Recebido o e-mail aceitei.
No dia 4/05/2021 recebi uma fatura por e-mail no valor de € 41,55. Contactada a MEO nesse dia foi-me transmitido que: (i) me tinha sido cobrado um valor a mais de € 5,00, tendo havido um erro na emissão da fatura e que (ii) afinal, as condiçoes tinham mudado e o preço era de € 36,989. Pedi que fosse apresentada reclamação e (i) foi-me transmitido que o valor errado ia ser corrigido e (ii) que o departamento comercial me ia contactar quanto as condições.
No dia 11/05/2021 recebi uma chamada da parte da funcionária a quem tinha pedido a mudança de casa e que me confirmou que efetivamente me tinha apenas transmitido que a taxa de mudança eram € 25,00 e que as condições seriam as "mesmas" já acordadas. Confirmou-me ainda que a reclamação estava em tratamento e que iria ser contactada pelo departamento comercial quanto às condições.
No dia 21/05/2021 é-me cobrado na conta o valor de € 41,55!
Data de ocorrência: 21 de maio 2021
Estimado cliente Margarida Teixeira,

Confirmamos que recebemos a sua reclamação número 60107621 no dia 2021-05-21 e que mereceu a nossa atenção.

Desde já agradecemos o seu contacto.
Boa tarde.

Estamos a verificar a situação reportada, registada com o nºINBMEO010429292005. Será contactada acerca da resolução deste assunto logo que possível.
Para follow up da situação estamos ao dispor através dos canais oficiais de suporte indicados em https://www.meo.pt/contactos.

Desde já agradecemos o seu contacto.
21 de maio 2021
Estou a aguardar pelo contacto desde 11 de maio. Não fui contactada, o montante não foi devolvido nem as condições contratuais corrigidas. Pelo que a situação objecto de reclamação não se encontra de modo algum resolvida.
21 de maio 2021
No dia de hoje preenchi a mesma queixa no formulário da provedoria no site da meo em: https://www.telecom.pt/pt-pt/contactos/Paginas/provedoria-cliente.aspx.
Indiquei nome e-mail e contacto.

Foi-me pedido e-mail com:
- Número de telefone associado ao serviço;
- NIF do titular de contrato;
- Contactos alternativos (telemóvel).

Enviado o e-mail a resposta é a seguinte:
Falha na entrega a estes destinatários ou grupos:
MEO Provedoria (MEO-Provedoria@telecom.pt)
Não é possível entregar a sua mensagem porque não tem permissões para enviar para este endereço de e-mail. Peça ao administrador de e-mail do destinatário para lhe conceder permissões e, em seguida, tente novamente. Para obter mais informações sobre este problema, consulte Código DSN 5.7.1 no Exchange Online.
Bom dia.

O seu pedido com o nº 3-496092117521 foi tratado e caso pretenda nova análise, deve utilizar os canais oficiais indicados em https://www.meo.pt/contactos.

Obrigado.
24 de maio 2021
No dia de hoje recebi a seguinte resposta: "Relativamente à exposição acima identificada, a qual mereceu a nossa melhor atenção e apos análise da mesma, cumpre-nos esclarecer que a mudança de casa implica um novo contrato, onde poderá usufruir das campanhas comerciais em vigor à data de elaboração do mesmo. Acresce informar que, se confirma mudança de casa efetuada, de acordo com o contratualizado, tendo sido enviadas e aceites as condições contratuais".
Em face desta resposta resulta que:
(i) nada é dito quanto à ausência de qualquer informação e renegociação contratual aquando do pedido de mudança de casa, tendo sido transmitido que as condições eram as "mesmas" sem que tenha sido feita a mínima menção à celebração de um novo contrato ou da alteração do seu valor;
(ii) ainda que tal tenha sido sucedido (o que se afigura absolutamente inexplicável tendo em consideração que o contrato tinha sido renegociado 2 meses antes) nada é dito quanto ao pedido de contacto para renegociar as condições para o valor então acordado;
(iii) nenhuma referência é feita quanto à circunstância de ter sido cobrado um valor adiconal de € 5,00 a título de uma alegada "oferta", € 5,00 acima do suposto novo valor de cerca de € 36,00.
Pelo que se afigura absolutamente inaceitável que a reclamação seja dada como "fechada", uma vez que os pedidos se mantém por resolver:
(i) devolução do valor indevidamente cobrado;
(ii) alteração das condições contratuais para as acordadas em janeiro de 2021.
Bom dia.

Obrigado.
24 de maio 2021
Volto a afirmar que o processo não foi resolvido.
20 de novembro 2021
Boa tarde Margarida Teixeira,

Desde já, lamentamos a demora na resposta à sua exposição.

No seguimento da reclamação número 60107621, apresentada no dia 2021-05-21, consideramos que prestamos todos os esclarecimentos necessários no e-mail enviado pelos nossos serviços, cuja resposta colocou no seu comentário anterior, e nos contactos com a linha de apoio ao cliente MEO, tendo sido efetuados os acertos aos valores emitidos em faturas.

Deste modo, damos a reclamação por resolvida.

Margarida Teixeira avaliou a marca
24 de maio 2021

A reclamação nunca chegou a ser resolvida.