MEO

Altice Portugal

Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Arredondamentos forçados

Miguel Pereira apresentou a reclamação

Venho por este meio alertar todos os consumidores para estarem atento à sua fatura e aos valores apresentados.
Já reclamei no passado e agora volto a fazê-lo pois acho um abuso, não pelo seu valor mas pela audacia em si.
Vou dar este exemplo mas cabe todos os meses em valores diferentes.
No mês de Julho, recebi uma fatura, consultando a descrição da fatura existe o valor de 40,491€referente a Pacotes e 22,002€ referente a telemóveis, no fundo também se pode ler o valor de 62,493€ sobre o total de mensalidades, aqui tudo correto.
Na frente existe o valor de 62,494€ referente a mensalidades assim como o valor de 0,002€ com o nome de arredondamentos.
Portanto a operadora torna um valor de 62,49€ em 62,50€ sem me perguntar se o pode fazer, a operadora tenta todos os meses vir ao meu bolso buscar 0,01€, mais uma vez volto a dizer que não é pelo valor em si mas pela audacia de o fazer, 0,01€ vezes 24 meses vezes milhões de clientes.
Reclamando a Meo responde.
"A regra de arredondamento é a regra matemática genérica:
Se o algarismo a seguir for < 5 (menor que 5), arredonda-se para baixo.
Se o algarismo a seguir for >= 5 (maior ou igual que 5), arredonda-se para cima."
o que considero correto, não fosse a parcela de 0,002€ para fazer o terceiro algarismo ir para cima de 5 e aí sim arredondar para cima.
Quero também salientar que isto se passa em qualquer valor e não apenas de 62,49€ para 62,50€, no mês de Junho passa o valor de 63,15€ para 63,16€, com um arredondamento de 0,004€.
Eu sei que é 0,01€, mas um cêntimo por mês durante o contrato são 0,24€, e eu sem 0,24€ não consigo pagar a fatura da MEO.

31 Jul2020
MEO adicionou uma resposta

Boa noite,

Registamos a sua insatisfação. No entanto, para que possamos ajudar, agradecemos que apresente as suas questões através dos canais oficiais de suporte indicados em https://www.meo.pt/contactos, e em my MEO através da opção “Abrir pedido” (conforme indicado em https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/gerir-produtos/area-de-cliente#criarpedidoareadecliente).

Obrigado.

01 Ago2020
Miguel Pereira adicionou uma resposta

Meo.
Se de facto dessem valor aos clientes e às suas reclamações, teriam pegado no número da fatura, pesquisado quem era o cliente e reparado que já está feito o pedido, 2 vezes, pois no primeiro pedido apenas fizeram uma resposta automática com as regras da matemática, mas se quiserem posso ajudar com uma calculadora.
Em vez disso apenas se limitam a publicar aqui mais uma vez uma resposta automática.
Obrigado

Miguel Pereira está a aguardar resolução da marca

Ver perfil de Alberto

Alberto

Boa tarde.
Muito obrigado pelo alerta e tem toda a razão! É inacreditável!

Dá para perceber, que quem desenhou e implementou o programa informático, não tem a mínima noção do que é "análise numérica", que é uma cadeira que se dá num curso universitário e qualquer informático, num curso decente, sabe!

Recordo-me ainda hoje, de uma aula que tive com um professor dessa cadeira, em que ele alertava os seus alunos, para os milhões, que certos serviços fazem (as gasolineiras por exemplo) fazem com a história dos arredondamentos!

Os arredondamentos só se fazem no fim e não em parecelas intermédias! Isso é aldrabice! E mostra que os programas que a MEO usa, sofrem de amadorismo!

50.808
50.808 * 0.23 = 11.68584

50.808 + 11.68584 = 62.49384 -> 62.49!

A MEO roubou-lhe 0.01eur! Em milhões de faturas é fazer as contas!

Cumprimentos.

Ver perfil de Francisco

Francisco

Os milhões que já ganharam e vão continuar a ganhar!
Ainda bem que alguém reclama mesmo que o valor seja "irrisório".