MEO Marca Recomendada
85.5
Altice Portugal
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Atenção aos decretos de lei!!!

Luís Miguel Pinto
Luís Pinto apresentou a reclamação
7 de junho 2013

Chamo-me Tânia Bastos e tenho um contrato com a PT Comunicações/MEO para fornecimento de serviços de Tv por cabo, Internet e telefone fixo com o pacote Meo Fibra15 que entretanto, segundo informações da própria PT, terá sido descontinuado e passou a ser MEO Fibra 30. No passado dia 04 de Junho de 2013 entre as 17:30h e as 18:00h, foi suspenso o referido serviço, e pela informação prestada na televisão, esta suspensão devia-se à falta de pagamento de fatura em atraso. Achei estranho pois apesar de realmente ter uma fatura que já ultrapassou a data limite de pagamento, no dia 03 de Junho de 2013 recebi pelo correio um aviso de suspensão para pagamento da referida fatura que teria de ser liquidada até ao próximo dia 24 DE JUNHO DE 2013, o que me daria mais 20 DIAS para regularizar a situação! Posto isto pedi ao meu companheiro, Luís Pinto, que entrasse em contacto com a PT através da linha 16200 para verificar o sucedido. Cerca de 5 minutos depois da interrupção do serviço, ligamos para a linha de apoio ao cliente da PT. O Luís explicou à assistente o sucedido e esta foi verificando e assumindo que realmente não via nenhuma razão para que o serviço tivesse sido suspenso e após alguns minutos em chamada a mesma assistente informou que uma colega que estaria ao seu lado em atendimento, também tinha um cliente a reclamar uma mesma situação e que por isso seria uma questão interna. Efetuou uma exposição ao departamento especifico e que teria de aguardar um contacto por parte desse mesmo departamento! Não gostamos muito da ideia de termos de aguardar e ficarmos sem ver televisão, sem acesso à Internet e sem telefone fixo, mas sem outra opção ficamos a aguardar uma resolução que segundo a assistente seria resolvida até ao final desse mesmo dia (04 de Junho de 2013)! Cerca das 21:00h e já fartos de estarmos sem serviços em casa e sem qualquer contacto por parte da PT, o Luís voltou a ligar para o 16200. Uma nova assistente, uma nova explicação do sucedido e a mesma conclusão, ou seja, continuavam a tentar perceber o que se estava a passar, pois mais uma vez, não encontravam razão para a suspensão do serviço! Segundo a assistente, a mesma efetuou uma "insistência" sobre a reclamação já efetuada da parte da tarde e informou que dessa forma a análise seria mais célere e o contacto iria acontecer nas próximas 24 horas! Indignados com a situação, não nos restou outra opção senão continuar a aguardar! Ontem dia 05 de Junho de 2013, por volta das 10:08h da manhã o meu companheiro recebeu no seu telemóvel uma mensagem de texto com o remetente "noreply" indicando o seguinte, e passo a transcrever o texto da sms " De acordo com o estabelecido na Lei 10/2013, informamos que procedemos à suspensão dos serviços na sequência do incumprimento do plano de pagamento em prestações.Obrigado."! Realmente nós estabelecemos em Abril um plano de pagamento a prestações com a PT, visando a regularização de 2 faturas em atraso, efetuando o pagamento da 1ª prestação em loja e ficando estabelecido o pagamento de mais duas parcelas no valor de 39,71€ NOS MESES SEGUINTES, mas mais uma vez, relativamente a esta situação do plano de pagamento a prestações, primeiro, não recebemos qualquer indicação para pagar o valor em causa, ou seja não poderíamos adivinhar a data do pagamento e segundo, recebemos em casa no dia 05 de Junho de 2013 um aviso de suspensão do serviço caso não efetuasse o referido pagamento dessa parcela do plano que teria vencido no passado dia 24 de Maio de 2013, mas que teria de regularizá-la ATÉ AO PRÓXIMO DIA 28 DE JUNHO DE 2013 e aí sim o serviço seria suspenso sem mais avisos! Desta forma o Luís voltou a ligar para o 16200 por volta das 10:15h da manhã, pouco tempo depois de ter recebido a referida sms e a informação prestada pela assistente foi que o serviço teria sido suspenso exatamente pelo não pagamento da parcela do plano a prestações! Expliquei então à assistente que tinha recebido uma carta com a indicação da data para regularizar essa situação e que segundo a mesma ainda faltariam 23 DIAS para terminar o prazo, daí a PT estar em incumprimento para com o cliente! Sem a assistente conseguir dar mais informações, solicitei então o cancelamento do contrato, pela razão já referida! Foi então transferida a chamada para o departamento de Retenção, onde uma nova assistente, mais uma explicação dos acontecimentos, e uma nova análise! Nesse departamento a assistente sugeriu a transferência da chamada para outro departamento (não especificou nome), no qual teriam acesso ao documento que recebi em casa indicando o prazo de pagamento para o dia 28 de Junho e que dessa forma poderiam desbloquear a situação! Aceitamos prontamente na esperança de conseguir resolver este imbróglio! Efetuada a transferência, nova explicação (8ª ou 9ª!!!), nova espera para nova análise, e quando achávamos que tudo se iria resolver, pois já passava mais de 1 HORA ao telefone(!!!) e cerca de 48 horas sem serviço(!!!), eis que foi dada uma informação que consideramos INACREDITÁVEL, UMA FALTA DE RESPEITO E UMA AFRONTA AO CLIENTE, pois foi-nos dito pela assistente que efetivamente tinham a indicação da receção da carta com a data de suspensão APENAS PARA O DIA 28 DE JUNHO DE 2013, mas que POR UMA ALTERAÇÃO NA LEGISLAÇÃO OCORRIDA AINDA ESTA SEMANA, seria necessário efetuar o pagamento da prestação imediatamente para que o serviço fosse restabelecido!!! INDIGNADOS E PROFUNDAMENTE CHOCADOS COM A SITUAÇÃO, solicitamos de imediato o cancelamento do contrato, por violação do mesmo por parte da PT! Nova transferência para o departamento de Retenção, nova explicação, nova análise, 1 hora e meia depois, um novo assistente tem a "brilhante" ideia de propôr como forma de resolução desta situação, um novo plano de pagamento a prestações que incluísse todos os valores! Como o Luís já trabalhou como assistente, questionou o mesmo da possibilidade de efetuar novo acordo, quando existia um em vigor, mas foi informado que seria possível! Nova transferência, nova explicação e mais uma demonstração de PURA INCOMPETÊNCIA, pois conforme referido pelo meu companheiro, foi-nos informado da impossibilidade de um novo acordo, visto estar um ainda a decorrer! Outra transferência para a Retenção e já quase sem paciência para TANTA INCOMPETÊNCIA E FALTA DE PROFISSIONALISMO JUNTAS, solicitamos então o cancelamento do contrato e o novo assistente sem margem de manobra para efetuar qualquer tipo de contra-proposta, faz nova transferência, agora com o intuito de formalizar e finalizar o pedido de cancelamento do contrato. Mais um assistente da Retenção, mais uma explicação, outra análise e OUTRA PROPOSTA de resolução, ou seja, aquilo que este assistente nos propõe, é uma exposição para o departamento de FATURAÇÃO DA PT, pois segundo o mesmo, será este departamento o indicado para análise e possível "desbloqueio" da situação! Já sem acreditar em "milagres", mas com a promessa de um contacto num prazo máximo de 24 horas e uma possível resolução da situação, lá decidimos aguardar mais um dia, não deixando de indicar a nossa INDIGNAÇÃO, DESAGRADO E DESILUSÃO, COM UM SERVIÇO E UMA EMPRESA QUE SE DIZEM LÍDERES DE MERCADO E TRATAM OS CLIENTES DESTA FORMA, pois independentemente da legislação ter mudado, deveria ser aplicada apenas aos clientes que ainda não tivessem sido avisados de prazos de pagamentos, pois como é possível suspenderem um serviço sem informarem o cliente do que se está a passar, e quando o mesmo tem informações contrárias?!!?!! Sei que a situação ainda não se encontra totalmente finalizada, mas pela experiência do Luís, o mais certo é a PT continuar a insistir na legislação e não cumprir o estipulado com o cliente, pois quando a situação é ao contrário a PT não aguarda, nem uma hora, quanto mais 72 horas para que os clientes possam regularizar as situações e em caso de incumprimento os serviços são suspensos sem possibilidade de apelo à boa vontade ou paciência da empresa que nessas situações é simplesmente IMPLACÁVEL!!! Temos "dois pesos e duas medidas", completamente diferentes e isso não deveria acontecer, pois os organismo competentes deveriam estar mais atentos a esta dualidade de critérios e atuações diferenciadas, impedindo que estas empresas tratem os clientes desta maneira, deixando passar uma ideia de impunidade por trás destas "grandes" empresas, que na nossa modesta opinião, são grandes apenas em tamanho, pois no que deviam ter mais atenção que é com os clientes, deixam muito a desejar!!! Para além de demonstrar o meu desagrado e tentar uma resolução junto da PT, quero com este longo testemunho, ALERTAR OUTROS POTENCIAIS CLIENTES DO MEO/PT, PARA TEREM ATENÇÃO À LEGISLAÇÃO, POIS DE UM MOMENTO PARA O OUTRO, SEM QUALQUER TIPO DE AVISO, PODE FICAR SEM O SERVIÇO QUE ESTÁ A PAGAR E PELO ANDAMENTO DOS ACONTECIMENTOS, TERÁ DE TER TEMPO, PACIÊNCIA E ALGUM PODER DE ENCAIXE, O QUE PODERÁ NÃO SER SUFICIENTE PARA SOLUCIONAR A QUESTÃO!!! CUIDADO E PREVINAM-SE ESTANDO ATENTOS AO DIÁRIO DA REPÚBLICA, POIS ATÉ PARECE QUE JÁ ESTOU A VER OS "GATO FEDORENTO" A FAZEREM UM ANÚNCIO COM VISITAS REGULARES À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA OU FAZER DO DIÁRIO DA MESMA UMA LEITURA DE CABECEIRA, NÃO VÁ O DIABO TECÊ-LAS!!! Obrigado e ainda hoje ou amanhã informarei a resolução desta situação! Cumprimentos! Luís Pinto & Tânia Bastos

Data de ocorrência: 7 de junho 2013
13 de junho 2013
Cara Tânia Bastos,

Para que possamos esclarecer a questão que indica, agradecemos que envie os dados que solicitámos por mensagem privada.

13 de junho 2013
Cara Tânia Bastos,

Agradecemos o envio dos seus dados.
Estamos a analisar a situação que reportou e logo que possivel entraremos em contacto consigo.

17 de junho 2013
Cara Tânia Bastos,

Recebemos informação de que foi enviada carta no seguimento desta questão.
Caso exista alguma situação adicional, estamos sempre ao dispor.