Marca Recomendada A marca MEO é uma Marca Recomendada
A marca MEO é confiável?
Ótimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
99,5%
Média das Avaliações
49,5%
Taxa de Retenção de Clientes
51,7%
Ranking na categoria
Altice Portugal
  • 16200
  • Rua Andrade Corvo, 6
    1050-009 Lisboa

MEO - Aumento da Fatura sem devida Informação

Resolvida
5/10
Pedro Miguel
Pedro Miguel apresentou a reclamação
23 de novembro 2016

A MEO não informou o cliente por carta. A comunicação foi feita numa factura (e não numa carta, autónoma da factura) como também exige o referido nº 6 do art. 48º da Lei das Comunicações Electrónicas.

Sendo que, não deve esquecer-se que, para cumprimento de especial dever de informação, o art. 4º da Lei nº 23/96 estabelece que: «1– O MEO deve informar, de forma clara e conveniente, ao cliente das condições em que o serviço é fornecido e prestar-lhe todos os esclarecimentos que se justifiquem, de acordo com as circunstâncias.»; «2 –O prestador do serviço informa directamente, de forma atempada e eficaz, os utentes sobre as tarifas aplicáveis pelos serviços prestados, disponibilizando-lhes informação clara e completa sobre essas tarifas».

Acresce que a MEO – na factura, não informou o cliente do direito de rescisão sem qualquer penalidade, que lhe assistiria no caso de não aceitar as alterações ao contrato pretendidas pela MEO. Sendo que tal informação reveste particular importância à luz do direito do utente -consumidor à protecção dos respectivos interesses económicos (cfr. arts. 3º Lei nº 23/96 e 3º/e) e 9º, nº 1, LDC Lei de Defesa do Consumidor). Pelo que, desde logo quanto ao conteúdo da comunicação, a MEO não cumpriu as exigências mínimas previstas no nº 6 do art. 48º da Lei das Comunicações Electrónicas.

Sem necessidade de desenvolvimentos, diga-se que, tendo em conta, por um lado, que a comunicação foi feita numa factura (e não numa carta, autónoma da factura) e, por outro, a localização do texto –na terça parte inferior da segunda página, e em local frequentemente utilizado pela Requerida para inserir informações de cariz meramente comercial ou publicitário (como consta, por exemplo, nas facturas referentes a Janeiro e a Fevereiro de 2016, a comunicação não foi feita por forma adequada, tendo como critério o utente - consumidor medianamente atento e as exigências da boa fé (cfr. arts. 3º Lei nº 23/96 e9º, nº 1, LDC ) e do direito do utente - consumidor ao respeito dos respectivos interesses económicos (cfr. arts. 3º Lei nº 23/96 e arts. 3º/e) e 9º, nº 1, Lei de Defesa do Consumidor).
Em suma, a MEO não cumpriu as exigências mínimas do procedimento previsto no nº 6 do art. 48º da Lei das Comunicações Electrónicas, com vista à introdução de alterações no contrato celebrado com o cliente, mediante um aumento de 2€; não tendo havido sequer uma proposta da MEO para proceder às referidas alterações, nem, consequentemente, aceitação –expressa ou tácita –do Cliente das alterações pretendidas pela MEO. Pelo que, tem de concluir-se que o aumento da mensalidade pretendido pela MEO não foi objecto de proposta ao cliente nos termos legalmente exigidos, nem de aceitação por parte deste, e, portanto, aquele aumento, por enquanto, não é devido.

Data de ocorrência: 23 de novembro 2016
MEO
4 de agosto 2017
Boa tarde Vanessa Tavares,

Caso pretenda esclarecer alguma situação relativa ao serviço MEO, estamos disponíveis através dos contactos oficiais de suporte: https://www.meo.pt/contactos.

Até breve,
Rute Silva
Pedro Miguel
8 de agosto 2017
Isto é resposta que se dê?
MEO
13 de janeiro 2021
Exmo.(a) Sr.(a),

Agradecemos a sua comunicação e no seguimento da mesma, consideramos que a situação já se encontra resolvida . Não hesite em contactar-nos através dos canais oficiais de suporte indicados em https://www.meo.pt/contactos .

Lamentamos desde já todo o tempo decorrido e informamos que continuamos empenhados em servir o Cliente com a qualidade indispensável.

Com os nossos cumprimentos,
MEO
Pedro Miguel
Pedro Miguel avaliou a marca
21 de fevereiro 2022

nada a referir

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.