MEO Marca Recomendada

MEO - BURLA

Antonio Joao Ribeiro Gadelha
Antonio Gadelha apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2018

No dia 18 de Fevereiro, pelas 2:10h recebo uma sms da meu a informar que 80% do meu limite de comunicações extra mensalidade tinha sido atingido. Ao verificar o meu saldo, vi que tinha um consumo extra mensalidade de €7,47.
Em conversa telefónica com a Meo fui informada que teria subscrito um conteúdo no dia 2/11/2017 e que todas as semanas estavam a ser debitadas na minha conta €2,99.

Eu não subscrevi nenhum conteudo, o que transmiti ao colaborador da Meo e a unica solução que me deu foi bloquear esse tipo de subscrições mas disse que a Meo não tem qualquer responsabilidade no conteudo ou subscrição.

Eu digo: se me avisam quando faço uma chamada extramensalidade, porque não me avisam se é efetuado este tipo de subscrição. E se avisaram quando devia €7,47 porque não avisam desde o primeiro valor?

nos outros meses conseguem me explicar porque não recebi qualquer mensagem de ter ultrapassado os tais 80% do valor extra mensalidade?

E a Meo sabe perfeitamente que existem este tipo de burlas, porque não bloqueiam essas possibilidades de subscrição e perguntar ao seu cliente se quer realmente subscrever ou o cliente ter de pedir desbloqueio se quiser subscrever. Seria mais transparente e não seria conivente com este tipo de burlas.

Como não efetuei nenhuma subscrição, e o contrato que detenho é com a MEO, não vejo o porquê pagar serviços que não solicitei.

Refiro também que nos termos do nº4 do artigo 9º da Lei de Defesa do Consumidor (Lei nº 24/96, de 31 de julho) venho solicitar a devolução mensalidades indevidamente cobradas. (artigo transcrito de seguida)

“Artigo 9.º-A
Pagamentos adicionais
1 - Antes de o consumidor ficar vinculado pelo contrato ou oferta, o fornecedor de bens ou prestador de serviços tem de obter o acordo expresso do consumidor para qualquer pagamento adicional que acresça à contra prestação acordada relativamente à obrigação contratual principal do fornecedor de bens ou prestador de serviços.
2 - A obrigação de pagamentos adicionais depende da sua comunicação clara e compreensível ao consumidor, sendo inválida a aceitação pelo consumidor quando não lhe tiver sido dada a possibilidade de optar pela inclusão ou não desses pagamentos adicionais.
3 - Quando, em lugar do acordo explícito do consumidor, a obrigação de pagamento adicional resultar de opções estabelecidas por defeito que tivessem de ser recusadas para evitar o pagamento adicional, o consumidor tem direito à restituição do referido pagamento.
4 - Incumbe ao fornecedor de bens ou prestador de serviços provar o cumprimento do dever de comunicação estabelecido no n.º 2.
5 - O disposto no presente artigo aplica-se à compra e venda, à prestação de serviços, aos contratos de fornecimento de serviços públicos essenciais de água, gás, eletricidade, comunicações eletrónicas e aquecimento urbano e aos contratos sobre conteúdos digitais. “

Após alguma pesquisa, verifico que não sou o único a ser burlado/enganado com esta situação como se pode verificar no site * PROIBIDO *://www.portaldaqueixa.com/reclamacoes/pesquisar.html?search=ipx sendo que abaixo indico apenas algumas:
RECLAMAÇÃO 789114
RECLAMAÇÃO 874914
RECLAMAÇÃO 1303114
RECLAMAÇÃO 1661915
RECLAMAÇÃO 1723515

O que pretendo da Meo, além do bloqueio desse tipo de conteudos, que me asseguraram estar efetuado, é a restituição do valor de um serviço que não solicitei.

Data de ocorrência: 19 de fevereiro 2018
Boa tarde Antonio Gadelha,

Lamentamos a situação reportada, no entanto verificamos que a mesma se encontra ultrapassada, caso necessite de mais alguma ajuda, deverá ser reportada através dos canais oficiais de apoio ao cliente indicados em https://www.meo.pt/contactos.

Até breve,
Sofia Miguel
Antonio Gadelha
Boa Tarde,

ultrapassada não esta. é realmente muito estranho quando faço uma busca por este numero ou pelo nome da "empresa" na net este estar sempre associado a clientes MEO.

e como é que só este mês é sou notificado que ultrapassei o valor mensal extra mensalidade? nos outros supostamente também ultrapassei mas nunca fui notificado pela operadora.

estes tipos de serviços há uns tempos não tinham sido todos bloqueados? e só era possível aderir ou pagar algum serviço depois de uma confirmação via SMS?
Antonio Gadelha
23 de fevereiro 2018
a unica coisa que fizeram foi bloquear o serviço. é a restituição do valor de um serviço que não solicitei?
13 de janeiro 2021
Exmo.(a) Sr.(a),