MEO Marca Recomendada

MEO - Cancelamento de contrato

Leonardo de Sousa Pinheiro
Leonardo Pinheiro apresentou a reclamação
1 de maio 2015

Estive ontem na loja MEO no Shopping Forum Coimbra para solicitar o cancelamento do meu contrato de adesão, ocasião na qual levei os equipamentos. Explique a funcionária de nome Ana Santos que era imperativo a devolução dos equipamentos em loja, pois em poucos dias vou deixar o país e mudar para os Estados Unidos, de modo que não haveria ninguém para devolver o equipamento posteriormente ou local no qual estes pudessem ser retirados.
Apesar da explicação ter sido clara a funcionária se recusou a receber os equipamentos. A funcionária Ana Santos disse que o cancelamento teria que ser feito por telefone e ligou para um número. Após 40 minutos de espera e sucessivas ofertas de alteração do meu plano -- todas inúteis pois o motivo do meu pedido de cancelamento por si, já impossibilita qualquer outro plano -- consegui obter o protocolo 3-XXXXXXXXXX referente a meu pedido.
Durante a chamada telefônica mantida com o serviço de cancelamento, expliquei também a pessoa que me atendeu o motivo do cancelamento, e que era imperativo deixar os equipamentos em loja, pois não haveria como devolver os equipamentos posteriormente. A pessoa (ela não se identificou) disse que receber ou não o equipamento era ato discricionário da funcionária da loja, o que me leva a perceber que a Ana Santos não os recebeu por alguma razão pessoal, já que o podia fazer. A pessoa que fez o cancelamento explicou que o meu contrato ainda estava dentro do período de fidelização, o que não corresponde a verdade, haja visto que o meu contrato foi firmado ainda em 2012, e sendo o período de fidelização de 24 meses, extinguiu-se a relação contratual em 2014. Salvo engano, estamos em 2015.
Ela afirmou que minha informação estava correta, mas este havia sofrido uma extensão por conta da "oferta" da box de gravação. Informei a Sra. do outro lado da linha que tal procedimento nunca ocorreu, e que conforme prevê a legislação ,para que haja um aditivo de contrato, no qual o cliente sofra ônus, é necessário que este seja feito POR ESCRITO e com antecedência de 30 dias. Não há tal documento, motivo pelo qual o contrato é nulo por vício de origem.
A pessoa do outro lado da linha, informou que iria proceder com o cancelamento, mas que eu teria que aguardar até 5 dias úteis, e depois mais 15 dias, período após o qual o contrato estaria extinto. Informei novamente que é imperativo a devolução dos equipamentos, e que discordo frontalmente do prazo apresentado haja visto que o meu pedido de cancelamento é imediato. Não farei uso do serviço, motivo pelo qual discordo que seja cobrado valor adicional referente ao trâmite imposto pela operadora.
Solicito, portanto:
1) Cancelamento imediato do meu contrato,
2) Recolha imediata ou orientação para que o funcionário o recebe em loja, 3) Que seja seguido o contrato original, que esta anexado a esta reclamação. Do contrário, vou relacionar os equipamentos, homologar a relação em órgão competente e enviar via Correio com recibo de entrega para a loja MEO do Forum Shopping Coimbra, para que não se alegue a posteriore que não devolvi os equipamentos.

Data de ocorrência: 1 de maio 2015
5 de maio 2015
Boa tarde Leonardo Pinheiro,

Estamos a analisar o exposto. Dar-lhe-emos novo feedback logo que existam novidades.

Até breve,
Jorge Brito
Leonardo Pinheiro
6 de maio 2015
A meu informa que meu contrato está em período de fidelização, mas falha em apresentar contrato assinado por mim e com aviso de antecedência de 30 dias (conforme exige a lei) no qual notifica sobre novo período de fidelização.
Meu contrato foi firmado em outubro de 2012, e o período de fidelização já expirou há muito tempo.
Problema não resolvido, não assinem a MEO, vão para a NOS ou Vodafone, muito melhor. A MEO é do tipo "Pague para entrar, reze para sair".
Boa tarde Leonardo Pinheiro,

Conforme indicado no nosso e-mail, o serviço encontra-se fidelizado no seguimento das condições promocionais apresentadas.
Estamos disponíveis para mais esclarecimentos.

Até breve,
Jorge Brito
Leonardo Pinheiro
7 de maio 2015
Não considero resolvido, a operadora repete a mesma coisa, mas falha em fornecer cópia do contrato no qual consta a alteração que eles alegam ter. Não concordo com a resposta, e vou dar prosseguimento na ANACOM.
A operadora falha também em cancelar meu contrato, conforme solicitei na loja da MEO no Forum Shopping em Coimbra. Ainda não recebi nenhum comunicado para devolver os equipamentos.
Aguardo,
Leonardo de Sousa Pinheiro
Leonardo Pinheiro avaliou a marca
7 de maio 2015

A MEO alega períodos de fidelização que não existem, e não apresenta cópias dos alegados contratos. Minha dica é, utilizem a Vodafone ou NOS, muito melhor. Eu fiquei mais de 50 minutos no telefone para pedir cancelamento do serviço, e apesar de ter informado que eu cancelo o serviço por razão de mudança do país, a operadora insistiu durante 40 minutos em fornecer um novo plano. Isso confirma minha tese de que eles são surdos aos clamores dos clientes, tem que aprender a ouvir. Vou dar prosseguimento na ANACOM e entidades de defesa do consumidor. Ao Portal da Queixa, agradeço.