• Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Compra de telemóvel com defeito

83193822
Ricardo Filipe apresentou a reclamação

No passado dia 05 de outubro de 2022 adquiri um telemóvel de marca Xiaomi Redmi 10 C, o qual notei que tinha uma qualidade de Camera fotográfica muito fraca. De inicio pensei que pudesse ser um problema de configuração e tentei explorar as opções de melhoria de qualidade. A mesma não se verificou e assumi que sem duvida existe um problema no equipamento. Dirigi-me a loja da Bela Vista a fim de solicitar a garantia do produto no passado dia 02 de Novembro de 2022. Ao entregar o equipamento na loja, a funcionária que o rececionou teve o descaramento de me dizer que me tinha sido vendido o equipamento mais "RASCO" do segmento... Ao que lhe foi perguntado, como é que uma empresa como a MEO, que tem funcionários atender ao publico e aos quais reconheço (ou não) competências de aconselhamento ao cliente, vender um equipamento sem ter o mínimo de cuidado com o artigo que está a ser vendido?!. Hoje dia 09/11/2022 fui recolher o equipamento que foi para a garantia e o mesmo encontra-se exatamente na mesma. Supostamente na descrição de reparação diz que foram substituídas as cameras traseiras... Não acho admissível a empresa MEO não aceitar a devolução de um equipamento que já foi alvo de intervenção no âmbito de garantia e o qual apresenta a mesma anomalia.
09 nov 2022

Olá Ricardo Filipe,

Registámos o seu pedido com o nº 83193822.

Vamos analisar a situação que nos apresentou e em breve voltaremos a contactá-lo.

www.meo.pt/

17 nov 2022
Ricardo Filipe adicionou uma resposta

Hoje foi dia de receber o telemóvel que pela 2ª vez vai a assistência. É dito que foi feita atualização de software e qual não é o meu espanto, ao ligar o aparelho ao wi-fi, que a primeira coisa que o aparelho me apresenta é a atualização de software disponível para download. Isto é sem duvida, passar atestados de estupides aos clientes e nitidamente enganar o cliente. Não foi feito rigorosamente nada pois tive o cuidado de tirar novamente uma fotografia, tal como fiz na primeira reclamação e está exatamente na mesma, não tem qualidade nenhuma de imagem, a imagem mantem-se distorcida e a MEO continua a empurrar para a assistência, fazendo-me perder tempo, dados que ficam perdidos nas trocas de telemóvel. Garanto-vos que se não me substituírem o telemóvel, apresentarei reclamação junto das entidades reguladoras e cancelarei todos os serviços que tenho convosco. É uma vergonha, desde o atendimento telefónico ao serviço de assistência que não era sequer suposto estar a pedir por um equipamento comprado nem á um mês.

Ricardo Filipe adicionou uma resposta

Mais uma vez tenho de vir mostrar o quanto a empresa MEO é desonesta no que toca a assumir responsabilidades. Respondem me por e-mail e passo a citar: "Ressalvamos que a qualidade da camara está diretamente relacionada com a sua resolução, não podendo nestes casos ser considerada uma avaria."
Pergunto como e que um telemóvel com 50mpx tem uma qualidade de resolução tão fraca e a MEO considera normal! Para mim não é normal e volto a ressalvar, exijo a troca do equipamento. O equipamento não corresponde de todo ao que apresenta como características, se tem defeito, avaria o que quer que seja é um problema da MEO. Não tenho de ser eu que cumpro com os pagamentos, adquiri serviços e sempre fui cliente a ficar com o prejuízo. Hoje o equipamento ira, vergonhosamente para assistência novamente e volto a deixar a ressalva que irei cancelar todos os serviços que tenho com a empresa MEO.

Olá Ricardo Filipe,

Em resposta ao seu pedido com o nº 83193822, e após reanálise do mesmo, confirmamos a informação transmitida pelos serviços Meo.

MEO alterou o estado para Resolvida
Ricardo Filipe adicionou uma resposta

Não está nem perto de estar resolvida

Ricardo Filipe reabriu a reclamação
Ricardo Filipe adicionou uma resposta

Passo a citar aquilo que escrevem:
Exmo. Sr. Ricardo Gervaia,

Acusamos a receção da exposição dirigida à MEO através do portal da queixa, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

***Na sequência da mesma informamos que esclarecemos que os consumidores dispõem de um prazo de 30 dias para escolher entre a substituição do equipamento adquirido e a resolução do contrato.

Ultrapassado o prazo de 30 dias para o DOA (substituição) e para a resolução contratual (desistência c/ reembolso), o equipamento entra no período de garantia, que para equipamentos adquiridos após 01.1.2022 passou a ser de 3 anos.

As condições para o DOA ser aceite são:

a) equipamento ou acessório apresenta defeitos de fabrico,

b) cumpre o prazo definido para que o DOA ocorra,

c) o produto a devolver tem de estar completo tal como foi vendido. Deve por isso incluir: telemóvel, bateria, o carregador, o manual e outras componentes da marca do telemóvel, tais como auriculares, bolsas, tampas, CD’s com software, etc.).

Não são elegíveis para DOA equipamentos que apresentem danos visíveis, ou anomalias causadas por mau uso.

Conforme alínea identificada(**), disponho de 30 dias para pedir troca do equipamento, fiz um primeiro pedido a 02 de novembro, se adquiri o equipamento a 05 de outubro, não tinha feito 30 dias e encaminharam para assistência porque? A minha primeira abordagem que até foi telefónica recusaram logo no imediato a substituição do equipamento. Podem alegar o que quiserem. O equipamento tem defeito. Se é de fabrico ou não não é um problema me e não irá ficar na minha mão. Não compreendo está política de gestão que a empresa tem, sinceramente. Eu não aceito essas desculpas e argumentos. Quero a substituição do equipamento.

21 nov 2022
Ricardo Filipe adicionou uma resposta

Mais uma vez a empresa MEO, anda em rodeios. Alem deste reclamação, obviamente que irei fazer em outras plataformas e farei chegar o meu descontentamento onde for possivel.
Efetuei uma reclamação no livro de reclamações e recebo uma resposta via email por parte de uma sra. de nome Ana Paula Bras e lá está a falta de coragem, brio e respeito para com o cliente. Solicitam-me desta vez que lhes forneça o iMEi do telemóvel, mas para fornecer o mesmo, terei mais uma vez de ligar para a linha de apoio, esperar uma eternidade e esperar igualmente que o funcionário que atenda não transfira a chamada, pois das ultimas vezes que o fiz, na mesma chamada falei sempre com 2/3 pessoas diferentes. É este o profissionalismo desta Marca/Empresa que se diz de mérito e excelência.
Andam em rodeios apenas para não fazerem o que é o correto, efetuar a troca do equipamento, pois a empresa sabe perfeitamente qual o IMEI do equipamento, tendo em conta que o mesmo já foi 2X para a garantia e assistência, tem la todos esses dados.
Uma vergonha, que ano neste vai e vem a 3 semanas e com um telefone sem utilidade.

22 nov 2022

Exmo. Sr.(S).
Eu continuo aguardar uma resposta efetiva aquilo que reclamo. A vossa resposta é sempre a mesma e irei expô-la para conhecimento geral da forma como a vossa empresa funciona e como tratam o cliente.
"Exmo. Sr. Ricardo Gervaia,

Na sequência da mesma informamos reiteramos as informações prestadas no email enviado em 18/11/2022, ressalvando que, de acordo com a reparadora da marca, o equipamento T EDG Xiaomi Redmi 10C 64GB CIZ, IMEI 868016067816162, não foi detetada avaria após a realização de testes.

Ainda assim, caso não pretenda uma reavaliação do equipamento deve proceder à abertura de um novo processo de assistência técnica.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis, pelo 16200 e na Área de Cliente em meo.pt.

Com os nossos melhores cumprimentos.

Direção da Provedoria do Cliente MEO"

Eu solicitei a troca do equipamento dentro do prazo elegível e foi recusado pelos vossos serviços. O equipamento está inutilizado e continuo aguardar que autorizem a troca do mesmo. Quem perde com esta situação toda sou eu que não dou uso a um aparelho pelo qual PAGUEI, mas no fim serão vocês a perder, pois irei cancelar todos os vínculos que tenho convosco, dado o desagrado que tenho pela situação que continua arrastar-se, por pura teimosia e falta de transparência.

25 nov 2022
Ricardo Filipe adicionou uma resposta

Continuo a obter a mesma resposta, que o equipamento não apresenta qualquer anomalia, quando é bem visível na imagem em anexo a falta de qualidade de imagem. É tão fácil vender a banha da cobra e não assumir um defeito que o equipamento apresenta e que está à vista. Posso ser apenas um numero para a marca, mas não deixarei de expor a completa desonestidade da Empresa MEO e irei como referi anteriormente cancelar os serviços que tenho com a marca.

MEO alterou o estado para Resolvida
Ricardo Filipe adicionou uma resposta

Continuo aguardar resolução do problema. Continuo com um equipamento aguardar troca e guardado. Despedi de 170€ que estão do lado da MEO. A MEO mais uma vez está se a "marimbar" para o cliente. O equipamento tem defeito na câmera fotografica, não tenho de ser eu a arcar com um equipamento com defeito. Volto a frisar que se não me trocarem o equipamento, irei cancelar todos serviços que tenho com a empresa MEO. Não sou cliente a dois dias e basta consultarem o histórico.

Ricardo Filipe reabriu a reclamação

Olá Ricardo Filipe,

Em resposta ao seu pedido com o nº 83193822, e após reanálise do mesmo, confirmamos a informação transmitida pelos serviços Meo, sendo que não dispomos de informação adicional.

29 nov 2022
MEO alterou o estado para Sem resolução
Ricardo Filipe adicionou uma resposta

Eu insisto e pergunto. Como é que uma empresa como a MEO se presta a este tipo de braço de ferro, quando está a vista de todos que há um defeito de fabrico do equipamento. Como é possível haver este tipo de gestão de conflito... Como é que a empresa passa está imagem ruinosa para fora. Onde está o interesse na qualidade de serviço e no interesse do consumidor? Como é que se dá um veredito destes de sem resolução e deixa-se um cliente pendurado?

Ricardo Filipe avaliou a marca

Credibilidade - 0