MEO
MEO Marca Recomendada
Marca Recomendada
Performance da Marca
85.4
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
98%
Média das Avaliações
45,9%
Taxa de Retenção de Clientes
45,1%
Prémios e distinções
Marca Recomendada
Ranking na categoria
Altice Portugal
  • 16200
  • Rua Andrade Corvo, 6
    1050-009 Lisboa

MEO - Conteúdo publicitário nas gravações automáticas

Resolvida
Rui
Rui apresentou a reclamação
31 de agosto 2020
Gravações Automáticas com Publicidade,

Em todos os canais em que se reclame a resposta será a que se encontra em baixo. Foi amplamente "trabalhado" esta solução. Conforme está a ser noticiado a DECO indica que há uma clara violação da lei de protecção de dados. Para além da restrição aos direitos do consumidor, considero tratar-se de uma violação da lei de protecção de dados, na medida em que o cliente que paga a box vê-se privado de escolher se sim ou não, mais consta na lei de protecção de dados que a alteração não poderá ocorrer no decurso do contrato sem haver autorização expressa, parece-me forçado dizer-se que uma comunicação que aparece na box é comunicação expressa. Nesse caso trata-se de uma decisão que não é livre nem consciente.

Solicito que seja retirado a autorização dada para conteudo publicitário.

Já chega pagar pelo serviço. Em qualquer serviço que se pague não aparece anuncios, só em Portugal e paises sub-desenvolvidos é que vale tudo. Comigo não vão contar com esta palhaçada, querem os 30 segundos?? vão aplicar-me desconta na minha fatura, por levar com publicidade.

Aconselho vivamente a todos que façam o que diz a notícia. Denunciar esta situação, só com reclamações é que mudamos as coisas.

https://sol.sapo.pt/artigo/707132/deco-contesta-publicidade-antes-das-gravacoes-automaticas-das-tv-box

Deixo a mensagem automática que enviem para os clientes, sendo que já se encontra publicada em muitos dos canais, nomeadamente blogs.

Pretendo relembrar que a meo aluga a box promovendo publicamente essa função, levando aos clientes a aceitar essas condições, não pode tratar essa alteração como sendo um complemento ao serviço de tv.


" Exmo. Senhor xxx
Com os m/ cumprimentos

Em resposta à reclamação por V/ apresentada relativamente ao assunto em epígrafe, o Responsável pelo Tratamento de Dados veio prestar os seguintes esclarecimentos:

A evolução do paradigma inerente à sociedade de informação, tem contribuído para uma alteração na forma de consumo de conteúdos audiovisuais, independentemente do respetivo suporte, nomeadamente no que respeita à forma diferente de aceder aos mesmos, que passou a conciliar a visualização de canais lineares (os tradicionais canais de televisão) com o acesso não linear aos conteúdos dos canais (ex. gravações automáticas).

Com esta evolução de tendências, surgiu uma necessidade de adaptação dos modelos de negócio que garantam o investimento contínuo dos canais, para manterem a produção de conteúdos de qualidade e a preservação da diversidade. Os tradicionais anúncios publicitários que sempre fizeram parte do consumo de conteúdos de televisão linear, são fundamentais para a viabilização do modelo económico que permite aos canais manterem investimento em conteúdos, pelo que se torna premente a adoção de novas práticas que permitam dar resposta a esta necessidade, adaptada à nova realidade.

Dessa forma, os principais operadores que prestam o serviço de distribuição de televisão, em articulação com canais de televisão aderentes, e em linha com as boas práticas internacionais, adotaram um novo modelo que permite que, de forma equilibrada e adaptada aos interesses do consumidor, sejam veiculadas mensagens publicitárias que, repita-se, desde sempre fizeram parte das características da remuneração dos conteúdos em televisão.

A experiência que agora se inicia pretende melhorar a experiência de televisão, pois a publicidade será apresentada previamente ao início da visualização de alguns programas. Os anúncios serão apresentados, caso selecione a opção “anúncios personalizados”, de acordo com o perfil de utilização de cada consumidor, sendo, por isso, mais relevantes. Conscientes que nem todos os utilizadores ficarão confortáveis com esta opção, deixámos ao critério de cada um receber anúncios desconsiderando o seu perfil de utilização. Garantimos, em qualquer caso, que toda a informação será tratada de forma anonimizada e devidamente protegida, em linha com as melhores práticas de proteção de dados pessoais e em cumprimento de toda a legislação aplicável.



Importa ainda referir que a publicidade, terá uma duração máxima de 30 segundos e não será apresentada em todas as gravações de todos os canais, sendo respeitados períodos de guarda que salvaguardem a boa experiência do cliente.

Por fim, informamos que a possibilidade de efetuar e aceder às gravações dos conteúdos dos canais constitui apenas uma de várias funcionalidades extra no serviço de televisão. Esta funcionalidade não está, aliás, disponível para todos os conteúdos. Nessa medida, a alteração dos termos e condições da funcionalidade das gravações automáticas não implica qualquer alteração ao contrato. Sublinha-se, assim, que o serviço de televisão continua a ser prestado de forma integral, não existindo, no âmbito do serviço de televisão contratado, uma diminuição no conteúdo da funcionalidade das gravações." (Mensagem automática MEO, SA)
Data de ocorrência: 31 de agosto 2020
MEO
1 de setembro 2020
Boa tarde.

Registamos a sua insatisfação. Para que a situação que reporta possa ser verificada deve expor a mesma através dos canais oficiais de suporte indicados em https://em.meo.pt/2VdYApc .

Obrigado.
Rui
Rui
17 de setembro 2020
Por questão de transparência e de lealdade, gostaria que a resposta ao solicitado fosse dada nesta plataforma. Pois de outro modo esta plataforma não faria sentido existir.

Aguardo resposta ao reclamado.
MEO
13 de janeiro 2021
Exmo.(a) Sr.(a),

Agradecemos a sua comunicação e no seguimento da mesma, consideramos que a situação já se encontra resolvida . Não hesite em contactar-nos através dos canais oficiais de suporte indicados em https://www.meo.pt/contactos.

Lamentamos desde já todo o tempo decorrido e informamos que continuamos empenhados em servir o Cliente com a qualidade indispensável.

Com os nossos cumprimentos,
MEO
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.