MEO Marca Recomendada
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Contrato de fidelização impossível de terminar

MarisaC apresentou a reclamação
14 de novembro 2019
Desde junho de 2019 que tento cancelar o meu contrato de fidelização com a MEO. Isto porque me ia ausentar do país e, por esse motivo, mudar de casa. Uma vez que a MEO não pode levar o seu serviço para o país para onde entretanto já me mudei, pedi para cancelarem o serviço. Disseram que não o podiam fazer sem penalização pois não tinha nenhum comprovativo de que ia mudar de país. Precisavam do contrato de arrendamento da minha nova morada. Como ainda estava em Portugal e ainda não tinha uma nova casa, a MEO sugeriu que eu levasse os equipamentos para outra morada temporariamente, até ter o contrato de arrendamento. Transferi o serviço para casa dos meus pais, que já têm uma operadora de internet, tv e telefone, à qual estão fidelizados e com a qual estão satisfeitos. Mesmo assim, transferimos temporariamente os equipamentos da MEO para lá, onde estão desligados e sem ser utilizados. Entretanto, mudei-me para o novo país, arrendei casa e já cá estou há mais de 3 meses. A MEO já tem o comprovativo de tudo isto, mas continuo a pagar todos os meses a mensalidade do serviço que não preciso, que não é utilizado e que tenho todo o direito de cancelar sem penalização. Fiz queixa na MEO, ligaram-me umas 10 vezes a perguntar se não tenho mesmo para onde transferir o serviço. E acabam sempre a dizer que tudo bem, vão cancelar, mas tenho de pagar mais de 300€. De notar que entretanto o meu contrato de 2 anos já tinha até terminado, mas quando transferi o serviço para a morada dos meus pais (por aconselhamento da MEO), a MEO aumentou a minha fidelização em mais dois anos. Já fiz queixa no livro de reclamações e a MEO continua a exigir que eu pague a penalização para me cancelarem o contrato. Contrato que não estou a utilizar e que estou a pagar indevidamente há 6 meses, tudo por um mau aconselhamento da MEO. A lei, que a MEO poderá consultar caso tenha dúvidas, diz que um contrato de fidelização de telecomunicações pode ser terminado se:
- Desemprego de um ou dos dois membros de um casal;
- Emigração;
- Mudança de morada.

Emigrei, mudei de morada e por acaso até estou desempregada. É preciso mais alguma razão?
Data de ocorrência: 14 de novembro 2019
15 de novembro 2019

Obrigado.
16 de novembro 2019
MEO, como podem imaginar, já reportei a situação várias vezes pelos canais oficiais: site, loja, telefone, carta. Não seria este o primeiro local onde ia expor a situação, claro que tentei primeiro resolver tudo convosco, mas sem solução à vista — uma vez que andamos nisto há seis meses.
16 de dezembro 2019
Olá de novo,

Continuo a aguardar resposta da parte da MEO. Recebi entretanto uma carta para fazer o pagamento da multa de cancelamento do contrato. Multa que não tenho de pagar, tal como já expliquei acima.

Agradeço uma resposta.
13 de janeiro 2021
Exmo.(a) Sr.(a),

Com os nossos cumprimentos,
MEO

MarisaC desculpe que lhe diga mas a sua paciência é muito parecida com a paciência de Jó.