MEO

MEO - Contratos de fidelização com idosos

Alina Cristina Bairras Fernandes
Alina Fernandes apresentou a reclamação
16 de junho 2019

No ano passado o meu avô, na altura com 88 anos, foi contactado pelo operadora MEO para ter conhecimento de uma "oferta" de serviço que incluía a possibilidade de fazer comunicações para números fixos internacionais "gratuitas", sendo que o primeiro ano a mensalidade seria grátis e, a partir daí, ser-lhe-iam cobrados 5€ adicionais da dita "oferta". Na altura o meu avô, volto a referir, com 88 anos, problemas de audição e com o segundo ano de escolaridade, percebeu que só iria pagar de mensalidade 5€ ao invés dos 9€ que pagava até então e, tendo em conta que alguns familiares vivem no estrangeiro, seria uma boa opção. O que não foi devidamente explicado ao meu avô, pelo menos de forma que ele pudesse compreender, era que esta oferta vinha acompanhada de uma fidelização e que ao fim de um ano em vez de pagar 9€ passaria a pagar 14€ e esta é a primeira razão da minha indignação, que me levam a colocar algumas questões: Não há uma idade limite para as fidelizações? (se não existe, talvez fosse melhor começar-se a pensar nisso); Os funcionários destas empresas aproveitam-se da fragilidade e ignorância dos mais idosos para obter números e comissões, ou serão eles próprios os ignorantes que não sabem distinguir o que é uma conduta ética de uma burla?; Para haver fidelização, tendo em conta que o contacto foi feito unicamente pela operadora MEO, não deveria ter sido enviado um contrato com todas as condições para que o meu avô pudesse ler e assinar? Onde está esse contrato? Porque de certeza que a MEO não possui, uma vez que nunca chegou ao meu avô e nunca foi assinado.
Pois bem, não obstante tudo o que já foi referido a cima, o meu avô encontra-se atualmente hospitalizado e, dada a idade e os problemas de saúde, não sabemos qual será o desfecho desta situação, pelo que temos tentado rescindir contrato com a MEO, uma vez que mesmo que ele recupere já não poderá viver onde residia até então. O que me leva à segunda parte desta reclamação: Para fazerem contratos com fidelização, leia-se burlas, a idosos praticamente analfabetos, para a dita empresa basta um contacto telefónico. No entanto, quando se trata da rescisão deste mesmo contrato à todo um conjunto de burocracias e dificuldades que nos são levantadas:
1º Dizem-nos que não é possível fazer a rescisão e propõem que o contrato passe para o nome de um dos filhos e que sejam eles a "usufruir" destas "fantásticas" condições.
2º Dizem que para rescindir, então terá que ser o próprio cliente a fazer o pedido (quando já tinham sido informados do seu internamento);
3º Pedem-nos uma carta do hospital para provar que ele se encontra, de facto, hospitalizado (já que falamos em provas e papeis, e o contrato assinado pelo meu avô a aceitas estas condições, onde está?)
4º Pedem que um dos filhos envie uma carta para a MEO, com a declaração do hospital anexada, a pedir o cancelamento do contrato
5º Entretanto, como já passou algum tempo, enviam nova fatura para pagar;
6º Afinal a carta enviada pelo filho não é suficiente, precisam também do B.I. do meu avô (mas isto não ilegal??) e um dos filhos tem que ir a uma loja MEO entregar.
E é neste ponto que estamos.
Mais uma vez sinto-me profundamente irritada e revoltado com os serviços oferecidos pelas operadoras e pela forma como ludibriam e burlam as pessoas mais frágeis.
Da minha parte, darei a conhecer esta infeliz história em todas a plataformas digitais e irei também apresentar queixa no livro de reclamações.

Data de ocorrência: 16 de junho 2019
MEO
18 de junho 2019
Boa tarde Alina Fernandes.

Obrigado.
18 de junho 2019
Está reclamação já seguiu por todas as vias necessárias (reclamação na DECO, ANACOM, Portal da Queixa, Livro de reclamações online, fóruns relacionados, entre outros). De qualquer das formas agradeço que mais uma vez procrastinem e passem este problema para outro qualquer responsável, que por sua vez não irá resolver nada.
Exma. Senhora Alina Fernandes,

Relativamente ao exposto, solicitamos o envio de documento comprovativo que ateste que representa legalmente o titular do serviço.

Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e em meo.pt. Se é cliente empresarial, contacte o seu gestor de cliente, ligue 16 206 ou aceda à Área de Cliente em ptempresas.pt.

Com os melhores cumprimentos.

Cristina Torres

Cara Cristina Torres,

Em resposta ao seu email, faço o pedido inverso. Enviem-me primeiro o contrato de fidelização do meu avô (existe?). Mais um documento que me pedem, gostava de saber que documento exigiram ao meu avô para confirmar que ele era de facto o titular do contrato na altura em que o burlaram. Se ele entretanto morrer, vão ao velório exigir alguma coisa assinada por ele? Tenham vergonha!
Mais informo que o contrato com ele já está cancelado, segundo informação telefónica de uma colega, pela qual fui contactada.
Mais informo que não será pago mais nenhum valor faturado pela vossa empresa.
Exma. Senhora Alina Fernandes,

Com os melhores cumprimentos.

Cristina Torres

Cara Cristina Torres,

Mais informo que não será pago mais nenhum valor faturado pela vossa empresa.