MEO Marca Recomendada

MEO - Dados incorrectos na contratação via telefone

Paulo Sousa
Paulo Sousa apresentou a reclamação
14 de março 2016

Sou cliente MEO desde 2011.
Desde então fui revendo e acrescentando serviços, sendo atualmente um cliente com um pacote M4O serviço ADSL.
Recentemente o serviço de FIBRA ficou disponível na morada de instalação atual.
Ao aperceber-me da disponibilidade do serviço de FIBRA, contactei a linha de apoio ao cliente através da linha de apoio ao cliente (16200).
Este contacto teve lugar no passado dia 12/03/2016 por volta das 16:30.
A operadora da MEO confirmou a disponibilidade do serviço de fibra e das diversas hipóteses para a migração do serviço ADSL para a FIBRA.
Devo de salientar que enquanto conversava com a operadora tinha o site da MEO aberto e estava a ver as condições dos diversos pacotes de serviços disponíveis.
Então tendo em conta as minhas necessidades e dentro do que eu desejava, fiquei satisfeito com as condições do M5O.
A operadora confirmou-me os valores que constavam no site.
Mensalidade do serviço: 81,99€
200 Canais
MEO Go Multi Incluído
200 Mbps de velocidade
100 Mbps/upload (após 24º mês 50 Mbps) e Tráfego ilimitado
Chamadas Incluídas
Redes fixas nacionais (números começados por 2) e 50 destinos internacionais das 21h às 9h (5)
2 cartões com 2 GB/cada + 500MB/cada (exclusivo online) (6)
Chamadas e SMS incluídas para todas as redes nacionais (para números começados por 2,3 e 9) (7)
3º e 4º cartão por €8,25/mês cada
6GB
Para utilizar numa PEN, Router ou Tablet
Até €659 em ofertas (8)
Oferta de 2 mensalidades (€164) (1)
Até €120 de desconto mediante portabilidade móvel (9)
MEO Music (€240)
Antivirus Panda PRO - 1 licença
Instalação (€80)
Ativação (€25)
Oferta de 500MB/mês adicionais por cartão durante 6 meses para adesões online (€29,94) (2)

Na banda larga móvel a operadora disse-me que o custo de um router 4G seria de 19,99€, mas no entanto teria de o adquirir numa loja MEO, e que teria um voucher no valor de 150€ para poder adquirir o equipamento pretendido.

Nas boxes iria pagar 5€/mês pelo aluguer da box HD e 1,50€/mês (com desconto de 4€/mês) pelo aluguer da box HD com gravação.

A operadora informou-me que iria receber as condições contratadas por email e que iria receber nos próximos dias através de correio o cartão 4G para a banda larga móvel.

Informou-me ainda que não estava a conseguir agendar a instalação do serviço de FIBRA, mas que iria ser contactado pela MEO para agendar a mesma.

Assim foi, a operadora informa-me que a chamada irá ser gravada e ao ler-me as condições eu no final aceito as mesmas.

Termino a chamada, achando que tudo tinha ficado resolvido e que me restaria aguardar o contacto da MEO.

Para minha surpresa recebo logo dois emails da MEO com dois pedidos de portabilidade, para os dois números de telemóvel que já tinha feito a portabilidade em 2014.

Achei ser um engano, mas não fiz nada de imediato.

No dia 14/03/2016 por volta das 12:30 resolvi ligar para o 16200 novamente e confirmar se o processo estava a correr dentro da normalidade.

Depois de alguns minutos de análise, a operadora informa-me que o processo que eu havia iniciado 48 horas antes, tinha sido cancelado.

Não me soube explicar o motivo do cancelamento. No entanto disse-me que poderíamos rever novamente as condições e fazer um novo pedido de migração do serviço.

E qual o meu espanto quando as condições já não são as mesmas, que havia negociado 48 horas antes.

Então e em resumo.
A mensalidade mantinha-se.
Já não havia desconto no aluguer da box HD de gravação, sendo o aluguer de 5,50€/mês.
O router 4G já não custava 19,99€ mas sim 79,99€.
O voucher de 150€ só poderia ser usado numa compra igual ou superior a 160€.
De resto todas as condições se mantinham.
Mais uma vez a operadora identifica-me, NIF e Nº cartão de cidadão, lê as condições que eu volto a aceitar, embora tivesse manifestado o meu descontentamento, pelas diferenças entre as 48 horas e as duas operadoras da MEO.

A operadora pede-me para aguardar.

Volta a conversar comigo, onde me diz que afinal não tinha ainda como garantida a viabilidade de instalação do serviço de FIBRA, e que necessitava de confirmação pelo departamento técnico. E que afinal a velocidade da Internet fixa não seria de 200 Mbps/download
100 Mbps/upload e Tráfego ilimitado, mas sim 100 Mbps/download 10 Mbps/upload e Tráfego ilimitado.

Me informou que as condições que eu pretendia só eram válidas para novos clientes.

Posto isto, desisti da migração do serviço ADSL para o serviço FIBRA.

Tendo em conta estas politicas da MEO, onde o cliente com 5 anos de fidelização tem condições muito inferiores a um novo cliente.

Informei a operadora que se realmente essa era a forma da MEO tratar os seus clientes mais antigos, então iria aguardar o fim do período de fidelização em vigor e que iria optar por ser um novo cliente de outro operador e beneficiar das condições melhores dadas em todos os operadores a novos clientes.

Data de ocorrência: 14 de março 2016
2 de agosto 2017