MEO Marca Recomendada

MEO - Falta de disponibilidade para receber o cliente gratuitamente

Selma Denise de Oliveira Pereira
Selma Pereira apresentou a reclamação
25 de junho 2017

No dia 10 de Maio, fui contactada através de um nº anónimo, pelo operador da MEO Ricadro Dias, pelas 15.29h, que promovia o tarifário móvel Unlimited L. Como tenho outro tarifário (TOP)cujo valor (4€ semanais) seria creditado no dia seguinte, e tendo exposto desde logo que só teria algum interesse em aderir se não perdesse qualquer dinheiro e se o contrato fosse assegurado pelos valores que me foram apresentados, ele mesmo sugeriu que o serviço só seria activado dia 17, pelo que a mensagem que pedia a minha adesão só seria enviada dia 15.
Tendo tido, nos anos anteriores, problemas com a MEO dos quais saí bastante prejudicada, não só financeiramente, sobretudo quando tentei fazer novos contratos, e sendo a chamada gravada, até pedi para o operador certificar, e repetir, que só seria enviado a partir desta data e só depois de ler bem as condições propostas poderia eventualmente aceitar tal contrato.
No entanto, dia 11 recebi várias mensagens, começando pela que pretendia a minha resposta positiva para activar o serviço, à qual não respondi, e logo de seguida, outras a afirmar que o serviço estava activado. Percebi então, que, sem meu consentimento, pois não enviei qualquer mensagem positiva ou mail, e antes mesmo de ler as condições do serviço pelo mail que me enviaram(que tinham sido omitidas aquando do contacto), visto que no local em que me encontrava nem sequer tinha rede para poder aceder à internet, que estava a ser enganada mais uma vez.
Como apesar de não pagar para outras redes, o único número disponível para apoio da MEO se paga (será isto legal?), e não queria de modo algum usar um tarifário ao qual não tinha aderido, e também, confesso, porque já tenho MEDO de falar com uma companhia que grava as chamadas mas nos engana a cada oportunidade, acabei por contactar o Provedor do Cliente, que foi a única forma de resolver conflitos anteriores. O mail foi enviado dia 12, quando consegui deslocar-me a um sítio com internet disponível, e nesse mesmo dia e no seguinte, continuei a receber mensagens confirmando mais uma vez a adesão ao tal tarifário desde dia 11.
Deste modo, fiquei impossibilitada de utilizar o meu telemóvel durante esses dias, e só no dia 15 consegui faltar ao trabalho da parte da tarde e deslocar-me a vila, onde recorri a um agente da MEO para me tentar ajudar. Desde logo percebi que aquela pessoa não podia fazer nada para me ajudar, embora diariamente recebesse várias queixas semelhantes e outras ainda mais graves, e aconselhou-me a deslocar-me à loja oficial mais próxima, que seria em Coimbra, a cerca de 40km (80km, ida e volta), coisa que não tinha possibilidade económica de fazer e muito menos vontade de gastar ainda mais com um problema que me criaram e que, mais uma vez, já me estava a causar transtornos enormes e gastos despropositados em transporte e profissionalmente, para não falar a nível emocional/psicológicos.
Como manifestei interesse em terminar também o contrato da MEO que tenho em casa há pelo menos 3 anos (já passou o período de fidelização), que como habitual começou com um preço mais acessível, que subiu ao fim de 3 ou 6 meses (coisa que não compreendo, como é que eu tenho de cumprir o tempo e os pagamentos, mas o preço promocional do contrato vai subindo ao longo do tempo, então o contrato é só para cumprir, do lado do cliente?), a funcionária aconselhou-me a enviar uma carta registada com aviso de recepção, para a morada MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, Sa, Av. Fontes Pereira de Melo, 40, em Lisboa, pedindo a resinsão do contrato, juntamente com a cópia do BI.
Entretanto, ao mostrar-lhe as mensagens que recebi, para que entendesse melhor o que se tinha passado, apercebemo-nos que tinha recebido horas antes, uma mensagem referindo a adesão ao tarifário TOP (o que tinha anteriormente). A funcionaria disse que o mais provável, era o Provedor do Cliente já ter tratado do assunto, mas entretanto, foi-me debitado novamente o valor de 4€, e tendo ficado com saldo negativo de 0,04€, fiquei com as comunicações impedidas. Fui carregar o telemóvel através de multibanco, e só mais tarde me apercebi que nem sequer tinha internet (apesar de ser o objectivo deste tarifário e por isso pago mais) e só no dia seguinte, dia 16, por volta da hora de almoço, tive internet disponível.
Entretanto, recebi uma chamada da Provedoria do Cliente, à qual infelizmente não perguntei o nome, lamentando a situação e dizendo que o serviço já tinha sido reposto. à medida que fui conversando e mostrando o meu desagrado pelos muitos problemas causados pela MEO, sem os citar, em vez da compreensão ou interesse em salvaguardar os meus direitos enquanto cliente, recebi uma postura de quem não acredita que seria possível eu ter tido tantos problemas, a desculpabilizar e a reafirmar que agora já estava tudo bem, o que me fez perceber que na verdade estava a falar com alguém a defender a empresa que tantas vezes me lesou, e não os meus direitos. Perguntei mais uma vez, como fazer para rescindir o contrato da internet+telefone em casa sem mais problemas, e a morada que me foi dada foi MEO, Serviços de Comunicações e Multimédia Sa, Apartado 1423 EC Pedro Hispano, no Porto. Estranhei que a morada não fosse a mesma que me foi dada anteriormente.
Quando perguntei como, ainda assim, poderia fazer uma reclamação por escrito, a funcionária afirmou que a reclamação já tinha sido registada (mas quantas vezes, passei horas ao telefone com a MEO para fazer reclamações, que percebi depois, nunca ficaram registadas!), e quando insisti que mesmo assim queria fazer por escrito, o tom de voz alterou-se e perguntou-me qual era afinal o meu objectivo. Respondi que era meu direito, e que estava cansada de ser enganada e roubada e de ver tanta gente, sobretudo idosos indefesos e que não têm como reclamar ou resolver este tipo de conflitos (coisa demasiado habitual por estas bandas, onde não há qualquer respeito dos vendendores porta a porta que até fazem contratos com pessoas que nem sabem sequer assinar ou têm capacidade para entender o que lhes é proposto), e que não fazia ideia se a pessoa que me enganou passaria as 8h de trabalho a enganar pessoas, como me fez a mim, obrigando-as a entrar em contratos que não querem e que nem sequer conhecem na totalidade, e que mais uma vez, passaria impune, como provavelmente passaram todos os operadores que ao longo destes quase 8 anos fizeram coisas semelhantes. Percebi claramente que o discurso se alterou, não me foi dada qualquer morada e eu acabei por dizer que a encontraria, e que lamentava que o Provedor protegesse mais a sua empresa do que o cliente lesado.
Pedi ainda para apagarem o meu contacto dos registos telefónicos, coisa que todos os anos faço várias vezes sem qualquer resultado, pois o que esta empresa faz é um assédio e uma invasão de privacidade brutal, com contactos constantes, e ínumeros números, quase todos não identificados. Espero que, sendo feito pela Provedoria, desta vez surta efeito, pois tenho todo o direito de não querer ser contactada por campanhas publicitárias enganosas e de não querer que o meu contacto seja público. (Acontece que vim a saber que nada foi feito e continuei a receber chamadas mesmo depois de uma semana, ou seja, mais uma vez, mentiram-me).
Antes de atender esta chamada que despoletou tudo isto, posso dizer-vos que já ia para 3 semanas, que estava a ser contactada diáriamente por números anónimos (que tenho toda a certeza serem dessa empresa), em geral ligando-me 3 vezes por dia, para o telemóvel, e ao chegar a casa ao fim da semana de trabalho, apercebo-me que essas chamadas também estavam a ser feitas para o número fixo. O que acontece, pois isto é recorrente, é que, se eu não atender a chamada no primeiro dia em que é feita, elas continuam a acontecer, mas a chamada resume-se a 2 ou 3 toques. Enviar toques, envio para a minha mãe, é algo bastante íntimo, e não creio que seja correcto e considero uma invasão da privacidade íncrivel, sobretudo porque já tive alguns problemas com chamadas anónimas e nem sequer costumo atende-las, mas depois de tantos dias, estava a ser bastante frustrante tentar atender as chamadas sem sucesso, pois realmente em 3 toques muitas vezes não consigo alcançar o telemóvel. E posso dizer que não foi a primeira nem a segunda vez que isto aconteceu, e em geral só pára, quando eu atendo ao fim de uns dias e reafirmo que não tenho tempo nem paciência para este tipo de chamadas e não dei permissão para usarem o meu contacto para este fim. Aliás, é legal essas empresas contactarem através de um número anónimo?

Mas não terminou por aqui. Decidida, finalmente, a rescindir o meu contrato, pois é ridículo pagar mais de 40€ mensais para ter o telefone que não uso, e uma internet lenta que mal uso, desloquei-me aos CTT para enviar a carta registada, e pretendia enviar para a morada dada pela Provedora, que me disse até que era remessa livre, quando ao comentar o sucedido com o funcionário, este me chamou a atenção, pois eu não poderia enviar uma carta registada para um apartado, e fez-me perceber que, enviando para essa morada, corria o risco de poderem afirmar não ter recebido qualquer pedido de fim de contrato, e consequentemente, poder continuar esta história interminável. Então o que fiz, foi enviar carta registada com aviso de recepção para a morada indicada não pela Provedora, mas pela funcionária da Agência da MEO.
Para terminar, apercebo-me que agora, sem ter feito qualquer coisa, é o meu número que aparece anónimo, quando tento contactar alguém! E por isso, até poder passar num agente da MEO, não vou poder novamente fazer telefonemas, se não admito que me liguem em anónimo, pois considero uma falta de respeito brutal, e porque chega a ser assustador, não farei o mesmo a outras pessoas, e como sempre tive o número identificado, nem faço ideia de como alterar isso.
Sinto-me completamente exausta depois de tantos problemas criados pela MEO, deveria ter registado todas as minhas reclamações directamente para vós, mas o que é certo depois de tantas vezes ser enganada, e ter sempre de perder dias inteiros e rios de dinheiro em telefonemas, deslocações, me senti tão esgotada e farta, que acabei por me dar por muito contente por ter o problema resolvido.
Mas desta vez, tendo sido quase enganada também pela Provedoria do Cliente, tendo percebido que a última coisa que queriam era uma reclamação, dei-me a este trabalho, pois considero absolutamente abusivo o comportamento da MEO com os seus clientes, a forma como o apoio nem sequer é gratuito, o que faz com que tanta gente deixe os problemas arrastarem-se, por falta de possibilidade monetária para exigir que os serviços que pagam sejam fornecidos correctamente, e talvez por viver com algumas dificuldades e conhecer tanta gente na mesma situação com problemas similares, penso que realmente talvez as queixas não estejam a chegar ao sítio certo, pois parece-me impossível que uma empresa com essa envergadura possa continuar com estas políticas, saindo ilesa, desresponsabilizando-se em relação aos actos dos seus operadores, que não faço ideia se serão punidos, ganhando rios de dinheiro por conseguirem clientes que às vezes nem sabem que o são e têm de pagar porque alguém decidiu assinar por eles.

tendo contactado novamente o provedor do cliente da MEO, a resposta que obtive foi

“No seguimento da exposição que apresentou junto da Provedoria do Cliente PT, que mereceu a nossa melhor atenção, vimos por este meio informar que deve efetuar esse pedido junto da linha de apoio a cliente, o 1696, ou através da área de cliente MEO.”

Mais uma vez, recusei-me a gastar mais dinheiro a telefonar para o suposto número de apoio, para resolver um problema gerado pela MEO, pelo que só no dia 28 consegui obter ajuda de familiares para voltar a ter o meu número identificado, o que significa que durante 10 dias, praticamente não consegui fazer chamadas, pois estas não eram atendidas por estarem anónimas.

Quanto à carta registada que enviei à MEO dia 15 de Maio, com o o aviso de recepção nº RH015245866PT, foi recebida no dia 16, carimbada e assinada por Anabela Simões, C.C. Nº 8194490 0 ZZ4, no entanto, até dia 7 de Junho não tinha recebido qualquer contacto, e continuava a ter internet e telefone, pelo que decidi mais uma vez deslocar-me a uma loja MEO (em Tábua) para saber o que se passava, pois o que a Provedoria do Cliente me tinha dito, é que o serviço demoraria cerca de 15 dias para ser desactivado, e que entrariam em contacto.
A funcionária da loja disse-me que aguardasse e esperasse por um contacto, o que não me pareceu de todo lógico, visto que isso implicaria arrastar o problema, e não querendo pagar nem um cêntimo a mais por toda esta falta de profissionalismo, perguntei o que poderia fazer para me ajudar, mas ela a única coisa que disse foi que eu teria de aguardar por um contacto.
Depois de perguntar várias vezes sem obter ajuda, referi que já tinha inclusivé feito reclamação à ANACOM, e que iria recorrer a um advogado para resolver este problema, e finalmente a funcionária decidiu ajudar-me, em apenas alguns minutos preencheu um formulário (segundo informou, Solicitação nº 3 – 213566470509) para expor o meu problema (incrível, primeiro era impossível ajudar-me, de repente em minutos conseguiu cumprir provavelmente o seu papel como funcionária, ajudando um cliente a resolver um problema).
No dia seguinte, dia 8 de Junho, recebi um telefonema do nº 225 006 000, pedindo desculpa pela confusão, pois de facto tinham o registo do pedido feito no dia 15 para terminar o contrato e segundo a funcionária, nesse mesmo dia desligaram-me o serviço, e iria entretanto receber a factura, mas foi-me dito mesmo assim, para não me assustar, pois primeiro iria receber uma factura com o valor normal, mas seguidamente iria receber outra, com o mesmo valor ajustado, pois de facto só deveria pagar o serviço até ao dia em que solicitei o seu término.
Pensei que seria finalmente o fim dos meus problemas, e ao chegar a casa no dia 9, ainda antes mesmo de abrir a porta, ouvi o telefone a tocar, tendo percebido de imediato que o que me foi dito, não tinha sido cumprido, mais uma vez. Seguidamente, recebi uma outra chamada no meu telemóvel, do nº 222 009 000 com uma estranha conversa – uma operadora da MEO perguntava-me “está tudo bem consigo?” e preparava-se para me “oferecer” mais promoções, ignorando por completo o que se estava a passar, o que me fez perceber mais uma vez que esta empresa não cruza dados, e que alguma coisa falhou no pedido de excluir o meu contacto para fins comerciais, prometido pela operadora do Provedor do Cliente no dia 15 de Maio, que disse que, quando muito, na próxima semana, ainda haveria a possibilidade de ser contactada. Gostaria por isso de pedir ajuda, no sentido de eliminar por completo a disponibilidade do meu contacto para fins comerciais, pois reservo o meu número para dar a quem quero e recuso qualquer tipo de invasão deste tipo.
Como entretanto não tenho estado em casa, desliguei logo nesse dia todos os aparelhos da electricidade, e dia 12 de Junho, através do multibanco, cancelei o débito directo para pagar a factura do mês de Junho, que recebi no mesmo dia, para pagamento de 40.87€. Irei por isso aguardar pela nova factura, embora o prazo de 15 dias, a contar do dia 16, data do recebimento do pedido, devesse ser apenas relativo ao mês de Maio, visto ter 31 dias.

Entretanto, dia 20 de Junho, recebo uma carta da MEO, dizendo que a facturação ocorrerá até ao dia da cessação, a 22 de Junho.
Tentei obter a ajuda possível através do Facebook da MEO, e recebi como resposta da funcionária Maria Santos, esta informação "Relativamente à questão de inibição dos contactos MEO para o seu nº, informamos que o mesmo se encontra em processamento, esta operação poderá levar até 8 dias úteis a ficar concluída, após os quais deixará de receber estas comunicações. " e ainda, hoje, " Caro(a) cliente,
No seguimento da situação exposta nas Redes Sociais, a qual nos mereceu a melhor atenção, informamos que, a MEO dispõe de 15 (quinze) dias para proceder à desmontagem/cancelamento dos serviços após o pedido efetuado pelo cliente.
Assim, verificamos que o pedido foi efetuado em 18/05/2017 pelo que a faturação é devida até 03/06/2017.
De salientar que, a correção dos valores de junho serão processados numa próxima fatura."

Como é possível tantas incongruências e tanta falta de respeito pelos clientes?!
A minha reclamação à ANACOM foi apresentada com o nº nº 576502, enviada dia 18 de Maio.

Agradeço algum auxílio na resolução desta questão, pois se só comigo, em menos de 2 meses, conseguiram fazer tudo isto, imagino que certamente farão o mesmo a todos os clientes, pelo menos, foi a experiência que tive de cada vez que terminei/iniciei um contrato com esta empresa! É vergonhoso, faltei pelo menos a 2 dias de trabalho para tentar resolver este problema, prejudiquei-me a mim e a outras pessoas pelo tempo que investi a tentar encontrar quem me ajudasse a resolver a situação, para não falar no dinheiro que gastei, e passado quase 2 meses, continuo sem ter a situação resolvida!

Data de ocorrência: 25 de junho 2017
Boa tarde Selma Denise de Oliveira Pereira,

Registamos a sua insatisfação, no entanto conforme já indicado por e-mail, a faturação emitida encontra-se correcta.

Até breve,
Luís Oliveira
27 de junho 2017
Boa noite Luís Oliveira, a ultima factura que recebi por e-mail referia-se a um valor de 40.87€, referentes ao mês de Junho.
A ultima carta recebida pela MEO, que data de 9 de Junho, com a Referência 1326545516, refere, como poderá verificar pela fotografia da carta enviada em anexo, ou consultando os vossos registos, diz que "a facturação ocorrerá até ao dia da cessação, a 22-06-2017".
Boa noite Luís Oliveira,

Lamento por tantas contradições e sobretudo pela incrível falta de respeito e de esclarecimento que têm para com os clientes. A ultima factura que recebi, no valor de 40.87€, refere-se ao pagamento do mês de Junho. A ultima carta da MEO que recebi, que envio em anexo, datada de dia 9, refere que " a facturação ocorrerá até ao dia da cessação, a 22-06-2017", como pode verificar pela fotografia em anexo.
27 de junho 2017
Estranho que, depois de ter dito que a foto que enviei com parte desta fotografia do comentário anterior, outra funcionária conseguiu identificar o meu processo e as minhas questões, e depois de enviar para apreciação, foi o senhor a responder a esta mensagem, aqui está a cópia

"Boa tarde Denise, conforme indicado por e-mail:
"Caro(a) cliente,

Pergunto como foram calculadas estas datas e qual a contradição com as datas anteriores, e anexo outra fotografia onde poderá ver que, como referi desde o início, a carta com o pedido de rescisão do contrato foi recebida pela MEO no dia 16 de Maio, em vez do dia 18, como afirma. Agradeço que consulte um calendário, Maio tem 31 dias, agradeço que faça as contas para poder perceber como é que chegaram a essa data, a menos que estejam com problemas de aritmética ou assumidamente a gozar com as pessoas.

Se o meu serviço foi cancelado, quando e porquê me enviarão uma "próxima factura"?!?

Como informei, cancelei o débito directo que seria supostamente creditado a partir de hoje.

Exijo respostas e a solução deste problema, que deveria ter ficado concluído e resolvido há 27 dias atrás, cumpri a minha parte e espero que cumpram a vossa.
13 de janeiro 2021
Exmo.(a) Sr.(a),