É com profundo desagrado que hoje aqui exponho a forma lamentável como a empresa MEO me tem tratado enquanto cliente.
Em primeira instância, tal como tive oportunidade de expor à provedoria do cliente MEO em Janeiro de 2014 e novamente em Fevereiro de 2015, o serviço que me presta, em concreto o M5O é vergonhoso ao nível da velocidade de Internet, pois desde a minha adesão ao serviço em 2013 realizei sistematicamente testes de velocidade de internet em diversos dispositivos, aos quais nunca obtive resultados superiores a 12Mbps, tendo eu contratado inicialmente e vindo desde então a ser facturado mensalmente por uma velocidade de 24Mbps.
Em resposta a esta questão, a provedoria respondeu neste últimos contacto dizendo que o departamento técnico tinha solucionado a situação e que já deveria dispor de uma velocidade mais satisfatória. Embora bastante inferior aos 24Mbps, obteve-se de facto uma velocidade um pouco mais satisfatória, contudo a resposta dada ficou bastante aquém daquilo que possa parecer satisfatório, pois pese embora o prestador não assuma a garantia de fornecer os 24Mbps no serviço ADSL, assume ou deveria assumir uma posição de servir o cliente de acordo com os melhores padrões dando disposto ao contrato formalizado. Em suma, aquilo que me gera alguma perplexidade é o facto de exigirem a um cliente um custo fixo mensal e não medirem periodicamente o grau de satisafação do serviço prestado e dos próprios clientes, ou seja, falando do meu caso em particular se pagar e não reclamar é poque está tudo bem e só se reclamar é que efectuam ajustes para me fornecerem uma parte daquilo pelo qual sou facturado mensalmente. Na minha óptica, seria preferível terem-me continuado a “iludir” dizendo que o serviço que me prestavam era o melhor que conseguiam prestar, pois desta maneira apenas consigo concluir que durante estes dois anos a MEO sabia de antemão que me poderia servir de acordo com aquilo que pago mas não o fez porque não me queixei mais cedo.
Em segundo lugar e o que me fez atingir o pico de saturação reside numa conjugação de factores resultantes da minha tentativa de adesão ao serviço na vertente de Fibra. Na tentativa de adesão a esse mesmo serviço contactei o serviço de apoio a clientes MEO (16200), ao qual o colaborador me informou, entre outras situações, de que com toda a certeza não havia viabilidade para instalação de Fibra na minha residência. Solicitei por diversas vezes que a viabilidade fosse analisada e que me informassem posteriormente, ao qual o mesmo se mostrou intransigente face ao meu pedido.
Face à resposta menos satisfatória, expus também esta questão à provedoria do cliente, por achar haver discriminação na prestação de serviço pois para a minha residência não havia viabilidade, mas atravessando a estrada, literalmente, os vizinhos ataravés de uma campanha de captação aderiram ao serviço de Fibra. O referido departamento ultrapassou novamente a situação menos satisfatória dizendo que afinal há viabilidade de Fibra na minha residência bastando para isso solicitar a migração para o referido serviço, mencionando a referência PDO1122DE36FN01.
Mais uma vez a forma como a MEO actuou não foi nada satisfatória, pois se tivesse ficado satisfeito com a resposta que o colaborador do apoio a clientes me forneceu, ficava a desconhecer que pelo mesmo valor poderia vir a beneficiar de um serviço que vai de encontro áquilo pelo qual sou facturado, ou seja mais uma vez a MEO só atendeu ao meu pedido porque me queixei.
No dia 17 de Fevereiro do presente ano e após ter em minha posse a informação confirmada pela provedoria do cliente MEO de que existia viabilidade para instalação do serviço Fibra na minha residência, contactei o serviço de apoio a clientes e solicitei que me fosse apresentada uma oferta comercial para migração para o serviço Fibra pois nesse preciso dia atingia o término do período de fidelização e caso a oferta não fosse adequada àquilo que procurava, iria nesse mesmo contacto solicitar o cancelamento do serviço com o prévio aviso de 15 dias conforme disposto no número 12.7 das condições gerais do serviço.
A assistente tentou que mantivesse o serviço atual, ao que respondi não pois pretendia uma mensalidade mais baixa e que não pretendia continuar com o serviço ADSL, mas sim Fibra. Informou-me que teria que existir uma análise de viabilidade de Fibra ao qual informei que já tinha tido confirmação de que existia viabilidade por parte da provedoria do cliente e portanto queria uma proposta apenas para essa vertente de serviço. Após negociação com a mesma assistente, aceitei a migração para o serviço M4O Light FIBRA beneficiando da oferta da MeoBox durante 24 meses.
Cerca de duas semanas depois, no dia 28 de Fevereiro ou 1 de Março, contactei o serviço 16200 a fim de verificar o ponto de situação da migração para o pacote M4O Light FIBRA, pois até ao momento ainda não tinha sido contactado por nenhum departamento da empresa MEO para agendar a migração para FIBRA, ao qual a assistente respondeu que estava em curso e que iria registar a situação para promover uma maior rapidez na análise da situação. Desconfiado que nada tivesse a ser feito questionei a assistente acerca da migração e se tinha informação de qual a oferta que me tinha sido feita, ao qual a mesma me informou acerca da migração para M4O Light Fibra com oferta da MeoBox durante 24 meses.
Até aqui a situação mantinha-se satisfatória, contudo no dia 9 do presente mês e cerca de três semanas após o meu pedido de migração, obtive um contacto por parte da MEO indicando que existia viabilidade Fibra na minha residência, facto que eu já conhecia e que fiz questão de mencionar nos contactos prévios. Informei a assistente que não estava a aguardar um contacto dessa natureza, mas sim um de agendamento de instalação do serviço através de Fibra, tendo-me a mesma informado que não tinha qualquer pedido. Após esta informação e já um pouco saturado com toda esta situação informei a mesma acerca do meu pedido de migração e da oferta que me tinham apresentado, ao qual a mesma me informou que não poderia ter sido apresentada essa oferta para o serviço Fibra mas sim para o serviço ADSL.
Após toda esta situação, nem desisti do serviço, nem obtive a migração que pretendia, ou seja a MEO continua a ter aquilo que pretende, que eu continue a pagar mais por um serviço de mais baixa qualidade.
Em primeira instância proponho à MEO a audição das chamadas para constatarem que aquilo que foi aqui relatado corresponde à verdade.
Em segundo lugar lamentar a forma como a MEO mantém a relação com um cliente cumpridor, “abusando” do facto de ser a atualmente a única empresa a apresentar um serviço do género em localidades do interior como a minha.
A presente comunicação foi nesta data enviada à Provedoria do cliente MEO e publicada na rede social pública Portal da Queixa.
Miguel Lopes Guimarães
Figueiró dos Vinhos, 22 de Março de 2015
Para deixar o seu comentário tem de iniciar sessão.