MEO Marca Recomendada

MEO - Indefinição no cumprimento de condições prometidas

José Luís Ferreira da Silva
José Silva apresentou a reclamação
16 de julho 2014

Tentei alterar o meu pacote M4O da MEO para o pacote Quatro da NOS onde passaria a pagar menos cerca de 30 euros mensais do que pagava na MEO por um serviço idêntico.
No dia 12 de Junho Internet alterada da MEO para a NOS.
No dia 23 de Junho a portabilidade dos telemóveis e do telefone ficou concluída da MEO para a NOS.
No dia 25 de Junho contactado pelo departamento de portabilidade da MEO para me informar que estava sobre alçada de fidelização porque quando Fevereiro de 2013 quando alterei o meu pacote/tarifário para M40 a fidelização renovou 24 meses, facto a que estava, até esta altura, alheio.
Na conversa fui ameaçado de ter que pagar uma indemnização e foram me propostas 3 opções:
1ª pagar uma indemnização (não foi indicada qualquer quantia).
2ª manter o contrato anterior M4O pagando 90 e tal euros (em media 94) que pagava desde Fevereiro de 2013.
3ª renovar por 24 meses pagando 67,49 já com IVA dando as mesmas condições que a NOS que já eram as que eu tinha anteriormente na MEO (Internet 100 megas, Box com 140 canais, Telefone com chamadas grátis para rede nacional, e 3 telemóveis com chamadas grátis para todas as redes)
Aceitei a ultima opção (3ª).
Fui aconselhado a pedir uma declaração de fidelização numa das lojas da MEO antes de ir denunciar o contrato com a NOS.

Pedi uma declaração de fidelização que inicialmente a pessoa da loja MEO nem sabia o que era e depois de comunicar pelo telefone com o apoio lá imprimiu uma declaração que indicava que eu estava fidelizado à MEO desde Fevereiro de 2013 a 25 de Junho de 2014. Evidentemente que tive que voltar à loja MEO onde foi corrigida a informação.
Entreguei a declaração aquando do cancelamento NOS.

No dia 26 de Junho ligaram da MEO (não me recordo do departamento) a perguntar se eu aceitava as condições que me foram propostas, e que a chamada iria ser gravada e serviria como prova de aceitação da proposta e condições.
Eu repeti que o que eu aceitava era Internet 100 megas, Box com 140 canais, Telefone com chamadas grátis para rede nacional, e 3 telemóveis com chamadas grátis para todas as redes pagando 67,49 já com IVA de acordo com a proposta que me tinha sido feita.

No 26 de Junho voltei a ser contactado pelo departamento de portabilidade que após confirmarem que já tinha sido contactado para confirmar a proposta precisavam que eu assinasse novos papeis para avançar com o processo de inverter a portabilidade da NOS, no mesmo dia veio ter comigo um estafeta que recolheu as minhas assinaturas nos papeis referentes aos 3 telemóveis e ao telefone.

Curiosamente a pessoa da portabilidade disse-me por varias vezes que se tivesse algum problema com o processo ou alguma dúvida pedisse para passar para o departamento de portabilidade coisa que nunca aconteceu, já que da linha de apoio, quando pedi para me passar para o departamento de portabilidade, me foi afirmado sempre que não é possível passar chamadas para o departamento de portabilidade.

No dia 30 de Junho recebi mensagem no telemóvel a dizer que a portabilidade do meu numero seria no dia 03 de Julho como não percebi se se tratava da portabilidade do telefone ou do telemóvel decidi contactar o apoio PT para saber se se tratava da portabilidade do telefone e relembrar que a NOS quando instalou os aparelhos me desligou tudo que tinha a ver com MEO, logo seria necessário a deslocação de um técnico às minhas instalações antes dessa data (como já tinha informado a pessoa do departamento da portabilidade anteriormente) mas nenhuma informação me foi adiantada, apenas que a situação ia ser analisada. Sendo que me foi entretanto prometido que não pagaria o próximo mês. Agradeci mas fiquei na mesma situação quanto a datas.

No dia 3 de Julho recebi confirmação que devia substituir os cartões (que entretanto recebi pelo correio) nos telemóveis, pelo que fiz o que estava a ser solicitado. Por parte da MEO até esta fase nunca foi referido qualquer aviso de restrição de utilização.
No dia 4 de Julho comecei a receber avisos de saldo no telemóvel. Pelo que liguei para a linha de apoio da MEO para saber o que se passava. Nessa altura foi-me dito que a minha Internet seria a TOTAL 100 e que os telemóveis estavam inseridos num pacote pré-pago denominado de Meo 8. Mais me foi dito que o pacote/tarifário que supostamente me teria sido atribuído deixou de existir. Pedi a regularização urgente da situação, já que não foi esse o acordo.

Naturalmente que a partir de dessa altura não consegui mais utilizar os telemóveis para fazer comunicações por falta de saldo.

De dia 4 de Julho a dia 8 de Julho fiz varias tentativas para esclarecer , sem sucesso, esta situação pela atendimento ao cliente 16200.

Sendo que no dia 8 de Julho decidi dirigir-me à loja do Colombo da MEO decidido a por fim á situação, fui passado por duas vezes pelo funcionário da loja ao departamento de retenção, sendo que da primeira vez depois de explicar toda a situação e de me ter sido assegurado que a situação iria ser resolvida muito rapidamente quando da retenção me pediram o meu contacto a chamada caiu e…. espanto…. tive que falar com uma pessoa diferente e voltar a repetir toda a historia. Nestes dois contactos deixei claro que os telemóveis tinham prioridade já que nunca me tinham informado que ficaria sem comunicações. Mais uma vez me foi prometido que a situação ficaria resolvida muito rapidamente.

No dia 9 de Julho recebi uma mensagem para agendar a instalação da Internet para dia 10 entre 9h às 9:30h. Fiquei mais aliviado mas desconfiado por não haver referencia aos telemóveis.
No mesmo dia à noite ligaram-me para confirmar a instalação não às 9h, mas às 14:30h acedi á alteração e levantei a situação dos telemóveis, mas fui deflectido pela razão de que aquele telefonema apenas tratava da ligação da Internet, televisão e telefone.

No dia 10 de Julho foi religada a Internet como agendado.

No 11 de Julho recebi contacto da MEO a perguntar se estou satisfeito com a Internet, expliquei que não tive tempo sequer de utilizar e referi a indefinição nos telemóveis mas mais uma vez este contacto não tinha esse objectivo.

Decidi fazer nova reclamação através do 16200. E nesse contacto foi-me sugerido que fizesse carregamento dos telemóveis através do multibanco porque segundo a pessoa com quem falei “o dinheiro não se perderia”, não fui informado de mais particularidades nem me foi adiantada qualquer perspectiva para ter a situação solucionada.

Como até dia 13 de Julho não tive mais novidades, decidi fazer carregamentos de 10 euros nos 3 telemóveis e mais uma surpresa desagradável… em cada telemóvel apareceu a mensagem que foram carregados apenas 5.01 euros em cada telemóvel.

Decidi fazer nova reclamação e mais uma vez não obtive nenhuma resposta quanto à resolução definitiva ou do que tinha provocado o carregamento apenas de 5,01 euros e como resolver o credito temporário dos telemóveis.

Finalmente no dia 15 de Julho decidi fazer mais uma reclamação na loja da MEO de Oeiras. Onde me foi explicado de que quando carrego no Meo 8 são retirados 5 euros que são carregados pela MEO inicialmente (informação que me foi sonegada inicialmente pela linha 16200 e de contrario me tinha sido dito que não perderia qualquer valor), saí da loja com nova indefinição sobre os telemóveis.

No caminho para casa recebi uma mensagem da MEO a dizer “Obrigado pela adesao ao M4O. A ativação dos telemóveis ficará concluída dentro de alguns dias. Por favor aguarde o SMS de confirmacao”
Fiquei convencido que a situação estaria ultrapassada (mesmo sem nada de novo quanto a datas porque alguns dias podem ser 3 ou 30….), só que hoje 16 de Julho recebo uma mensagem que diz “Pedimos desculpa, ainda estamos a analisar a situacao que nos reportou. Voltaremos em breve ao contacto consigo. Obrigado”.
Ou seja…. “adiaremos pelo tempo que nos apetecer novamente a resolução definitiva”?
Esta situação está a ser recambolesca

Data de ocorrência: 16 de julho 2014
21 de julho 2014
Boa tarde José Luís Silva.

Para que nos seja possível verificar a situação que nos expôs necessitamos que nos indique o NIF do titular do serviço e o seu nº de contacto, em resposta à mensagem privada que lhe enviámos.

22 de julho 2014
Boa tarde José Luís Silva.

Encontramo-nos a verificar a situação que nos apresentou, será contactado com a maior brevidade possível em resposta a este assunto.

23 de julho 2014
Obrigado pela resposta mas de facto esta tem sido a resposta que tanto da linha de apoio ao cliente como nas vossas lojas me têm dado.

Pelo que nada mudou relativamente à minha preocupação inicial.

Estou sem saber se as condições e valores que eu aceitei são as que me estão a ser e serão disponibilizadas, e se posso utilizar o telefone, a Internet, e os 3 telemóveis de forma regular.
4 de agosto 2014
Ainda não fui contactado por ninguém por parte da PT/MEO.
como não aparece data nas respostas:

04/08/2014
7 de agosto 2014
Acabo de receber uma mensagem da MEO a dizer "Alteração concluída. O seu pacote actual é o MEO FIBRA TOTAL 30."
Portanto o cancelamento do serviço está eminente é só eu confirmar que não me fornecem os 100 Megas como prometido e vou à loja cancelar o serviço.

07/08/2014
25 de agosto 2014
Boa tarde José Luís Silva.

Enviámos carta no seguimento desta situação.
Estamos ao dispor para questões adicionais.

8 de setembro 2014
A situação foi finalmente resolvida.
As condições prometidas estão a ser cumpridas (até ver).

A carta referida não veio acrescentar ou alterar nada.
Mas a 27 de Agosto fui à Loja da MEO do Oeiras Parque e fiz nova reclamação na LOJA e no livro de reclamações (ainda não tinha reclamado no livro de reclamações).
Saí da loja com a mesma informação de sempre, que seria contactado.
Por volta das 18 horas de dia 27 fui realmente contactado e confirmaram que estavam activas todas a condições prometidas a partir daquele momento.