MEO Marca Recomendada

MEO - Indemnização

Alexandre Nogueira
Alexandre Nogueira apresentou a reclamação
20 de abril 2016

No dia 25-02-2016, contratei com a MEO os serviços de fibra Total 30 (TV, Net, Telefone Fixo) e dois telemóveis pelo valor mensal de 32,99 euros para o fixo e 19,90 pelos 2 telemóveis, com fidelização de 2 anos. Na altura, informei o vendedor da MEO que o processo de portabilidade teria de ser feito até 02-03-2016 porque a partir dessa data ficava fidelizado à NOS.
No entanto, não me contactaram mais nem me enviaram o contrato dos serviços móveis. Fiquei apenas com uma cópia do contrato do serviço fixo de fibra óptica (TV, Net e Telefone).
Fui depois contactado pela NOS no dia 04-03-2016, informando-me que receberam o pedido de portabilidade da MEO, mas que este chegou já numa data em que estava já vinculado pelo que não poderia rescindir.
Contactei então a MEO através da linha telefónica no dia 04-03-2016, pelas 21h00, para tentar apurar o que se passava com o processo. Só nesse meu contacto é que a MEO me informou que não iriam avançar com a instalação de fibra óptica devido a uma inviabilidade técnica, mas que a portabilidade dos telemóveis era outro contrato e que estava em curso. Solicitei então ao colaborador da MEO que cancelasse a portabilidade, sendo-me transmitido que estava cancelada. Apesar disto, a MEO fez a portabilidade no dia 07-03-2016, contrariamente ao que estava acordado. Fiz várias chamadas para a linha telefónica de atendimento da MEO, para tentar reverter esta situação, mas não me resolveram o problema. Assim, no dia 09-03-2016, desloquei-me a uma loja da MEO, onde pedi que cancelassem o contrato sem qualquer penalização porque a portabilidade foi feita contra a minha vontade e porque ainda estava dentro do período de reflexão de 14 dias. Seguindo as instruções da colaboradora da MEO, preenchi um impresso de Cessação de Serviço.
Qual não é o meu espanto quando, no dia 15-04-2016, recebo duas faturas da MEO, no total de 1082 euros (!), onde apenas descrevem "Indemnização por incumprimento". Contactei a MEO por telefone e depois fui novamente à loja, onde reclamei destas faturas e pedi também que me enviassem um exemplar dos contratos, pois não mos chegaram a dar, bem como as gravações das chamadas telefónicas que fiz para a linha de apoio ao cliente. Disseram que iam analisar a situação e que dentro de dias me responderiam. No entanto, ontem, 19-04-2016, meteram o pedido de débito em conta ao meu banco para pagamento das faturas num total de 1082 euros!
Resumindo: a MEO “obrigou-me” a mudar, depois disse que podia cancelar o contrato porque estava dentro do período de reflexão de 14 dias e, para cúmulo, envia-me duas faturas no total de 1082 euros onde consta apenas que tenho de pagar uma indemnização!

Data de ocorrência: 20 de abril 2016
3 de agosto 2017