MEO

MEO - Informação mal transmitida em relação a um serviço

Joana Casquilho
Joana Casquilho apresentou a reclamação
10 de janeiro 2019
No passado dia 18 de setembro de 2018 dirigi-me à loja MEO do centro comercial Vasco da Gama, em Lisboa, com o intuito de obter informações relativamente a pacotes de internet móvel de que pudesse usufruir até ao final do referido mês (setembro), já que tinha ultrapassado o plafond mensal de internet móvel associado ao meu tarifário na altura e pretendia continuar a utilizar internet móvel até que fosse renovado o plafond do meu tarifário (o que aconteceria dia 1 de outubro de 2018).
Foi-me apresentada uma opção que permitia ter um pacote de 1GB de internet móvel pelo valor de 10€. Apesar de achar o valor ligeiramente exagerado para a internet móvel que permitia utilizar, aceitei-o.
Quando me foram comunicadas as informações, eu fui clara ao esclarecer por várias vezes junto dos trabalhadores da referida loja MEO que se tratava de uma situação pontual e que pretendia usufruir do pacote apresentado apenas um vez, unicamente com a intenção de poder ter internet móvel até ao final do mês de setembro.
Foi-me garantido por mais de um colaborador, e por várias vezes, que o pacote seria ativado e seria válido durante um mês (ou seja, até 18 de outubro de 2018) e que, se eu pretendesse ativar o referido pacote de novo, teria de fazer uma nova ativação. Sendo assim assumido que a sua desativação após o mês de serviço é automática.
No dia 18 de outubro foram-me cobrados de novo 10€ pelo mesmo serviço sem que eu o tivesse requisitado, tendo sido descontado o referido valor do meu saldo do cartão MOCHE. Dado que não tinha saldo para que fosse descontado tal valor, fiquei com saldo negativo, sem na altura perceber o porquê. Nesse mesmo mês de outubro de 2018 não me foi possível perceber o porquê de ter ficado com o saldo em situação de negatividade (por questões pessoais), já que nã esperava que me fossem descontados de novo 10€. Logo, efetuei um carregamento para que pudesse continuar a usufruir do serviço móvel, pensando que se tinha tratado de uma situação anormal pontual.
No mês de novembro de 2018 a situação voltou a repetir-se e eu dirigi-me, por volta desse dia, a uma loja MEO tendo sido nesse atendimento que me informaram de que teriam sido descontados mais 10€ do meu saldo no dia 18 de novembro de 2018, assim como aconteceu no dia 18 de outubro de 2018.
A colaboradora que me atendeu nesta visita à loja MEO em novembro foi bastante prestável já que consegui perceber finalmente o que se estava a passar.
Após ter explicado que tinha feito a requisição do serviço de internet móvel de 1GB por 10€ apenas para uma situação pontual e que me tinham garantido, por mais que uma vez, que seria realmente um serviço pontual e não se iria propagar por mais meses, a colaboradora pediu-me as mais sinceras desculpas.
Apesar disso, a situação ocorrida fez com que eu tivesse tido uma despesa de 20€ (10€ em outubro e 10€ em novembro de 2018) que adveio de um serviço que eu não requisitei nos dois meses referidos (outubro e novembro), mas sim apenas no mês de setembro, não tendo de todo chegado a usufruir do serviço pago em outubro e novembro, já que nesses meses a minha situação de utilização de internet móvel foi regular, não tendo ultrapassado o limite fornecido pelo meu tarifário, não chegando então a utilizar o serviço pelo qual paguei sem ter conhecimento.
Mesmo que o serviço que requisitei tivesse necessidade de desativação posterior, não foi o que me transmitiam, por inúmeras vezes, no dia 18 de setembro de 2018. Penso que deveria poder confiar na informação que me é fornecida pelos colaboradores da empresa de comunicação móvel MEO, da qual sou cliente desde que tenho um número de contacto móvel, há mais de 10 anos.
Peço assim então que seja compensada pelo facto de ter pago 20€ por dois serviços que não requisitei e dos quais não usufrui, por falta de qualidade da informação transmitida pelos colaboradores da MEO no dia 18 de setembro de 2018.

Os melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 10 de janeiro 2019
MEO
12 de janeiro 2019
Boa tarde Joana Casquilho.

Obrigado.