MEO Marca Recomendada

MEO - Lesada e mal tratada

Paula Alexandra Brites Ferreira
Paula Ferreira apresentou a reclamação
28 de junho 2013

venho por este meio apresentar o meu descontentamento com MEO/ PT. Pretendo rescisão de contrato com a MEO/PT, por entender que, além de ter já ultrapassado prazo formal de contrato- assinado em 2010; tenho ainda motivos de justa causa para querer rescindir contrato sem quaisquer penalizações. A decisão de rescisão foi refletida e decidida após vários erros cometidos por parte dos funcionários da MEO/PT. É com algum pesar que peço a desvinculação pois já são mais de 3 anos de contrato com a MEO, no entanto, por várias vezes reconsiderei a minha decisão, mas após erros sucessivos a melhor decisão parece-me sem dúvida esta. Passo a descrever os vários acontecimentos que levaram a descontentamento: • Em primeiro lugar, era minha intenção em Outubro de 2012 prescindir dos serviços MEO, uma vez não estávamos a tirar partido do serviço. Em conversação telefónica com a MEO acabei por “aceitar” uma mudança para um pacote “mais em conta” (se bem que com múltiplas restrições face ao anterior). Ora, entendo que não foram sérios para comigo pois eu já tinha contrato desde 2010, e quando aceitei uma troca de pacote não me foi transmitida informação sobre uma nova fidelização de 2 anos, pois caso assim fosse eu optaria por abdicar da MEO. Sempre fui honesta e sempre tive os pagamentos em ordem, tentei por mais do que uma vez manter o serviço, mas realmente não foi profissional e transparente pois não clarificaram situação de fidelização. Tanto mais não sei se haverá legalidade em fidelizar novamente um cliente apenas porque muda de pacote. Por diversas vezes coloquei essa questão, nomeadamente a técnicos de instalação da meo ao que me foi respondido que não é de facto legal dizerem que há nova fidelização com novo pacote, apesar de nada ter sido assinado. Ainda assim, mesmo considerando que possa haver alguma legalidade, considero reunir condições para rescisão por justa causa, pelo que já enunciei e pelo que a seguir apresento. • Segunda situação: quando aceitei a alteração do pacote estabeleci pré requisitos para aderir a um pacote tão mais pequeno que o anterior: o primeiro aspeto, foi aceitar uma instalação do pacote MEO Total 6 Light (Fibra) mas com uma Box de gravação de oferta. O segundo aspeto, foi que sendo a box de oferta o total de fatura seria 33.99€ (já com a Box de gravação incluída). Tudo isto foi aceite e embora com alguns lapsos de fatura iniciais, foi regularizado e a faturação foi essa até Maio do corrente ano. Tive de efetuar mudança de habitação, mas previamente, creio que ainda em Abril, liguei para a MEO para perceber como seria a mudança de casa e referindo que queria manter as mesmas condições. Foi-me garantido que não haveria qualquer alteração ou custos face ao que tinha até à data. Para meu espanto, tal não aconteceu. Após mudança de residência quando foram efetuar instalação – técnico Vítor Sousa (14 de Maio); procederam a alterações sem me ter sido dado conhecimento prévio. Quando os técnicos se dirigiram à minha nova residência questionei-lhes se tudo se iria manter como estava, e a resposta foi positiva. Para meu espanto, no final do serviço e após já terem abandonado o mesmo, deparo-me com uma Box mais pequena. Sinceramente achei que era um equipamento mais atual, mas fiquei esclarecida quando tentei fazer uma gravação e não me era possível. Volto a reforçar, fiz questão de perguntar antes se tudo se iria manter, e as respostas foram positivas, mas no final de contas efetuaram uma troca de Box para um equipamento inferior, sem qualquer satisfação ao cliente. Por outro lado, a Box que supostamente me era oferecida até à data, deixou de ser. Para além de ter sido trocada a Box para um modelo inferior, na faturação não vieram os respetivos 33.99€, mas sim 37.06€. Assim sendo, não só fizeram a alteração da Box sem informar, como também passaram a cobrar a Box (que antes era oferta) sem dar qualquer tipo de satisfação. É importante referir que, por várias vezes tentei retificar a situação da Box que foi substituída por uma inferior, e em todas as vezes (contatos telefónicos podem atestar a veracidade da situação, nomeadamente se gravados) foram irredutíveis, dizendo que não daria para fazer a atribuição da mesma neste pacote. Apenas quando eu disse que queria então proceder à rescisão de contrato a situação se alterou. Dias depois recebo contato em como a situação da Box estava ultrapassada, tendo sido atribuída novamente a oferta da mesma e com Box de gravação. Dia 24 contactaram-me (e devo dizer que, surpreendentemente, uma operadora que foi muito empática e profissional) a referir que a situação da box iria ser resolvida. Mas desde o dia 20 que tínhamos decidido que de facto a situação estava no limite que qualquer cliente pode aguentar. Ontem mesmo- 26 de junho pelas 17h47- recebi novo contato da provedoria da PT (em resposta a uma queixa online que tinha efetuado) a dizer que a situação estaria a ser resolvida e que iriam contatar para voltar a colocar box. O irónico da situação é que a PT já recolheu os materiais na minha atual residência há quase 1 semana, portanto ainda que quisesse, não tenho como. (anexo ficha de levantamento de material pela PT) Saliento que me sinto lesada, pelo desgaste emocional (por vezes com tratamento grosseiro por parte de alguns operadores da MEO), pelas horas gastas a tentar resolver o problema, e ainda monetariamente, pois além do valor acrescentado à fatura, tive de efetuar chamadas para a MEO de outras redes, para tentar resolver a situação. Acrescento que a MEO relativamente a rescisão de contrato já me deu também informações contraditórias: - Num 1º contato a informação que me foi transmitida oi que a minha fidelização já tinha concluído dia 1 de Fevereiro de 2012, e que teria o valor da última fatura já emitido e que depois do dia 24 seria emitida nota de crédito- uma vez que não estaria o mês todo de junho com serviço. - Posteriormente, em outros contatos, disseram-me que tenho, fruto da instalação do pacote total 6 light (o qual como já expliquei tem diversas lacunas) uma fidelização ate 2014. Já sou cliente MEO há mais de 3 anos, mais precisamente desde 1 de Fevereiro de 2010, e sempre fui uma cliente séria e cumpridora das minhas obrigações. Assim sendo, faço um apelo à ANACOM que possa ajudar-me a clarificar e a resolver da melhor forma a situação que enunciei. Assim, pretendo fazer rescisão de qualquer ligação com a MEO, sem que eu sofra qualquer penalização. Espero ainda que a MEO assuma os seus erros para comigo e as más comunicações que têm entre equipas, e que façam o desligamento efetivo (como já referi oportunamente, já nem sequer tenho equipamentos da PT) o mais breve possível. Mais afirmo que não me sinto obrigada a fazer qualquer pagamento à MEO após a data de levantamento do equipamento, a saber (como consta no anexo) 21 de Junho de 2013.

Data de ocorrência: 28 de junho 2013
8 de julho 2013
Cara Paula Ferreira,

Remetemos a questão para os nossos serviços e posteriormente entraremos em contacto.

Paula Ferreira
16 de julho 2013
continuo a receber contactos da PT para "recolha de equipamentos" quando na reclamação apresentada remeti em anexo a ficha de recolha que data de 21-05-2013. Informo sempre os técnicos que tal já aconteceu há quase 2 meses.
Devo ainda dizer que não recebi qualquer resposta à minha intenção de rescisão por justa causa. Apenas recebi uma factura, posterior à ultima que tinha sido emitida, onde apenas aparece um valor de aproximadamente 1 euro a pagar, de onde deduzo que seja fecho efectivo de contrato, mas gostaria de ter confirmação. Já liguei no final da semana passada para o 16200 e ficaram de me informar , mas até agora, nada. Voltei a ligar no fim de semana e disseram-me que a rede estava em actualizações e não era possível verificar nada.
17 de julho 2013
Cara Paula Ferreira,

Encaminhamos a informação facultada por si para analise dos nossos serviços que entrarão em contacto consigo logo que possível.

24 de julho 2013
Boa tarde Paula Ferreira.

Verificámos que foi enviada resposta escrita, em formato carta, no seguimento da exposição que nos remeteu.
Ficamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que considere necessário.