MEO Marca Recomendada
85.6
Altice Portugal
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Má conduta no cancelamento de serviço e péssimo apoio ao cliente

Carlos Murtinheira
Carlos Murtinheira apresentou a reclamação
11 de abril 2018

Solicitei no dia 30/03/2018 o cancelamento do serviço M4O, em virtude da indisponibilidade prolongada do serviço e após várias reclamações e tentativas de reparação da Avaria por parte da MEO. No pedido de cancelamento (que anexo) fui claro ao solicitar o cancelamento na condição de não haver pagamento de penalizações pelo facto de ainda estar fidelizado ao serviço.
Após o pedido contactei a MEO no sentido de averiguar se averiguar lugar a penalizações contratuais, ao que me responderam que saberia quando recebesse a última fatura. Tal resposta é inaceitável e de uma falta de respeito descomunal para com os Clientes.
No dia 10/04/2018 a MEO telefona-me a confirmar o cancelamento. Nesse mesmo telefonema tive o cuidado e preocupação de perguntar se tinha algum valor em dívida e se tinha de pagar alguma penalização, ao que me responderam que estava tudo regularizado e que não tinha valores a pagar.
No dia 11/04/2018 recebo carta da MEO/Altice a informar que tenho 190,41€ a pagar a título de penalização por incumprimento contratual. Da minha parte não há qualquer incumprimento contratual. Procurei sempre resolver a Avaria, que nunca ficou resolvida. Da parte da MEO a avaria foi reconhecida, tendo inclusive sido atribuído um crédito no valor da última mensalidade pelo facto do serviço contratualizado não me ter sido disponibilizado. A indisponibilidade do serviço e a incapacidade da MEO em resolver a avaria constitui sim um incumprimento contratual, mas da parte da MEO, e motivo mais que suficiente para rescindir o contrato.
Não vejo qualquer obrigação de pagar a penalização pelos seguintes motivos:
1. Houve incumprimento contratual por parte da MEO;
2. A indisponibilidade do serviço causou-me vários constrangimentos e custos relacionados com a utilização de serviços alternativos (internet de outra operadora), custos relacionados com os vários telefonemas para a linha de apoio da MEO, custos com o tempo desperdiçado a tentar resolver a Avaria e a falar com a MEO.
3. O pedido de cancelamento foi efetuado na condição de não haver pagamento de penalizações, pelo que se cancelaram o serviço no pressuposto contrário não o deviam ter cancelado, sem pelos menos esclarecer primeiro a situação.
4. Os custos que tive com a AVARIA são da responsabilidade da MEO e ascendem a valores superiores a 200€.

Data de ocorrência: 11 de abril 2018
14 de abril 2018
Boa noite Carlos Murtinheira.

Registamos a sua insatisfação, no entanto, para que a situação que reporta possa ser verificada deve expor a mesma através dos contactos oficiais de suporte indicados em https://www.meo.pt/contactos.

Até breve,
Maria Santos
Carlos Murtinheira
17 de abril 2018
Cara Srª Maria Santos,

Naturalmente que a reclamação seguiu os vossos canais oficiais, mas a resposta foi a seguinte:
Resposta #1
"Relativamente ao exposto e após análise aos nossos sistemas de informação, verifica-se que em contacto telefónico efetuado a 04/04/2018, o Cliente recusou agendamento/intervenção técnica, motivo pelo qual não nos foi possível solucionar a avaria.
Acresce informar que o Serviço MEO 1505695201, se encontra fidelizado até 01/2019, motivo pelo qual o cancelamento antecipado do mesmo, implica emissão de fatura por incumprimento contratual."

Comentário:
Das 5 visitas que a MEO agendou só concretizaram 3, tendo falhado 2 sem justificação ou qualquer satisfação. O único agendamento que recusei foi aquele que me propuseram 4 dias após o pedido de rescisão, que como é óbvio já não fazia nenhum sentido.

Resposta #2:
"Na sequência da mesma, e após análise confirmamos o registo de avaria do serviço MEO 1505695201, sendo que foram efetuados contatos telefónicos, no sentido de resolver a situação, contudo sem sucesso.
Mais informamos que o serviço em causa , se encontra fidelizado até 01/2019, pelo que uma vez que o mesmo foi desmontado, em 11/04/2018, irá ser processado o valor do incumprimento contratual."

Comentário:
A MEO confirma a Avaria, confirma a realização de vários contatos telefónicos, mas parece que tais factos não interessam... só interessa que pague a fidelização, quer tenha serviço quer não! A conta do meu telemóvel já totaliza mais de 20€ em chamadas para o Vosso número de apoio, estando certo que na fatura seguinte virão pelo menos mais 20€, o que é demonstrativo das minhas várias tentativas de tentar resolver a avaria e dos custos que tive com a indisponibilidade do Vosso serviço.

Em suma, cara Srª Maria Santos, uma vez que já não sou vosso Cliente já não vos interessa perder tempo com este assunto, mas apenas espremer um último pagamento ao vosso ex-Cliente, razão pela qual fiz questão de publicar esta reclamação, enquanto aguardo pelo parecer da ANACOM. Para além desta situação continuo a receber a SMS's a informar que a última mensalidade está em dívida, quando não está, talvez para obrigar a ligar novamente para o Vosso número de apoio e gastar mais alguns euros.

O título da reclamação espelha bem o Vosso comportamento, que deverá ser analisado pelo regulador, pois estou certo que é merecer de sanções.

Eng. Carlos Murtinheira
13 de janeiro 2021