MEO Marca Recomendada

MEO - Más informações levam a gastos desnecessários

Tiago Moreira apresentou a reclamação
12 de novembro 2016

Boa tarde.
Após recepção do vosso parecer relativo ao processo com a referência 3-172239049382 (serviço 1700052610) venho a descrever de forma detalhada o que aconteceu, pois desde o início existem contradições e factos que não entendo:

1. Uma semana antes de me deslocar para Cabo Verde, dirigi-me à loja MEO situada no Centro Comercial Parque Nascente de forma a aferir qual o sistema de Roaming disponível nessa ilha. Fui informado que existiam dois planos disponíveis e, após análise, constatei que o que me seria mais vantajoso seria o já existente de acordo com o meu tarifário. Basicamente, por cerca de 7€ diários teria a possibilidade de comunicações até 20 minutos.

2. Chegando a Cabo Verde, ao efectuar duas chamadas de sensivelmente 1 ou 2 minutos, constatei que me tinha sido debitado um valor completamente diferente do que tinha sido acordado. A partir deste momento limitei as minhas chamadas, não fazendo mais chamadas. Só a questão de ter ficado privado de efectuar as comunicações que tinha pensado efectuar é no mínimo lamentável. Nos últimos dias, tive um imprevisto e fui forçado a comunicar com familiares, bem como uma agência de seguros. Constatei que não conseguia efectuar chamadas do meu número MEO e sendo assim, fui forçado a efectuar as chamadas de um outro número de outra operadora (NOS).

3. Chegado ao Porto, dirigi-me à mesma loja situada no Centro Comercial Parque Nascente, e informei que necessitava de identificar um funcionário, para posteriormente efectuar uma reclamação no livro destinado para o efeito. O funcionário que me atendeu nesta segunda vez, Sr. X solicitou que eu lhe explicasse o que se tinha passado de forma a aferir se conseguiria resolver a questão. Após relatar o sucedido, o Sr. X pediu desculpas pela informação errada que outro colega tinha dado e solicitou que mal eu fosse recebendo as facturas em questão, me dirigisse à loja, procurando por ele. Decidi então aguardar o desfecho desta situação sem ter necessidade de entrar por outras vias. Convém deixar bem claro que sempre fiz referência a duas facturas (MEO e NOS).

4. O meu pai, que é o titular da conta MEO à qual o meu número está atribuído, informou-me que já tinha recebido a factura da MEO, na qual constava o valor associado ao Roaming. Dirigi-me à mesma loja, no dia 05-10, solicitei o atendimento pelo Sr. X e foi efectuada a primeira reclamação. Durante a reclamação fiz alusão ao facto de faltar ainda uma factura da NOS. O Sr. X voltou a solicitar que quando eu a recebesse voltasse à loja. Passados alguns dias, recebi a notificação de que o valor seria creditado.

5. Após recepção da factura relativa à NOS, dirigi-me por duas vezes à mesma loja, porém das duas vezes não consegui encontrar o Sr. X . Como é facilmente perceptível, não faria sentido ir uma 3ª vez propositadamente a esse centro comercial, para o encontrar. Assim sendo, decidi falar com a funcionária que me atendeu e expliquei, de novo, todo este processo. Fiquei algo surpreendido pelo facto de a mesma, me ter referido que não saberia se esta segunda reclamação teria sucesso pois na reclamação feita anteriormente tinha sido usado o termo "excepcional" numa expressão semelhante a: "o cliente solicita o crédito deste valor de forma excepcional". Referindo o termo excepcional somos remetidos para o pensamento de que será efectuado este pedido e não haverá mais algum pedido do género... Fico sem compreender o porquê de nessa primeira reclamação não se ter feito alusão ao facto do cliente referir que há mais uma factura pendente.

Creio que não há dúvidas de que fui prejudicado por todo este rol de acontecimentos e, por isso não concordo com a explicação "não nos será possível deferir o crédito a chamadas efectuadas por cartões móveis de outra operadora". Acho lamentável o tratamento que recebi desde o primeiro dia.

Acrescento que, infelizmente, a mesma loja deu-me mais motivos para descontentamento nesses mesmos dias. Pretendi que me fosse fornecida uma segunda via do meu cartão MEO, porém fui informado que para esse efeito teria que efectuar uma chamada para o 16200. Convém frisar que obtive essa informação, de duas pessoas distintas, nas duas últimas vezes que fui à loja (ponto 4 e ponto 5). Para meu espanto, constato que ao falar com a assistente do número 16200 sou informado que para ser mais célere eu poderia efectuar o pedido numa loja e inclusivamente, o cartão me seria fornecido na hora. Podem comprovar o que refiro pela gravação efectuada. Sabendo eu que a chamada para o 16200 tem custos associados, não terei motivos para me sentir lesado novamente? Será que o problema é da má informação dos funcionários em questão? Será geral?

Pelas situações acima descritas, sinto-me lesado e a equacionar, principalmente pela situação referente ao roaming, efectuar a reclamação que tinha previsto (ponto 3).

Fico a aguardar o seu comentário relativamente às exposições aqui referidas.

Melhores Cumprimentos,

Data de ocorrência: 12 de novembro 2016