MEO

Samuel Pinto
Samuel Pinto apresentou a reclamação
17 de junho 2019
Boa tarde Exmos. Srs. MEO,

Venho por este meio expor a minha indignação e apresentação de reclamação face a todo o processo de mudança de casa.

Foi feito um pedido de alteração de morada no fim de semana de 13 de Abril para a minha nova morada (Rua da Fiandeira, Edifício Burga 2485-100) à qual prontamente a MEO respondeu que iria tomar todos processos necessários para que a alteração fosse executada com sucesso.

Após a chegada dos técnicos ao apartamento, identificaram que não era possível fazer a instalação do meu serviço (MEO fibra), pois o prédio ainda não tinha disponível o PDO por ser um prédio novo.
Foi me dada uma data de resolução do problema de uma semana, onde uma equipa técnica iria fazer a instalação no prédio (deste PDO) e dois dias depois uma outra equipa iria fazer a instalação no apartamento.

Passada essa semana, apareceu apenas a equipa técnica que iria executar o plano de trabalhos para o apartamento, a qual não pode fazer nada.

Liguei novamente a expor a situação à MEO, que me indicaram que na semana seguinte a ordem de trabalhos seria cumprida na segunda feira (equipa do prédio) e quarta feira (equipa do apartamento).
A realidade é que passou a semana e nenhuma das equipas apareceu.

Liguei novamente à MEO e a partir desse momento deixaram de me dar respostas concretas, entre as quais: “Não sabemos quando será possível fazer a instalação”, “Não lhe posso dar datas”; “Está em avaliação na engenharia”, entre outras.

Todas as semanas ligava para saber o ponto de situação e as respostas pouco variavam.

Passados 35 dias sem serviço, liguei várias vezes para pedir o cancelamento pois acho lamentável não me darem uma resposta.
Segui todos os passos que me foram indicados por uma assistente vossa, que gentilmente me clarificou todo o processo.

Essa mesma assistente disse para introduzir nas notas que dado todas circunstâncias tinha todo o direito a rescindir o contrato sem qualquer pagamento de faturas adicionais (durante o período que não tive serviço) e sem qualquer prejuízo para a minha parte (pagamento de qualquer indemnização por ainda estar dentro do período contratual).

Após o pedido de cancelamento (cessação) de contrato, recebo um telefonema de um outro assistente vosso a dizer que o pedido foi bem efetuado e que estava tudo a correr dentro da normalidade. Perguntei lhe se iria pagar algum tipo de indemnização e prontamente me disse que não iria sofrer nenhum prejuízo nesse sentido e que a equipa financeira iria analisar a fatura referente ao mês corrente (ao qual não tive serviço) para não ter de a pagar.

Estranhamente recebi um email no passado dia 12 de Junho, que diz que, e passo a transcrever:

“Em resposta ao seu pedido, informamos que procedemos à análise da exposição que nos remeteu, a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Após a análise dos nossos registos, verificamos que existiu recusa na alternativa de instalação de tecnologia, na mudança de casa.
Mais informamos que, é da responsabilidade do cliente o pagamento da faturação do serviço, até à data de desligamento pelo que não nos é possível anular a mesma.
Tendo em conta que o desligamento é efetuado dentro de um período de fidelização, é emitida a fatura de indemnização contratual com o valores do serviço em que não cumpriu o contrato.
Mais informamos que a MEO não tem a possibilidade de efetuar a mudança de casa assegurando a tecnologia Fibra, contudo foram apresentadas alternativas ao serviço, pelo que consideramos a fidelização correta.
Face ao exposto, lamentamos mas não nos é possível deferir o pretendido.
Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16200 e na Área de Cliente em meo.pt.
Obrigado e até breve.”

O email acima transcrito carece de alguma verdade dado que:

1º ponto: Nunca me foi apresentada nenhuma alternativa ao serviço fibra, eu próprio expus à operadora que a concorrência me instalava um serviço alternativo (satélite), ou seja, nem a própria MEO agarrou nessa informação e me ofereceu um serviço alternativo;

2º ponto: o Assistente confirmou que não iria ser prejudicado em momento algum por um serviço pelo qual não estou a usufruir;

3º ponto (e o mais interessante): se a MEO me envia um email a dizer que não tem possibilidade de assegurar fibra na minha nova morada, pergunto, porque é que hoje (dia 17/06), estão a instalar fibra no prédio no qual pedi a mudança de residência?

Tendo em conta que dei permissão e pedi para efetuarem as gravações das minhas chamadas, venho por este meio pedir o acesso às mesmas para dar seguimento à queixa que está a ser formalmente formalizada junto da entidade reguladora (ANACOM) e junto de uma entidade nacional de adjugados.
Note-se que existe um registo da quantidade de chamadas efetuadas, sendo que o envio das gravações deverá corresponder.

Segundo ambas as identidades tenho direito às gravações para efeitos de prova (tanto para a minha pessoa como para a MEO).

Fico a aguardar o envio das mesmas e resolução do problema o mais rápido quanto possível.

Samuel Pinto
Data de ocorrência: 17 de junho 2019