MEO Marca Recomendada

MEO - Multa por cancelamento de contrato - mudança de país

ANDRE  COUTRIM
ANDRE COUTRIM apresentou a reclamação
13 de janeiro 2022
Venho recorrer a este canal na tentativa de obter uma solução junto a MEO. Sou cliente dessa empresa desde 2019, e em 2021 tive que cancelar o serviço contratado por motivo de mudança de morada, contrando um novo de seguida para o novo local. Até aí tudo corria bem. Paguei tudo o que consumi, devolvi os equipamentos da morada antiga e comecei a usar o serviço de internet novo.
Contudo, por motivos de trabalho e infelizmente devido à pandemia, tive que vir ao Brasil não tendo previsão de retorno a Portugal. E ao que me consta, quando o cliente se muda para uma morada onde a empresa não tem os seus serviços, fica automaticamente cancelada a cobrança da multa por rescisão dentro do período de fidelização. Sendo assim, em 17/08/21 entrei em contacto com a MEO, expliquei a minha situação e marquei a data de desligamento que foi realizada em 12/9 /serviço nº1703257134). Na sequência solicitei por terceiros a entrega dos equipamentos (pedido n.º 3-523569806777), em perfeito estado, realizada em 25/09/21.
Tendo falado por telefone, e por mensagem no website MyMeo, expondo os motivos do cancelamento e alertando para o facto de estar isento da multa pelo exposto acima, confiei que tudo estava resolvido. Nenhum débito ficou pendente nesta conta e de minha parte estava tudo quites. Mas para a minha surpresa a MEO iniciou então a sua saga de intimidações e ameaças de judicialização do "débito". Gostava de por um fim a estas cobranças indevidas e encerrar a questão. Paguei tudo sempre em dia e acredito que este procedimento da MEO é totalmente injusto e até mesmo ilegal. Fico no aguardo. Com os melhores cumprimentos, AC.
Data de ocorrência: 17 de agosto 2021
13 de janeiro 2022
Olá ANDRE COUTRIM,

Confirmamos que recebemos a sua reclamação número 70017422 no dia 2022-01-13 e que mereceu a nossa atenção.

Estamos empenhados em servir o Cliente com a qualidade indispensável pelo que agradecemos que utilize os contactos disponibilizados em https://www.meo.pt/

www.meo.pt/
24 de janeiro 2022
Continuo a aguardar uma resposta efetiva sobre o cancelamento desta cobrança indevida.
2 de fevereiro 2022
Boa tarde ANDRE COUTRIM,

Informamos que a situação reportada encontra-se devidamente encaminhada e em tratamento no processo com o número 3-552920808213, sendo que logo que exista um ponto de situação, será efetuado um contacto pela equipa de apoio ao cliente MEO e prestada resposta através deste meio.

www.meo.pt
Boa tarde ANDRE COUTRIM,

No seguimento da reclamação número 70017422, apresentada no dia 2022-01-13, consideramos que prestamos todos os esclarecimentos necessários na comunicação enviada através de e-mail pelos serviços MEO no presente dia, pelo que reiteramos os mesmos.

Relativamente à possibilidade de anulação da fatura de incumprimento nº A752521121, associada ao serviço nº 1703257134, encontra-se em falta o envio do comprovativo referente ao contrato de trabalho.

Assim, solicitamos que nos remeta o mesmo, o mais brevemente possível, juntamente com os documentos de identificação, de forma a verificar e resolver a situação.

Salientamos que poderá remeter os mesmos através da morada presente no e-mail enviado.

Deste modo, damos a reclamação por resolvida.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, por favor, não hesite em contactar-nos novamente através dos canais oficiais para o efeito, nomeadamente o número 16200 ou na sua área de cliente my MEO.

Prezados senhores,

De momento não tenho hipótese de enviar contrato de trabalho pelo simples facto de ser trabalhador autônomo, sem vínculos empregatícios. Mais uma vez apelo para o bom senso dessa empresa, visto que o meu contrato anterior foi encerrado sem maiores problemas, já fora do período de fidelização. Apenas este novo, que como já foi explicado está gerar esta enorme dor de cabeça.

A verdade é que a MEO me coagiu a encerrar o meu contrato de 2,5 anos e fazer um novo na nova morada. Desta forma fui obrigado a iniciar um novo período de fidelização. E logo após a minha mudança, por motivos já expostos tive que mudar para o Brasil. porque é tão complicado entenderem esta situação? NÃO MORO MAIS EM PORTUGAL.Tenham noção disto, sou cliente idôneo. É uma vergonha o que estão a fazer tentando extrair lucros de quem não teve escolha diante desta pandemia miserável. Paguei tudo em dia. Deem por encerrado façam o favor. Enviei provas de que estou em nova morada.

Não irei pagar nenhum centavo a mais do que já foi pago e rigorosamente EM DIA. O que estão a cobrar é uma vergonha.
3 de fevereiro 2022
Mais uma vez envio o contrato da minha atual morada, Já não é prova suficiente?
3 de fevereiro 2022
Mais uma vez envio o contrato da minha atual morada, assim como a última factura. Já não é prova suficiente?
Aluger fevereiro.
Conta de energia.
7 de fevereiro 2022
Boa tarde. Não está resolvida, pois não me foi comunicado que a cobrança está extinta. Aguardo a confirmação para encerramento da questão. Cumprimentos.
7 de fevereiro 2022
Como foi dito anteriormente, a MEO não se pronunciou sobre a extinção da cobrança. Enviei novos documentos que comprovam minha morada atual fora da cobertura da empresa. Aguardo a confirmação de encerramento da cobrança indevida. Obrigado.
1 de março 2022
Boa tarde ANDRE COUTRIM,

Reiteramos a informação prestada na nossa resposta anterior, sendo que após verificação, e face ao exposto, consideramos os valores a cobrança corretamente emitidos.

De forma a reanalisamos o pedido, deverá apresentar comprovativo de contrato de trabalho, ou de matrícula em estabelecimento de ensino no país de destino, pelo que damos a reclamação por resolvida.

ANDRE  COUTRIM
ANDRE COUTRIM avaliou a marca
7 de fevereiro 2022

Fui um cliente exemplar. Comprei produtos, paguei rigorosamente em dia sempre. Até que um dia mudei de morada e a MEO me obrigou a fazer novo contrato, pois nao era possivel transferir o antigo. Como resultado a fidelização de dois anos recomeçou do zero. Na sequencia, devido à pandemia tive que voltar ao Brasil ficando apenas 3 meses na nova morada. E assim a MEO que sempre recebeu meus pagamentos e me teve como excelente cliente passou a me cobrar uma dívida de quase 700 euros. A lei garante isenção de multa por encerramento de contrato a quem se muda para fora da área de cobertura da prestadora do serviço de internet. Mas nada disso foi suficiente para a MEO que não abre mão de nenhum cêntimo, indiferente à lei e ao momento complicado em que vivemos. Uma lástima que as vidas humanas não signifiquem nada para a MEO.