MEO

MEO - Não aceitaram a troca do equipamento

Americo Pinto da Cunha Lopes
Americo Lopes apresentou a reclamação
7 de agosto 2015

Adquir na loja da MEO (15 de Julho) um telemovel Sangsumg e o cartão SIM por ter perdido o meu outro telemovel. Parti para férias mas as chamadas que fazia eram frequentemente interrompidas tendo que reiniciar o equipamento. No dia imediato à chegada de férias (1 de Gosto) logo pela manhã diriji-me à loja e informei o que se passava. Verificaram o cartão e equipamento e disseram que não havia nenhuma anomalia apesar de os ter alertado que o que acontecia era esporádico. Dia 5 de Agosto o telephone avariou de vez, não reconhecia o cartão SIM. Na posse da factura, da caixa com os acessórios completes, livros de instruções e tudo o que fazia parte do telephone diriji-me à loja para resolver o problema solicitana troca do equipamento. Verificaram o equipamento e informaram-me que faltavam dois pinos dos contactos do telephone ao cartão SIM. Desconhecia o assunto e informei-os que tinham sido eles que colocaram o cartão quando adquiri o telemóvel. Não quiseram trocar o equipamento apesar de os alertar que tinha sido adquirido em 15 de Julho, que o aspecto do equipamento era o normal de um uso de 20 dias ( alguns riscos na tampa traseira e alguma sujidade do uso, como mais parte é confirmado por escrito na loja da MEO de Sintra onde hoje procedi à entrega para reparação de acordo com as indicações da MEO. Reclamei no livro de reclamações, para a provedora da MEO, que me resopondeu do seguinte modo:

" Exmo. Sr. Américo Lopes,

No seguimento da exposição que apresentou junto da Provedoria do Cliente PT, e após análise da situação que nos identificou, reiteramos as informações prestadas no nosso contacto telefónico de hoje, reforçando que:

1. Informamos que a troca imediata por outro equipamento, da mesma marca e modelo (DOA), só é possível quando é detetada uma avaria no prazo de 30 dias após a venda. Após este prazo, o equipamento é enviado para reparação ao abrigo da garantia;

2. Para permitir a troca imediata, o conjunto deve estar completo, em excelente estado de conservação e conter: caixa, manual de instruções, certificado de garantia, terminal e acessórios. O certificado de garantia deve estar corretamente preenchido, com o IMEI e o MSN (N.º de Série) do equipamento, correspondentes aos mencionados na caixa;

3. Se o equipamento não se apresentar nestas condições, não poderemos aceitar o DOA. Sempre que possível, trocamos por um modelo igual ao adquirido. As substituições por equipamentos de marcas ou modelos diferentes não são admitidas;

4. Face ao exposto, e uma vez que o equipamento não reúne as condições mencionadas anteriormente, não nos é possível proceder em conformidade com o seu pedido.

Ficamos, como sempre, à sua disposição.

Atentamente,
A Provedoria do Cliente da PT"

À qual respondi igualmente da seguinte maneira :

" Exma Senhora

Após a análise da sua informação permita-me o esclarecimento:

Sobre o ponto 1 da sua informação, importa referir que o equipamento foi adquirido em 15 de Julho e a 1 de Agosto queixei-me do seu mau funcionamento na loja, não ligaram e disseram-me que estava tudo bem. Foi adquirido à menos de trinta dias, fez hoje 22 dias.

No que refere ao ponto 2, quando hoje me dirigi à loja era portador da caixa original, manual de instruções, certificado de garantia (recibo de compra) e todos os acessórios alguns ainda dentro da embalgem de plástico fechados. Quanto ao uso, (estado de conservação) foi o normal face ás chamadas que realizei em cerca de 20 dias. Tenho 67 anos e apesar de ser Militar e Comando estou reformado, e a tarefa mais arriscada que actualmente tenho é cuidar das minhas netas quando estão junto a mim (desculpe-me a ironia, mas é só para esclarecer que o telemóvel teve o uso de uma pessoa normal…).

Sendo assim, continuo a julgar que a MEO errou.

Mais informo que ao fim da tarde e após ter conversado com a Senhora, voltei à loja para entregar o telemóvel a fim de ser reparado, não me o aceitaram e mandaram-me para a loja de Sintra por não terem serviços técnicos!

Como vê, não posso estar muito satisfeito com a MEO “ vender é facil mas conservar os clientes parece ser mais dificil”.

Com os meus agradecimentos pela forma rápida com que me respondeu.

Cordialmente.

Américo Pinto da Cunha Lopes"

Hoje completei a informação à Senhora Provedora do seguinte modo:

"Exma Senhora.

No seguimento da minha resposta ao e-mail de Vossa Excelencia, hoje diriji-me à loja da Sintra e o comentário da colaboradora foi: “este telefone foi comprador à menos de trinta dias porque não o foi trocar?” contei o romance e…. lá ficou a reparar.
À minha pergunta sobre o estado do telefone o que me respondeu está no documento de recepção : “ alguns riscos na tampa traseira, sem 2 pinos de leitura do cartão, com sugidade e riscos normais”. Como já tinha anteriormente referido o equipamento apresentava o uso de uma pessoa normal durante 20 dias!!!
Sobre os pinos de leitura em falta, devem ser a causa da avaria e suponho estejam dentro do equipamento. Acrescento-lhe quem colocou o cartão SIM foi a loja quando me deram o novo cartão.
Consequencias de tudo isto, perda de duas manhãs, sem o meu telemóvel durante xx dias podendo ser até 30, má imagem da MEO…

Meus cumprimentos.

Américo Pinto da Cunha Lopes

TEEMOVEL GALAXY TREND " LITE 3G PRE MEO nº de série 359890060800076 código 1700206175.
A loja de Sintra no aspecto descreveu: equip com alguns riscos na tampa traseira, sem 2 pinos de leitura de cartão SIM, com sujidade e riscos normais.

Data de ocorrência: 7 de agosto 2015
MEO
27 de agosto 2015
Boa tarde Américo Lopes,

Lamentamos a demora e a sua insatisfação. Constatamos lhe foi enviada carta em resposta ao exposto. Estamos à disposição para o ajudar com quaisquer outras questões.

Até breve,
Jorge Brito