MEO Marca Recomendada
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - "Oferta Promocional"2 GBs de Net

Monica Oliveira apresentou a reclamação
11 de agosto 2017

Os meus pais são clientes de longa data da MEO, mas fruto das diversas situações desagradáveis que foram decorrendo ao longo do tempo, delegaram em mim todos os contactos com a MEO, por considerarem que muitos dos acordos/contratos efectuados no passado foram apenas benéficos para uma das partes, a MEO. Escusado será explicar o que significa contrato, acordo...

Como tal, sou eu que sou contactada e recebo as facturas que percorro com um olho cirúrgico para ver se está tudo nos conformes.

Depois de um relacionamento próximo com a MEO nos últimos dois meses, decidi registar o nível de intimidade que já mantemos quando a MEO decide fazer ofertas aos meus pais, e também decide, unilateralmente ,que se eles não quiserem a oferta que informem.

A SMS recebida por mim foi a seguinte:

"A sua preferência merece ser premiada! Por isso atribuimos 2GB adicionais de internet GRÁTIS ao seu telemóvel, para usar ate 31-08. Apos esta data, pode manter os 2 GB extra com desconto garantido de 60p/cento (apenas 3,98 Eur/mês por todos os cartoes do seu pacote MEO) durante 24 meses, Aproveite esta oferta sem fidelizaçao e exclusiva para actuais cliente. Se preferir não beneficiar destas vantagens, ligue grátis 800200023. Obrigado!"

Eu podia dizer tudo o que me vai na alma neste momento, até porque nos últimos meses reclamar e obter informações por parte da MEO tem sido uma constante mas vou tentar não o fazer apesar do esforço titânico que terei de fazer.

Sobre a SMS acima dizer apenas que este tipo de trato com os clientes é imoral, ilegal, abusivo, desonesto!

Ainda o mês passado foram aplicadas medidas correctivas a diversas operadoras, MEO, incluída porque entendem não levar em conta o legislado e assobiam para o lado.

Desta feita, entendem aplicar a lógica do "quem cala consente".

Pois bem, hoje pelas 13h25 contactei o número indicado e recebi uma mensagem a dizer que a promoção foi desactivada.

Se tivesse ido para o telemóvel dos meus pais era certo e sabido que lhes tinha passado ao lado e em setembro estaria a ser-lhes cobrado um serviço no qual não têm qualquer interesse.

Aproveito para apelar à ANACOM para repensar o seu modo de corrigir a conduta da MEO, dado que num periodo de menos de dois meses ja registei quatro episódios que nem sei bem como qualificar.

Ora vejamos:

Take 1
Em julho recebi duas sms de dois serviços subscritos mulheres picantes e beijos sensuais que... não foram subscritos, reclamei aqui e na área de cliente da MEO.

A situação foi resolvida? Foi. Mas há necessidade disto?

A ANACOM refere sobre este assunto que "O acesso aos serviços barrados por defeito só pode ser ativado, genérica ou seletivamente, após pedido escrito efetuado pelos respetivos assinantes ou através de outro suporte durável à sua disposição" (In https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=325735 ponto 2)."

Escusado será dizer que não fiz nenhum pedido e que não havia necessidade de o cliente ter que andar neste roulement.

Take 2
Depois recebo um oficio (que também será aqui registado com mais detalhe) informando que por determinação da ANACOM como a MEO não procedeu em conformidade com a LCE é possível rescindir contrato até 25 de Agosto (oficio datado de 31/07 e recebido a 7/08 - silly season...).

No ofício estipulavam data para rescisão e informavam que "podiam ser cobradas contrapartidas". Foi "uma no cravo outra na ferradura".

Caso para dizer, escrevem escrevem mas não informam nada. Sinceramente, salvo melhor opinião, não me pareceu sequer que fosse essa a intenção.

Anda a ANACOM a pedido da DECO a corrigir a MEO quando a MEO não quer ser corrigida... assim é uma carga de trabalhos!

Take 3
Ainda entre Junho e Julho em data que não consigo precisar, recebi uma chamada a propor que se efectuasse um upgrade ao serviço contratado. Infelizmente já habituada a estas andanças perguntei qual era o catch. Disseram-me que apenas tinha que estender a fidelização por mais um ano. Neguei a oferta e expliquei as razoes e depois de muita insistência do outro lado desliguei o telefone. Palavras da minha mãe "Que paciência tens tu".

Take 4
E a 9 de Agosto recebo esta promoção por sms.

Ora vejam bem a azáfama e o constante contacto que em nenhuma situação beneficiou o cliente.

Curiosamente não consigo citar nos últimos seis meses um contacto em que se tenha acordado alguma coisa com a MEO com a tranquilidade que se deveria ter. Fico sempre à espera da surpresa.

Agora percebo o slogan:
O comando é meu.

De facto a MEO tem o comando, vai tendo uns solavancos (DECO e ANACOM) na sua caminhada mas a verdade é que continua no comando e a fazer as coisas à sua maneira.

O que pretendo eu com esta reclamação?

Simples.

Primeiro tornar pública este processo kafkiano de que os meus pais têm sido alvo andando eu de charneira, também.

Receber um pedido de desculpas da MEO por escrito, porque temos de ter direitos iguais. Se cada vez que quero fazer uma rescisão ou fazer um pedido à MEO que não seja comprar-lhes mais qualquer coisa, pedem que seja por escrito. Acho legítimo pedir o mesmo. Até porque aprendi da pior maneira que palavras ditas leva-as o vento, as escritas porém...

Caso entenda não pedir desculpa por todas estas situações, que clarifique porque é que sabendo que tem agido de forma contrária ao legalmente instituído porque razão insiste em continuar neste caminho.

Por razoes que me parecem óbvias os meus pais são presentemente clientes MEO, mas garantidamente que vão deixar de ser assim que lhes for garantido que não existe qualquer encargo inerente à rescisão. Portanto, também, aguardo que a MEO objectivamente responda a esta questão:
A partir de que data a minha mãe pode deixar de ser vossa cliente e como deve proceder para garantir que não há custos inerentes à rescisão?

Termino agradecendo a atenção dispensada e lamentando a vasta exposição mas não consegui ser mais sintética.

Data de ocorrência: 11 de agosto 2017
15 de agosto 2017
Boa tarde Monica Oliveira.

Relativamente à campanha mencionada esclarecemos que o MEO decidiu premiar alguns utilizadores pela sua preferência com a oferta de plafond adicional de 2GB gratuitos até 31/08, disponibilizando a opção de recusar a oferta, contactado a linha gratuita 800200023. Compreendemos a sua insatisfação acerca deste assunto e registamos o seu comentário acerca deste tema para que seja tido em consideração em ações futuras.
Remetemos internamente as suas questões para que sejam verificadas, processo registado com o nº 3-225369448136, será contactada em resposta ao mesmo com a maior brevidade possível.

Até breve,
Maria Santos
22 de agosto 2017
Depois de me dirigir à V. loja e ter percebido que não tinham contrapartidas a cobrar entendi aconselhar os meus pais a finalmente deixarem de ser clientes da MEO. Ontem, foi solicitado o cancelamento dos serviços.

Estive meia hora com os V. serviços para efectuar a respectiva rescisão do contrato, dos quais talvez 5 tenham servido para esse efeito. Os restantes serviriam para tentar reter o cliente, propondo um upgrade aos serviços por 64 euros (quando pagava 90 euros) se se fidelizassem por mais 24 meses....ou justificando acções da MEO que são ilegais e até imorais, etc. Sim porque a imoralidade também se coloca ao nível dos negócios.

A MEO continua a justificar o injustificável. parece um ciclo vicioso que começa nas acções duvidosas da MEO e termina com a a ANACOM a "dar um murro na mesa" que, muitas vezes, peca por tardio e não parece ser com força suficiente.

É difícil não me alongar nestas questões que para mim são de principio, mas adiante, agradeço a v. resposta mas considero a questão resolvida com a rescisão de contrato.

PS - Agradece-se a contraproposta, mas foi possível contratar os mesmo serviços (Net, Voz, TV e Tlm) por um valor mais baixo e com 12 meses de fidelização numa operadora que nunca ouviu falar dos meus pais...
Monica Oliveira avaliou a marca
22 de agosto 2017

A forma de resolver esta reclamação foi ter a oportunidade de ter rescindido contrato sem qualquer encargo dado que a ANACOM determinou que esse era o caminho para compensar os clientes pela inconformidade dos procedimentos que diziam respeito a alterações de contrato.