MEO
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Pagamento de serviços alegadamente subscritos

Patrícia Fernandes apresentou a reclamação
30 de novembro 2020
Em julho após términos do contrato de fidelização com a NOS assinei contrato com a MEO devido ao serviço de fibra e que o anterior operador não tinha disponível na minha área de residência. O operador ofereceu-me alguns serviços gratuitos, durante um período de 3 meses, como prémio de adesão à MEO, entre os quais o pacote “MEO Filmes e Séries”.
No decorrer do primeiro mês após a adesão aos serviços da MEO, subscrevi, directamente na MEO box, dois pacotes de canais premium (ver anexo) que se encontravam em promoção e gratuitos durante um período limitado de tempo, penso que um mês, de acordo com a informação bem visível na página de apresentação dos mesmos serviços.
Qual o meu espanto, quando recebi a fatura de outubro (a quarta fatura desde a adesão) verifiquei que a MEO me estava a cobrar o pacote “MEO Filmes e Séries” e ainda os dois pacotes premium, que supostamente teria subscrito de forma gratuita e por um período limitado de tempo, após o qual o serviço seria automaticamente cancelado.
Contactei os serviços da MEO, primeiro através da área de cliente e posteriormente através do nº 16200 a reclamar da cobrança indevida de serviços não contractualizados formalmente com a operadora, nomeadamente dos pacotes “MEO Filmes e Séries” e dos dois canais premium. A resposta da operadora, tanto na área do cliente como no número de assistência telefónica, foi de que ao subscrever a promoção estava automaticamente a subscrever os serviços pagos após o final do período promocional. Informaram-me ainda de que se tivesse entrado na página promocional das ofertas através da seleção do botão “Saber mais”, (letras pequenas) teria sido informado de que os canais passariam a ter custos findo o período promocional.
Posto isto, venho reclamar de que fui vítima de fraude pela operadora que, de uma forma sub-reptícia e com total falta de transparência, induziu-me a subscrever um serviço pago (um deles com fidelização de 6 meses) e que apenas subscrevi por curiosidade e sobretudo por ser uma oferta gratuita.
Venho reclamar dos valores pagos indevidamente por estes serviços alegadamente subscritos e que já se encontram cancelados, a meu pedido, desde o momento em que tomei conhecimento desta situação. Valores pagos indevidamente até à data (Fat setembro €6.394, Fat outubro €23,980, Fat novembro €21,050).
Aproveito ainda para referir que a MEO está a prestar um péssimo serviço ao cliente ao enganar os mesmos através de artimanhas comerciais que induzem à subscrição de serviços anunciados, aparentemente inofensivos e sem compromisso, mas que na realidade apenas servem como engodo para uma fidelização unilateral por parte do operador.
Data de ocorrência: 30 de novembro 2020
MEO
30 de novembro 2020
Boa tarde.

Estamos a verificar a situação reportada, registada com o nº3-458772340635. Será contactada acerca da resolução deste assunto logo que possível.

Obrigado.
3 de janeiro 2021
Claro, era óbvio que a MEO iria responder que toda a interação resultante na activação dos serviços foi feita na própria box, por mim, e que, para eles, é suficiente para evidenciarem que a opção foi minha. Contudo, não dizem que a forma de activação dos serviços promocionais é feita de forma subreptícia enganando facilmente qualquer cliente menos atento aos pormenores, como foi o meu caso, que fiquei de imediato entusiasmado com a possibilidade de usufruir de um serviço prémium gratuitamente e por tempo limitado (assim pensei no imediato!!). É precisamente este tipo de reacção que a MEO pretende incutir em qualquer cliente distraído para de forma "lícita" (de acordo com os padrões de actuação deles) contratualizar/prender de forma unilateral os clientes aos contratos. Quando descobri que estava a pagar serviços que não contratualizei de forma consciente, desactivei tudo na box e através da linha de apoio, mas claro, estou a pagar mensalmente os serviços que a MEO me impingiu. Ou seja, estou a pagar mas não estou a usufruir, como a MEO facilmente pode evidenciar. Enfim, apenas não resolvem por simples teimosia, porque sabem que não estou a usar os serviços...ah! e porque faturam!! Quero ainda referir que tive um problema semelhante com o meu antigo operador, NOS, mas que a bem do cliente, a situação foi facilmente resolvida. Perguntam, então porque mudei? Infelizmente a NOS não tinha fibra na minha rua, caso contrário nunca tomaria a opção de mudar.
Patrícia Fernandes avaliou a marca
10 de janeiro 2021

Não recomendo a MEO a ninguém! Fiquei completamente insatisfeito com a arrogância e prepotência demonstrada pela marca durante o processo de tentativa de resolução do problema.