MEO Marca Recomendada
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Portabilidade e desaparecimento de Saldo

SD apresentou a reclamação
6 de junho 2017

Estou extremamente desapontada com o serviço de gestão da portabilidade de serviço móvel da meo. Ontem deu-se a portabilidade do meu serviço móvel da meo para a vodafone. Havia sido avisada que tal ia acontecer na passada sexta, contudo, deram-me pouca informação de como tudo se iria processar, tentaram apenas vender-me serviços para que não saísse da empresa.
Ora, portabilidade feita, questionei a vodafone para onde foi parar o saldo que tinha em cartão no serviço meo, a vodafone disse que esse tema deveria ser tratado com a meo. Liguei para o apoio ao cliente meo, contudo, disseram me que esse valor estava desaparecido. Pois bem, ultimamente há muitos valores a desaparecer sem que ninguem se aperceba disso, por acaso foram 7€, mas podiam ter sido 100€, que teriam desaparecido sem que eu fosse informada que não seriam creditado nas próximas facturas ou que os devia transferir para outrem antes de os perder (esta informação podia ter sido dada pelo serviço de portabilidade, invés de me ter apenas tentado vender serviços aleatórios para me manterem como cliente).
Fiz reclamação do sucedido e esta manha (06/06/2017), recebo uma chamada a informar que o valor está efectivamente perdido, uma vez que só poderia ser transferido para serviços que mantivesse com a meo com o mesmo contribuinte. Tendo eu pedido portabilidade, parece-me lógico que não fiquei com nenhum serviço na meo. Contudo, tenho amigo e familiares a que poderia interessar a transferência desse valor, contudo, como o serviço não está sob o mesmo contribuinte não posso faze-lo.
A minha questão é: eu posso pagar um serviço com o meu contribuinte, contudo, quero dar esse serviço a alguém, não percebo porque não posso.
No fundo, paguei um serviço que não usufrui, nem posso transferir para que alguém o usufrua.
No meu caso o valor foi algo reduzido, mas podia ter sido elevado, uma vez que a meo pressupõe que os clientes sejam adivinhos que o valor vai desaparecer. Efectivamente, o valor "desaparece", mas apenas para o cliente como é óbvio.
Pela falta de esclarecimentos e vontade de resolver esta situação, exponho esta reclamação, pois comigo foi um valor reduzido, mas com outro cliente pode ser elevado.

Data de ocorrência: 6 de junho 2017
8 de junho 2017
Boa tarde Sara Diogo.

Registamos a sua insatisfação, contudo, reiteramos a informação prestada anteriormente acerca deste tema. A possibilidade de transferência de saldo apenas estava disponível através do serviço Karga, de acordo com as condições do mesmo, enquanto o cartão esteve ativo no MEO. Quando a portabilidade para outro operador é concluída o saldo remanescente no cartão é perdido, não sendo reembolsável. Face ao exposto não nos é possível aceder ao seu pedido.

Até breve,
Maria Santos
9 de junho 2017

Sugiro que revejam a vossa política, uma vez que é uma vergonha este procedimento. O serviço que liga a informar que será dada a portabilidade podia muito bem informar que o valor em saldo será perdido caso não se siga determinado procedimento, em vez de tentarem apenas vender serviços que não nos interessam para nos manterem como clientes.

Tal como disse, por acaso foi um valor residual, contudo podiam ter sido 100 € que desapareceriam do meu saldo, directamente para a vossa conta sem me ser permito usufruir de nenhum serviço que paguei previamente. Se soubesse tinha era deixado saldo negativo, assim provavelmente as regras seriam outras e teria de efetuar o pagamento do valor em dívida. Enfim.

Só mais um esquema ridículo e injusto para sacar dinheiro ao cliente, porque o valor não desapareceu, bastava que o transferissem para outrem.

Em Portugal já estamos habituados a levar com faltas de respeito constantes por parte das empresas de telecomunicações. Este caso seguiu enquanto denuncia para a Anacom, uma vez que não se pode dar como certo que um cliente tenha conhecimento que vai ser "roubado", se não foi informado disso.
9 de junho 2017

Não sei o que é maior vergonha, se o que fizeram ou esta resposta, reiterando o que já haviam dito. Tudo isto teria sido evitável caso na chamada, efetuada pelos vossos serviços, que me fizeram a informar que se iria dar a portabilidade me tivessem informado devidamente acerca da questão do saldo, ao invés de me tentarem vender serviços que nenhum interesse tinham para mim, apenas com o objetivo simples de me manter como cliente. No fundo, teria sido fácil avisar que o saldo iria desaparecer para segredo dos deuses, ou melhor dizendo, para a vossa conta, sem me ser dado nenhum tipo de serviço em troca. O que aqui se passa é vergonho, chega a assemelhar-se a roubo.

Mais é ridículo assumirem que o cliente deve ter informação sobre isto, quando nada lhe é dito sobre. Tudo teria sido evitável caso tivesse sido informada que o saldo iria “desaparecer” e qual o mecanismo que deveria adotar para tal não acontecer, o que é facto é que de nada fui informada!

É absolutamente ridículo, pois, tal como havia dito, no meu caso foi um valor residual, mas se fosse um valor muito superior também teria desaparecido. O conceito de desaparecer chega a ter piada. Provavelmente se tivesse ficado com saldo negativo, aí já teria de regularizar a situação quando se desse a portabilidade, mas como quem ficou a perder fui eu, a meo não está minimamente interessada no assunto.

Ora bem, aproveito também para informar que este caso já foi denunciado à anacom.

Continuo a reiterar o meu pedido de solução e sugiro que revejam os vossos procedimentos para que estas situações no futuro, não voltem a acontecer. As empresas de telecomunicações em Portugal cada vez demonstram menos respeito pelos clientes.
13 de janeiro 2021
Exmo.(a) Sr.(a),