MEO
MEO Marca Recomendada
85.4
Altice Portugal
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Proposta de serviços, rescisão, velocidade da internet e faturação

Fábio Teixeira apresentou a reclamação
10 de setembro 2019 (editada a 11 de setembro 2019)
Exmo.(s) senhor(es),

Venho por este meio expor a situação e fazer a seguinte reclamação:

Sou cliente da MEO desde o dia 3 de agosto de 2019, portanto, pouco mais de um mês. Embora a ligação contratual seja de pouca duração já fiz mais reclamações à MEO neste mês do que em vários anos de serviços contratados com outra operadora. Acontece que:
1. Propostas de Serviços: quando travei os primeiros contactos com a MEO solicitei a melhor proposta que tinham disponível para um valor máximo que tinha fixado. Acreditei seriamente que a transparência e seriedade da operadora iria fazer com que efetivamente me dessem a melhor proposta, afinal, não creio que faça sentido haver num mesmo momento temporal, para o mesmo preço vários serviços ou para o mesmo serviço vários preços. Foi-me dado uma tarifário 30/100mb a 29,99€. Verifiquei que uma concorrente estaria para o mesmo preço com um serviço de 100/100mb – tudo igual, era fibra, ambas alegavam a melhor qualidade, etc… - contactei a MEO no sentido de desmarcar a instalação e, naturalmente, justifiquei-me. Anunciam-me uma, e passo a citar, “campanha interna” com 100/100mb. Aceitei. Em conversas com outros clientes descubro que no dia em que liguei pela primeira vez esta “campanha interna” já existia. Portanto, não me foi dada a melhor proposta na altura, o que para mim é incompreensível, não creio haver clientes de 1ª e 2ª, por isso, não entendo porque é que antes eu tinha uma proposta pior. Posteriormente, e uns dias após ter instalado o serviço da MEO apresentaram uma proposta a um familiar meu completamente superior. Liguei à MEO no dia 16 de Agosto a explicar a situação. Tinha o contrato à frente e disse velocidade, canais, caraterísticas do serviço e preço. Deram-me uma proposta com a mesma velocidade, canais e caracteristicas por mais 7 euros. A qual recusei simplesmente porque havia apenas uma diferença de cerca de 10 dias entre a minha adesão, 3 de Agosto, e a do meu familiar, 13 de Agosto. Disseram-me que a campanha tinha acabado. No dia 2 de setembro estive na Loja MEO e disseram-me que essa proposta apenas terminou no dia 31 de Agosto. Portanto, uma vez mais não me é dada a melhor proposta. Acrescento ainda que solicitei informação de um tarifário com um telemóvel. Apresentaram-me uma proposta de mais 20 euros face à proposta que apresentaram ao meu familiar, com exatamente as mesmas características e mesmo depois de eu ter lido as condições da proposta (porque ele tinha a proposta em papel) continuam a dizer que não é possível.
2. Rescisão do contrato: com toda esta desinformação e falta de transparência solicitei no dia 16 de Agosto, por chamada, a rescisão contratual, tendo apenas passado 13 dias desde o dia da instalação. Foi-me negada a rescisão sob o período dos 14 dias alegando que estava na lei que não podia, que o período de 14 dias não era tido em conta no meu caso. Pelos vistos, podia e devia tê-lo feito.
3. Velocidade: instalaram-me o serviço em casa no dia 3 de agosto, demoraria 24 horas para que a capsula de 100mb fosse ativada. Esperei mais do que isso, e não tinha essa velocidade. Contacto a MEO no dia 5 de agosto que se prontificou a ativar a cápsula. Nada resultou. Ligam-me dois dias depois, dia 7 de agosto a dizer que a cápsula foi finalmente ativada e encontra-se a 100%. Quer isto dizer que com total certeza eu receberia no router 100mb, dado que é fibra e eles garantem 100mb por cabo. Acontece que:
a. Eu ainda hoje, dia 10-09-2019, recebo menos de 100mb no router com o teste de velocidade com cabo, liguei várias vezes para o apoio técnico, sem sucesso no que toca à resolução deste problema.
b. No teste por wireless, com o computador ou smartphone encostado ao router, eu recebo, normalmente, entre 15 a 25mb de velocidade de download. Na primeira chamada dizem que é normal receber entre 30mb a 70mb. Numa outra dizem que é normal receber entre 30mb a 50mb. Em conversações com um comercial da MEO na loja e em chamada feita no dia 5 de setembro disseram que efetivamente uma perda de velocidade de download na ordem dos 75% não seria normal dado que estaria ao lado do router. Inclusivamente, fiz o teste com o mesmo computador e mesmo telemóvel em dois routers de outras pessoas, um da MEO (serviço fibra) e outro da concorrência (que não era fibra). A velocidade contratada/velocidade recebida por wireless no vosso router 500/480 e no de concorrente 120/99, portanto, perdas que não chegam a 10%.
Já fiz inumeros telefonemas relativo a este tema, onde num deles, no dia 26 de Setembro, atendem-me e em menos de 10 segundos de conversa, enquanto explico o problema, interrompem-me e pedem para esperar em linha onde passaram cerca de 40 minutos e continuei pendurado em linha, acabando por desligar. Não é normal nem é razoável eu perder tanta velocidade por wireless tal como não é normal não receber 100mb no router. Não estão sequer a ser sinceros para comigo enquanto vosso cliente, eu já tive outra operadora e não perdia tanto sinal, tive mais e menos velocidade contratada e nunca perdi tanto sinal, fiz testes num router vosso e de outra operadora eles também não perdem tanto sinal, não podem dizer que receber 20 ou 25mb ao lado do router é normal. Na última chamada tida com a MEO, no dia 5 de setembro, o departamento de retenção disse que iriam proceder a um acerto na faturação no período em que não tive o serviço contratado, portanto, desde o dia 3 de Agosto até à data - 1 mês e 7 dias.
4. Faturação: quando contratei os serviços da MEO disse que tinha sido recomendado por uma pessoa e dei os dados dessa pessoa para a obtenção de um bónus de 30 euros pela campanha “MEO get MEO”, tendo, alegadamente, sido carregada essa informação no vosso sistema. Recebo a primeira fatura com o valor todo a pagar. Ligo para a MEO onde dizem que não têm essa informação carregada e deram-me um outro contacto para ligar. Quando liguei foi-me dito que tinham os dados lá inseridos (inclusivamente confirmaram-me o nome e contacto telefónio da pessoa que referi) e que seria debitado na 2ª fatura, portanto, de setembro. Recebo a fatura de setembro com o valor total a pagar.

Resumindo, não me parece haver vontade ou interesse em reter clientes, informam mal os clientes e de situações que são graves nomeadamente a possibilidade de rescindir dentro dos 14 dias (!!!), tenho um serviço contratado de 100/100mb quando na verdade no router não me chegam os 100mb, por isso, ando a pagar um serviço que não tenho e um serviço cuja qualidade está muito aquém daquilo que vocês defendem dado que o vosso router tem um perda anormal de velocidade wireless. A campanha MEO get MEO ou está mal explicada ou os vossos procedimentos devem ser revistos, não percebo quando tenho o bónus de 30 euros.

Aguardo uma resposta e decisão relativamente a toda esta situação o mais breve possível. Espero, honestamente, que resolvam este problema como empresa grande que dizem ser e com a qualidade e seriedade que dizem ter. Leiam bem este problemas e apresentem-me uma solução decente e digna.

Data de ocorrência: 10 de setembro 2019
MEO
11 de setembro 2019
Boa tarde.

Obrigado.
12 de setembro 2019

Já contactei a MEO para registar a minha insatisfação por via de uma reclamação no passado mês. Dado que a deram como resolvida e até fui contactado pelo apoio técnico e o problema se manteve, optei por colocar a queixa aqui neste portal. Como neste portal me mandam contactar novamente a MEO só me questiono do porquê de terem registado a minha insatisfação mas depois para que a situação reportada possa ser verificada eu tenho de a expor, novamente, através dos vossos canais oficiais. No entanto, segui o vosso conselho e fiz a queixa no "Livro de Reclamações online" e na Provedoria.

Obrigado.