Escolha do Consumidor
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Quebra de condições contratuais e publicidade enganosa

Raúl Santos apresentou a reclamação

O meu cartão de telemóvel da TMN/Meo tem o tarifário "Moche sem mensalidade", cujas condições contratuais me dão 15 (quinze) dias de comunicações por cada 7,5¤ (sete Euros e cinquenta cêntimos) de carregamento. Notar que esta é a versão "sem mensalidade" do tarifário, dado que as condições são ligeiramente diferentes, nomeadamente o facto de não haver obrigatoriedade de carregamentos periódicos no meu tarifário.

No passado dia 25 de Outubro de 2013, às 20:39, efectuei um carregamento de 15 Euros, o qual, segundo as condições do meu tarifário, me daria direito a 30 (trinta) dias de comunicações.

No entanto, no dia 24 de Novembro de 2013, por volta da meia-noite, ou seja, na noite de dia 23 para dia 24, o cartão foi-me bloqueado. Tendo em conta que um dia tem 24 horas e que eu teria direito a 30 dias de comunicações, o meu cartão apenas deveria ter sido bloqueado às 20h38 de dia 24 de Novembro. Por outras palavras, a TMN impediu-me de usufruir de quase 21 horas de comunicações pelas quais paguei.

Após uma reclamação ao conselho de administração da PT, telefonaram-me e informaram-me que não consideram haver qualquer incumprimento por parte da TMN/Meo, dado que "a contabilização é feita ao dia e não ao minuto".

Ainda nesse telefonema, perguntei o que acontecia se eu efectuasse um carregamento às 23h59, tendo um tarifário hipotético em tudo idêntico ao meu tarifário actual, mas que permitisse carregamentos de apenas 1¤ e que por cada 1¤ me fosse creditado apenas um dia. A resposta, que pedi para me repetirem várias vezes e de várias formas para não haver equívoco, foi que o meu cartão seria bloqueado às 24h. Ou seja, um minuto após eu efectuar o carregamento. Por outras palavras, o "dia" a que eu teria direito ficaria reduzido a um minuto.

Nada disto é explícito nas condições do tarifário, as quais eu anexo, portanto das duas uma: ou a publicidade do meu tarifário é enganosa, ou a TMN/Meo não respeita as suas próprias condições contratuais.

26 mar 2014

Boa tarde Raúl Santos.

Estamos a verificar a situação que descreve a respeito do tarifário do seu cartão, contactaremos com a maior brevidade possível.

Até breve,
Maria Santos

27 mar 2014
Raúl Santos adicionou uma resposta

Por uma questão de transparência, venho referir que recebi agora uma chamada da Meo a reiterar o que já me foi dito várias vezes por várias pessoas: para a Meo, os dias não têm 24 horas mas sim o que mais lhes convém.

Gostava que a PT me tivesse respondido aqui também mas como não o fez, fica aqui o meu relato.

Vamos ver o que dizem sobre o assunto a ANACOM, A Direcção Geral do Consumidor e a ASAE, das quais estou à espera de resposta. Se preciso for, esperamos também pelo que diz o tribunal.

27 mar 2014

Boa tarde Raúl Santos,

Verificamos que foi contactado pelos nossos serviços no seguimento do exposto.
Estaremos ao dispor para futuras questões.

Até breve,
Maria Santos

16 abr 2014
Raúl Santos adicionou uma resposta

Sim, fui contactado novamente por um representante do Conselho de Administração da PT, que me deu exactamente a mesma resposta que todas as anteriores pessoas me deram: os dias na PT não têm 24 horas mas sim o número de horas que mais lhes convém.

A PT parece não querer dar o braço a torcer de modo algum e insiste num argumento ridículo. Infelizmente não há muita gente a dar por isto, caso contrário teriam muito mais queixas e acredito que a resposta fosse outra. Assim, como sou só um, sou tratado como lixo que não interessa.

27 ago 2020
A reclamação foi considerada "Sem Resolução" por falta de atividade
13 jan 2021

Exmo.(a) Sr.(a),

Agradecemos a sua comunicação e no seguimento da mesma, consideramos que a situação já se encontra resolvida . Não hesite em contactar-nos através dos canais oficiais de suporte indicados em https://www.meo.pt/contactos .

Lamentamos desde já todo o tempo decorrido e informamos que continuamos empenhados em servir o Cliente com a qualidade indispensável.

MEO

13 jan 2021
MEO alterou o estado para Resolvida
31 jul 2021
Raúl Santos adicionou uma resposta

Já passaram uns anos mas a situação nunca foi resolvida. A Meo nunca aceitou que a cobrança estava a ser feita indevidamente. Publicidade enganosa e desonestidade.

31 jul 2021
Raúl Santos avaliou a marca

A Meo sempre teve políticas de atendimento ao cliente com o objectivo de dificultar o acesso a quem pode resolver problemas mais complicados, como foi o meu caso. Um cliente depara-se com uma barreira intransponível e por muita razão que possa ter, vai sempre perder porque não consegue chegar além dos funcionários do centro de atendimento telefónico, os quais, por muito que queiram ajudar, nada podem fazer.