MEO Marca Recomendada
85.6
Altice Portugal
  • Rua Andrade Corvo, 6

MEO - Reclamações contratuais e da ausência de contacto por email;

Ricardo Melo apresentou a reclamação
18 de fevereiro 2021

Pela impossibilidade de entrar em contacto convosco (por telefone são 30 minutos à espera, e a MEO a facturar ao minutos as chamadas que os clientes lhe fazem;
Reclamo por cinco assuntos:
1. A mais importante reclamação: a sobrefacturação incorrecta (facturam o serviço MEO TOTAL e não o fibra M3-200) logo na 1ª factura que que me emitem, a factura FT A/736699625;
3. A impossibilidade de adicionar o meu contrato na minha área cliente da MEO, sem ter que telefonar para os vossos serviços;
4. Para vos contactar só através de telefone. O chat na área MEO não funciona ou qualquer outro meio escrito;
5. A sobrefacturação é um modo de financiamento incorrecto (e ilegal) com o dinheiro dos clientes;
6. Modo preferencial via email, Ricardo Melo;

1ª RECLAMAÇÃO: sobrefacturação incorrecta (facturam o serviço MEO TOTAL e não o fibra M3-200) logo na 1ª factura que que me emitem, a factura FT A/736699625;
O serviço Meo fibra M3 200 foi instalado no dia 20/01/2021;
a) A vossa 1ª factura de 02/02/2021 está mal emitida, pois está sobre-faturação com um serviço que eu NÃO CONTRATEI, o MEO TOTAL (valor a pagar de 54,11€);
b) O serviço que contratei é o MEO fibra M3-200 com o valor mensal (com os descontos a que tenho direito incluídos) no valor de 36,99€ com IVA incluído. Contratei o débito directo, o qual tem um desconto de factura electrónica de 1€;
c) A factura incorrecta foi também emitida sem os descontos a que se obrigaram, os quais estão bem claros nos documentos enviados por vós por email (areadecliente@meo.pt), designadamente:
1. 20201210 - Pacote MEO - Resumo de adesão FIBRA; (comprovativo recebido das condições contratadas online);
2. 20201210 adesão MEO, Altice FIS-CondicoesContratuais; (comprovativo emitido pela MEO das condições e obrigações contratadas por ambas as partes);
d)A factura foi emitida sem os descontos a que se obrigaram, que discrimino:
1. Oferta da primeira mensalidade do pacote >> OFERTAS BLACK FRIDAY;
2. Desconto de €7 durante 6 meses, não incluído no Preço/mês apresentado (-7€ x 6 meses) >> OFERTAS BLACK
3. Desconto de €1 (a incluir no Preço), mediante fatura eletrónica ativa (-1€) >> RECEBI FATURA ELETRÓNICA VIA EMAIL (sem ser de papel);
4. O valor a pagar durante os 6 primeiros meses será 29,99€ com IVA (sem o 1€ da factura electrónica);
5. Como no dia de instalação me instalaram uma 2ª box, só terei que a pagar (2,99+23% IVA= 3,68 €);
6. Total a pagar nos 6 meses iniciais de 33,67€ com IVA e sem o 1€ da factura electrónica;
Refiro que no dia da instalação, 20/01/2010 não recebi informação por escrito do valor mensal desta 2ª box, e que eu pessoalmente não fui contactado pela operadora para validar a operação, a qual foi tratada exclusivamente pelo instalador, o qual me comunicou que o valor mensal era de 3€ já com IVA, quando o real é de 3,68 €, o que representa +22,7% acima do valor verbal do instalador;

Resumo os serviços que contratualizei e que a MEO contratualizou comigo:
TELEVISÃO;
1. 150 canais, inclui 111 canais TV e canais de rádio;
2. Inclui 1 MEOBox;
3. Como opção aquando da instalação, foi-me instalada uma 2ª box, que o instalador me disse que era 3,00€/mês com IVA incluído, mas que me está a ser faturado a 2,99+23% IVA= 3,68 €;
INTERNET FIXA;
1. Velocidade máxima/anunciada: 200 Mbps | 100 Mbps (Download | Upload);
2. Inclui 1 router WiFi;
TELEFONE FIXO;
1. Redes nacionais: chamadas incluídas. Redes internacionais: 1.000 minutos por mês para 50 destinos, entre as 21h e as 9h;
2. Equipamento telefone fixo não incluído;
Serviços NÃO CONTRATUALIZADOS (tal como MEO TOTAL) como a frase indica, não sou obrigado a pagar;
Pago sim o serviço contratado, o MEO fibra M3-200;
Por este facto é premente emitirem uma nota de crédito com o valor total da fatura FT A/736699625, e que me seja emitido uma nova e desta vez correcta factura, tendo em atenção as condições contratualizados, em que a primeira factura é zero euros;

2ª RECLAMAÇÃO: 2. Ausência total de um canal escrito de comunicação, por email, que permitirá uma comunicação eficaz;
A documentação recebida foi-me enviado pelo vosso email (areadecliente@meo.pt), o qual puseram só de saída – o que é incompreensível nestes tempos de confinamento - pois ao enviar a minha reclamação por email, recebi o aviso de que o email não será lido nem reencaminhado;
Além do mais as relações contratuais são para serem escritas e não resolvidas por telefone (com o cliente a pagar);
Alem de que o cliente que não queira que a usa chamada seja gravada, fica sem alternativa de comunicação escrita, pois a s lojas MEO (como as das outras operadoras) não lidam satisfatoriamente na resolução de casos contractuais, pois apenas tomam nota e não se responsabilizam por nada;
Ir à loja, nesta altura de pandemia, e tendo em atenção as necessidades de confinamento associado à minha idade, + de 60 anos, obrigado, mas tal não é possível;
Agradeço a disponibilização de um endereço de email para comunicação eficiente e atempada;
3ª RECLAMAÇÃO: impossibilidade de adicionar o meu contrato na minha área cliente da MEO, sem ter que telefonar para os vossos serviços;
Aquando da adição do meu contrato e numero cliente, o sistema diz-me que não é possível e que tenho que telefonar para a linha de apoio….
Pois…pois….
4ª RECLAMAÇÃO: Para vos contactar só através de telefone. O chat na área MEO não funciona ou qualquer outro meio escrito;
Isto parece demonstrar falta de interesse em resolver os problemas do cliente, pois não se interessam se o cliente tem tempo para estar ao telefone (sucessivas e repetidas vezes, para resolver situações que continuam sem ser resolvidas, veja-se o nível de reclamações neste e noutros portais);
5ª RECLAMAÇÃO: A sobrefacturação é um modo de financiamento incorrecto (e ilegal) com o dinheiro dos clientes;
Eticamente e moralmente, mas parece que todas as grandes empresas estão nesta onda de abuso de poder;

Aguardo a vossa resposta.
Estimados cumprimentos
Data de ocorrência: 18 de fevereiro 2021
18 de fevereiro 2021
Estimado cliente Ricardo Melo,

Confirmamos que recebemos a sua reclamação número 55682321 no dia 2021-02-18 e que mereceu a nossa atenção.

Desde já agradecemos o seu contacto.
22 de fevereiro 2021
Nenhuma resposta ou contacto até agora;
22 de fevereiro 2021
Paguei agora (22/02/2021) a 1ª fatura do serviço (FT A 736699625), no valor 54,11€, a qual foi emitida incorrectamente quer no serviço contratado (M3-200) e respectivo valor, sem ter em consideração as condições contratuais que a MEO se comprometeu (custo mensalidades, descontos de 7€ + 1€) e oferta da 1ª mensalidade, tal como detalhado na reclamação e se pode validar pelos dois documentos que emitiram;
De acordo com as condições contratuais aguardo o credito dos valores pagos (54,11€);
Aguardo o contato por email (ricardo.e.salgado@gmail.com) com o envio da da 1ª fatura corrigida;
Hoje pude verificar que a minha área de cliente, no MEO.pt continua sem estar activada e sem constar adicionado o contracto. Sff activem-na, pois este é um serviço ao cliente que a MEO deve ativar e parametrizar;
3 de março 2021
Bom dia.

O seu pedido com o nº 3-473200810110 foi tratado e caso pretenda nova análise, deve utilizar os canais oficiais indicados em https://www.meo.pt/contactos.

Obrigado.
8 de março 2021
Não foi RESOLVIDA, simplesmente foi ignorada;

A MEO e outras empresas que tem este procedimento arrogantes, devem escutar e resolver os problemas quando estes são apresentados via reclamações pois este é um canal oficioso e a MEO deve atender todas as reclamações por qualquer canal;

Continua por resolver a falta de um canal de comunicação escrita, como o email;
O contacto via site não está a funcionar, pois rejeita qualquer mensagem, pois indica que há caracteres não autorizados...mas não especifica quais são os caracteres que se pode usar, logo oficiosamente existe este canal, mas de facto não existe pois mão funciona;

É necessário um contacto via email;
Ricardo Melo avaliou a marca
8 de março 2021

Não recomendável, pois a atitude de de "posso quero e mando" continua;